DIA DOS NAMORADOS - história, lendas e comemorações ao redor do mundo (parte I)
Boa noite!!
Estamos a poucos dias de uma das datas mais esperadas do ano, o Dia dos Namorados, Talvez alguns não saibam o motivo pelo qual, diferentemente de outros países, aqui no Brasil é comemorada no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio e não 14 de fevereiro, Dia de São Valentim (Valentine’s Day).
Aqui comemoramos nesse dia desde 1948, um ''bocado'' de tempo não é? Mas por quê? Quem respondeu que é por conta do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, a resposta está errada.
Na verdade, essa data foi escolhida, pura e simplesmente, para aumentar as vendas nesse mês. Essa ideia veio do pai, do hoje nosso ex-governador João Dória, dono da Standart Propaganda. Na época, ele foi contratado pela Loja Exposição Clipper (alguém se lembra?) com o intuito, como disse acima, de melhorar as vendas nesse período que eram muito baixas. Então, pensando em uma data que tinha sido instituída anteriormente (Dias das Mães) ter tido um excelente resultado para o comércio desde a sua implantação, decidiu-se então adicionar mais essa, ficando assim 12 de junho como o Dia dos Namorados, véspera do dia de Santo Antônio. Essa fórmula, claro, deu super certo, pois, alavancou consideravelmente as vendas nesse mês.
Bom, deixando o consumismo de lado, vamos saber como é comemorada em alguns países. Vamos começar nosso tour?
JAPÃO
Nesse dia as mulheres oferecem chocolates aos homens. Por outro lado, os homens devem retribuir somente um mês mais tarde. Na verdade, esse presente não é reservado somente àqueles que possuem namorados, todos participam, desde colegas de escritório, chefes, vizinhos, amigos, etc. As lojas propõem um chocolate com preço que varia de acordo com o grau de relação que a pessoa tem com aquela que será presenteada.
O Tomo Choco, por exemplo, é o chocolate dado aos amigos mais próximos como uma forma de demonstrar carinho e amizade.
Depois que as mulheres presentearam em fevereiro, um mês depois, no dia 14 de março, é a hora da retribuição e o presente deverá ser obrigatoriamente branco, razão pela qual esse evento é chamado de ''White Day'' - Dia Branco. Interessante não?
Eu te amo: 愛してる (Aishiteru)
CHINA - Lendas ao redor do mundo
A nova geração também celebra no dia 14 de fevereiro, porém, a verdadeira festa acontece no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar (normalmente no mês de agosto) e tem o nome de Qi Qiao Jie. Esse dia é proveniente de uma lenda antiga, que conta a história de amor entre a bela fada Zhinu e o vaqueiro Niulang.
Sua mãe, deusa dos céus, não aprovando essa aliança com um humano a qual considerava uma traição e, para impedir a fuga de Zhinu do reino dos céus, decidiu transformar os dois amantes em estrelas. Para separá-los definitivamente, ela esculpiu um grande rio no céu, conhecido como Via-Láctea, que corre de norte a sul, marcada em cada extremidade por duas das estrelas mais brilhantes visíveis da Terra: Altair e Vega.
Porém, uma vez por ano, na sétima noite do sétimo mês, os corvos, movidos pelo amor inabalável desses seres, voam para formar uma ponte entre as duas estrelas, permitindo assim aos amantes passarem uma única noite juntos. Conta-se ainda que na madrugada desse dia cai sempre uma chuva fina formada pelas lágrimas de Zhinu. Abaixo deixo um vídeo lindíssimo e emocionante dessa lenda. Não deixe de assistir, são imagens baseadas na narrativa acima. Então será bem fácil de entender.
Linda essa lenda não é? Existem muitas versões mas, a essência é a mesma.
Eu te amo: 我爱你 (Woaini)
A Lenda de Zhinu e Niulang
ESTADOS UNIDOS
Os americanos adoram essa comemoração. Nesse dia, as cidades são adornadas de vermelho, os vendedores de flores saem às ruas e os namorados comemoram indo a restaurantes, ou seja, são idênticas às nossas.
