Cozinha do Fim do Mundo
Uma viagem cultural e gastronômica pelos cantos da Terra
Salada de amendoim com molho de folhas de curry
Em uma frigideira torre ½ colher de sopa de cominho com ½ xícara de folhas de curry, adicione 1 colher de chá de mel, pimenta calabresa a gosto, sal a gosto, suco de 1 limão e 3 colheres de sopa de azeite. Despeje essa mistura em cima de 2 xícaras de amendoim torrado e sirva.
Limonada de tomilho e gim
Coloque em uma panela 1 e 1/3 ou 1 e 1/2 de açúcar de acordo com o gosto, 1 xícara de água, 15 galhos de tomilho e deixe no fogo até o açúcar derreter. Junte 4 xícaras de água, 2 xícaras de suco de limão siciliano e 1 xícara de gim. Leve à geladeira e após gelado acrescente gelo em copos baixos com bôca larga e sirva enfeitado com um galho de tomilho.
Rhum curtido em fôlhas de Kaffir
No Rhum? Sim, no Rhum:
1 litro de Rhum branco
Zestes de uma lima Kaffir
1 vagem de baunilha
1/2 colher (café) canela em pó
150 gr açúcar
Misture tudo e deixe marcerar por um mês, e voilá...... enjoy it!!!!
Dica: querem causar uma boa impressão, aquele sabor que seus convidados vão ficar quebrando a cabeça para adivinhar?
Tente usar as zestes (raspas) de Kaffir emulcionadas com óleo de girassol ou azeite para temperar saladas.
E na bebida? Que tal? Coloque algumas fôlhas de lima Kaffir dentro de uma garrafa de vodka e deixe em infusão por um mês antes de usar.
Coquetel com alecrim
Coloque em uma coqueteleira, um ramo de alecrim e dê uma machucada, adicione 15 ml de suco de limão, 15 ml de melado, 30 ml de suco de manga, 30 ml de rhum. Misture tudo muito bem, cõe e verta em um copo de DRY MARTINI.
Amor Perfeito
Junte em l litro de álcool (de cereal) 45 graus, raspas de 1 limão (deverá estar desidratada), 2 colheres de sopa de tomilho, 1 pau de canela, 1/4 de colher de café de essência de baunilha, 1 colher de café de coentro em grão, 1 colher de café de macis (se for em pó) ou uma casca. Tampe bem e deixe macerar por 6 dias ao abrigo da luz. Ao final passe pela paneira, papel filtro e após gelado acrescente 6 colheres de sopa de melado.
Infusão de Vodka, Cardamomo e Gengibre
Essa bebida é uma das mais tomadas na Escandinávia.
Coloque em um jarra que possa ser hermeticamente fechada, as sementes de 10 vagens de cardamomo, as quais foram previamente amassadas com o cabo de uma faca em uma tábua de madeira, acrescente 10 fatias finas de gengibre descascado e 1 xícara e meia de vodka. Tampe, agite bem e guarde por duas semanas em lugar fresco ao abrigo da luz. Agite todos os dias, ao final coe e transfira para uma garrafa limpa.
Dicas: Experimentem mastigar alguns grãos inteiros de cardamomo, verão que icarão com o hálito extremamente refrescante, uma vez que na Índia é utilizada na fabricação de dentifrícios.
Se guardarem algumas bagas de cardamomo no recipiente onde guardam o pó de café, terão um café deliciosamente aromatizado com sabor do Oriente.
Creme de banana
Corte 500 gr de banana nanica em rodelas diretamente em uma garrafa de boca larga. Junte uma fava de baunilha, ½ litro de álcool de cereal 95º, e deixe macerar por 8 dias. No oitavo dia misture 800 gr de açúcar com 3 xícaras e meia de água, junte
1 pitada de açafrão e coloque na garrafa. Misture bem e filtre. Deixe mais 10 dias, filtre novamente engarrafe, e deixe mais
2 meses em lugar seco e escuro antes de consumir.
Para queda de cabelo
Em meio litro de água fervente, acrescente 2 colheres de sopa de sementes de feno grego. Deixe ferver durante 15 minutos e mantenha tampado até esfriar. Coe e utilize essa redução no couro cabeludo após a lavagem, usando de 2 a 3 vezes por semana por um período de 3 meses.
Obs.: recomenda-se evitar seu uso durante a gravidez.
Tentem e espero que dê certo, de qualquer forma existem muitas referências sobre a eficácia dessa especiaria no combate à queda de cabelo. Boa sorte e me contem!!!!
Cerveja com xarope de coentro
Leve ao fogo baixo, 2 xícaras de açúcar e 2 xícaras de água até o açúcar dissolver. Retire do fogo, acrescente ½ xícara de coentro em grão, raspas de 2 laranjas, cubra, deixe esfriar e coe. Na hora de servir, encha 8 copos com gelo, reparta o suco de laranja com o coentro entre eles e complete com cerveja pale lager 2 para 3 (aproximadamente 1 litro). O xarope pode ser conservado na geladeira por 2 dias.