Eu te amo: I love you (ah essa todo mundo sabe!!)
DINAMARCA
Nesse país, os homens têm o hábito de oferecer à sua amada um buquê de perce-neige (fura neve já que, literalmente, ela irrompe a neve quando floresce), também conhecida como floco de neve. Esse buquê vem sempre acompanhado de pequenas poesias. A brancura virginal da flor está sempre associada ao vermelho-sangue do amor apaixonado.
Eu te amo: Jeg elsker DIG
ESPANHA - CATALUNHA
Na Espanha, as comunidades autônomas da Catalunha celebram essa festa no dia 23 de abril, dia de Sant Jordi (São Jorge). Nesse dia, os homens oferecem uma rosa vermelha às suas namoradas como símbolo do amor, enquanto as mulheres lhes oferecem um livro, símbolo da cultura, uma vez que nesse dia também é comemorado o Dia do Livro.
São Jorge e o Dragão
A lenda mais difundida de São Jorge é sem dúvida aquela associada ao dragão, onde o santo está representado por um soldado ou cavaleiro combatendo um ser monstruoso (dragão) que vivia em um lago e que assustava os habitantes locais. Esse animal exigia dois cordeiros diários para se alimentar em troca de não se aproximar do vilarejo.
Tendo já devorado todos os animais da região e aproximando-se da aldeia para deles se alimentar, os moradores, temerosos, e cientes de que o dragão os atacaria em breve, decidiram sacrificar um habitante por dia através de um sorteio, incluindo o rei e sua filha.
E assim, quando a filha do Rei foi sorteada e o dragão estava prestes a devorá-la, o cavaleiro Sant Jordi (São Jorge) apareceu de repente, e empunhando sua espada atravessou o corpo da besta. Do seu sangue nasceu uma linda rosa vermelha, que o cavaleiro ofereceu à princesa. Agradecido, o rei ofereceu a mão de sua filha a Sant Jordi, que recusou, preferindo viver uma vida solitária e em busca de aventuras.
É por essa razão que na Catalunha, é comum oferecer uma rosa vermelha a amada, já que São Jorge ficou conhecido como o patrono dos namorados. A lenda de São Jorge foi escrita no século XII por Santiago Du Tourbillon, na obra “A Lenda Dourada”.
Eu te amo: T’estimo
ESTÔNIA
Nesse país, a festa dos namorados dá lugar ao Dia da Amizade. Cada um tem direito a um presente, vindo de uma pessoa próxima, parente ou amigo.
Eu te amo: Ma armastan sind
PAÍS DE GALES
Os amantes celebram essa data no dia 25 de janeiro com uma tradição bem peculiar e, sem gastar muito. O presente oferecido é chamado de ''Colher do amor''. Os casais trocam colheres de pau gravadas com corações ou coisas referentes a esse dia, ou pequenos presentes simbolizando o amor, como cadeados com ou sem chaves… Super interessante e singelo!
Eu te amo: Rwy'n dy garu di
FINLÂNDIA
Um tanto estranho por lá!! A cada ano é organizado o campeonato ''Carregamento de esposas'', que significa que o marido deve carregar sua esposa em um percurso com vários obstáculos. Quem terminar a corrida mais rápido ganha o peso da esposa em cerveja... Bem singular essa comemoração, não é?
Eu te amo: Rakastan sinua
ARÁBIA SAUDITA
A Arábia Saudita é um dos únicos países proibidos de celebrar esse dia desde 2008. As autoridades obrigaram as floristas e outras lojas de presentes a retirar de suas vitrines todos os artigos de cor vermelha ou qualquer outra coisa que faça alusão a esse dia.
Eu te amo: Ana behibak (para homem) e Ana behibek (para mulher)
Duas cores estão ligadas ao Dia dos Namorados:
Bem, essa é o final de primeira parte e espero que tenham gostado das curiosidades sobre esse dia.
Comments