FIGO EM ACETO COM QUEIJO DE CABRA
Lavem o figo e deixem por alguns minutos submerso em água, após seque-os delicadamente, e mais delicadamente ainda, esfreguem levemente papel toalha para tirar o produto que fica na casca da fruta. O ideal seria usar o orgânico.
Corte-os ao meio, ponha um pouco de azeite em uma frigideira, (muito pouco mesmo, use um papel toalha para que fique levemente untada a frigideira) e coloque os figos de maneira que a parte da casca fique virada para cima.
Após ter deixado alguns minutos, acrescente uma ou duas colheres de aceto balsâmico e deixe que o figo absorva o líquido. Ele ficará como que caramelizado. Em uma travessa ou diretamente nos pratos que irão servir, coloque os figos, regue-os com um fio de mel, acrescente o queijo de cabra esfarelado e decore com ramos de alecrim. Pode acrescentar rúcula, ou ainda Parma, isso dará sabores incrivelmente contrastantes e com certeza será um mergulho nos sabores do mediterrâneo. Aproveitemmmm!!!
PEITO DE FRANGO COM AÇAFRÃO DA TERRA
Em uma panela anti-aderente, aqueça bem 2 colheres de sopa de óleo e coloque um filé de frango temperado somente com sal. Após alguns minutos abaixe o fogo, tampe a panela e espere grelhar. Retire e reserve. Nessa mesma panela para deglaçar, adicione 3 colheres de sopa de creme de leite fresco, ¼ colher de café de cúrcuma e ¼ colher de café de mostarda. Mexa bem retirando todo o sabor do fundo da panela e após, despeje esse molho grosso e saboroso sobre o peito fatiado. Obs.: se quiser poderá acrescentar ¼ colher de café de gengibre em pó.
ZUCCHINI COM ERVAS
Boa noite pessoal!!
Estava pensando em alguma coisa fácil e light para o jantar e que também fosse um prato vegetariano. Imaginei: porque não Zucchini (é mais chique) né? Se falarmos abobrinha muitas pessoas vão dizer imediatamente: - detesto, então quem sabe a palavra em italiano melhore um pouquinho a imagem desse legume.
Vou classificar como receita relâmpago, pois é muito rápido e praticamente nem tem receita, é mais uma idéia, vamos lá?
Ingredientes:
4 abobrinhas pequenas lavadas e enxutas
azeite
sal à gosto
ervas desidratadas: alecrim, ervas finas, orégano, manjericão, etc..... ou as que tiverem.
tomatinhos cerejas a gosto, lavados e enxutos
Modo de fazer:
Corte as abobrinhas num mandolim no sentido longitudinal e grelhe as fatias numa frigideira antiaderente e arrume- as em uma refratária. (Pode sobrepor as fatias).
Na mesma frigideira coloque azeite (não economize) e adicione os tomatinhos cerejas, até que eles comecem a murchar e ficarem tostados, na sequência acrescente as ervas desidratadas junto com um pouco de sal e revolva a frigideira rapidamente e despeje essa mistura sobre as abobrinhas. Povilhe com queijo parmesão e leve ao forno 180º por 20 min. aproximadamente ou até o queijo derreter.
Variação: Podem no lugar do parmesão colocar colheradas de queijo cottage, ou ainda esfarelar ricota. Bom apetite!!!!
publicada em 13/11/2015
LEGUMES AO FORNO COM AZEITE E ERVAS
Olá pessoal!!
Nossa!! Nem eu mesma me reconheço de tão light que estou!!! Vamos e venhamos, essa história de legume no vapor, socorro.............. é uma coisa totalmente sem gosto, e sinceramente nem dá vontade de comer. Comida tem que ter cor, sabor, textura e aroma atrativo, deve mexer com todos os nossos sentidos. Devemos sentir prazer ao comer, então vamos mudar, ousar e inovar, usando coisas que temos e transformr simples legumes em um prato mais saborosos, colorido e muito mais gostoso.Na verdade essa também não é bem uma receita, mas sim uma sugestão, uma idéia, onde voces poderão colocar o que lhes agradar.
Ingredientes:
Berinjela
Abobrinha
Tomates (mais para verdes do que maduros)
Batata
Abóbora
Batata doce
Mandioquinha
Cebola
Azeite
Ervas desidratadas (manjericão, salsa, tomilho, ervas finas, alecrim, orégano, etc....)
Modo de fazer:
Com exceção dos três primeiros ingredientes que deverão ser cortados em fatias mais grossas, os demais deverão ser cortados em fatias finas.
Disponha-os em uma refratária intercalando-os de acordo com a variedade que escolheram. (Vide foto abaixo).
Em uma frigideira coloque azeite suficiente que dê para regar os legumes, portanto a quantidade de azeite vai depender da quantidade de legumes que farão. Aqueça bem, desligue e junte as ervas desidratadas, acrescentem ou omitam, coloquem o que agradar mais ao paladar de cada um. (Quem gosta poderá adicionar alho em lâminas finas).
Nesse ponto abro um parêntesis: Atentem para o aroma que se desprenderá da panela assim que adicionarem as ervas, os vizinhos baterão a sua porta, pois esse aroma com certeza despertará o sentido de qualquer um.
Feito isso, regue os legumes, cubra com papel alumínio e leve ao forno até que os que fatiaram mais grossos estejam cozidos, após retire o papel alumínio aumente a temperatura e deixe dar uma uma leve tostada na superfície.
Obs.: Esses legumes podem acompanhar carnes, peixes ou aves se a idéia for servir uma refeição mais completa.
Bissap
Ingredientes:
3 colheres de sopa de flores de Hibisco
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de café de essência de morango
algumas folhas de hortelã
1,5 litro de água
açúcar a gosto
Modo de fazer: Ferva a água com o hibisco por 25 minutos. Desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã e deixe em infusão (deixar tampado) por uns 15 minutos aproximadamente. Após esse tempo acrescente o açúcar, as essências e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Sirva bem gelado.
Opcional: pode acrescentar 1 pitada de noz moscada ralada e 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira antes de levar à geladeira.
Karkanji - Tchad (África)
1 litro de água
4 colheres de sopa de flores de hibisco
5 cm de gengibre lavado e fatiado
4 dentes de cravo
1 bastão de canela
açúcar a gôsto
Ferva a água, desligue e acrescente o hibisco, o cravo e a canela. Cubra e deixe esfriar totalmente. Coe e adoce.
Sirva quente ou bem gelada.
Hibisco com vodka e cítrico
4 xícaras de água
8 colheres de sopa de flores de hibisco
1 3/4 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão
6 colheres de sopa de suco de laranja
1 xícara de vodka
Misture a água, o açúcar e o hibisco e leve ao fogo médio e ferva até o açúcar dissolver.
Deixe a mistura esfriar por 25 minutos então, adicione o suco de limão e a vodka.
Coe a mistura e sirva bem gelada.
Kardadé - Egito
1 colheres de sopa de flor de hibisco
1/2 litro de água
açúcar a gôsto
Ferva a água, desligue e acrescente o hibisco, deixando repousar por 10 minutos. Após coe, reserve o líquido e processe as flores coadas juntamente com 1/4 de litro de água fria. Coe novamente e junte esse extrato à mistura anterior. Leve a geladeira e sirva extremamente gelado.
Sangria de Hibisco
2 colheres de sopa de flores de hibisco
1 litro de água
3 colheres de sopa de açúcar
1 laranja picada em 4 (ou tangerina)
1 banana em fatias pequenas
1 maçã picada
1 kiwi picado
1 bastão de canela
1 fava de baunilha (ou algumas gôtas de essência)
Ferva a água, acrescente o hibisco e deixe em infusão por 30 minutos. Após esse tempo, coe, acrescente a laranja (ou tangerina), a maçã, a banana e o Kiwi. Em seguinda acrescente a fava de baunilha (ou essência), a canela e o açúcar.
Sirva bem gelado.
Variação: se quiser torná-lo alcoólico, acrescente 1 copo de Rhum Branco.
Agora vou dar uma dica para voces, simples mas de efeito. Façam gelo com as flores do hibisco e usem para saborizar a água que servirá para seus convidados colocando os cubos de gelo em uma jarra, transparente, claro, bem bonita.
Que tal? Ou ainda, podem fazer uma limonada com limão siciliano: como a da foto abaixo e colocar pedras de gelo com hibisco para dar um charme especial.
Olá!!!
Final de semana chegando e não devemos perder o foco em uma alimentação saudável e refrescante, então, que tal como entradinha "tomarmos pepino"? "Tomar pepino"? Sim!! É para ser tomado em copinhos baixos e pequenos como a iamgem ao lado, usando a criatividade na hora da decoração: tomatinho cereja, hortelã, alecrim ou mesmo passar a borda do copo no limão e depois no sal, vale tudo para dar um charme extra, e acreditem, é muito gostoso. Sirvam de entradinha ou como aperitivo. Não deixem de acompanhar a postagem sobre as propriedades, e algumas histórias bem interessantes sobre o pepino.
SHOT DE PEPINO E HORTELÃ
Ingredientes:
1 potinho de iogurte desnatado
1 pepino (japonês) descascado e sem sementes (se for orgânico não descasque)
Fôlhas de hortelã - lavadas e secas
Sal
Azeite
Raspas e Suco de 1/2 limão (de preferência siciliano)
Pimenta do reino (opcional)
Modo de fazer:
Deixe o iogurte escorrendo sobre uma peneira por aproximadamente 3 horas dentro da geladeira, após esse tempo coloque no liquidificador juntamente com o pepino, as folhas de hortelã e uma pitada de sal. Prove o sal, corrija se necessário, acrescente suco de meio limão e bata novamente.
Sirva bem gelado em copinhos pequenos, regados com um fio de azeite, pimenta do reino moída na hora, e as raspas de limão.
Obs.: se quiser ainda pode moer uma pitada de Sal Rosa do Himalaya ou flor de sal sobre cada copinho antes de servir.
19/02/2016