TORTILLA RECHEADA
Boa tarde!
Ao ler o título da sugestão de hoje, na cabeça de muitos pode vir a tortilla, prato espanhol, à base de ovos e batatas que lembra o tradicional omelete. Mas aqui nesse caso, estamos falando das famosas tortillas mexicanas, que são pães achatados com formato redondo que lembram os pães sírios.
Mas como quase tudo tem uma história, esse ingrediente não poderia deixar de ter a sua. Conta a lenda que a tortilla foi criada para satisfazer o apetite voraz de um rei maia. Os astecas a chamavam de "tlaxcalli", porém os conquistadores espanhóis rebatizaram com o nome que conhecemos hoje: tortilla.
Tradicionalmente feita com farinha de milho indígena, vem sendo preparada há mais de 9.000 anos e estima-se que cada habitante consome aproximadamente 90 Kg por ano
Na Antiguidade e ainda hoje, a tortilla preparada de maneira artesanal, milenar e tradicional, tem como base ingredientes simples como farinha de milho, água e sal. Embora os ingredientes sejam bastante simples, a forma de preparo é trabalhosa. Existem tortillas feitas com milho branco, azul e as mais comuns com farinha de trigo. Hoje já as encontramos industrializadas e a receita que preparei são feitas com farinha de trigo.
Esse prato será ainda mais fácil que os outros, pois temos a vantagem de termos à mão esse ingrediente base da nossa receita. É super rápido e democrática, como sempre, porque você poderá excluir, incluir ou substituir ingredientes. Afinal, nesse momento de isolamento social, como venho exaustivamente repetindo, não devemos sair por aí atrás de alguns ingredientes que podem ser omitidos ou mesmo substituídos 🤧.
Eu darei algumas sugestões, e tenho certeza que quando estiver lendo, terá muitas outras para diversificar esse prato que pode ser uma entrada ou até mesmo um jantar super leve quando servido com uma salada de folhas verdes.
Como é muito fácil, não tirei foto dos ingredientes em separado, vou simplesmente mencionar e abaixo você poderá ter idéias para substituição, pois eu mesma não coloquei todos os ingredientes solicitados, porém aqui estão listados na íntegra:
Ingredientes:
A respeito dos ingredientes:
Pimentão: você pode usar o que tiver, pois como eu disse, não precisa ir ao mercado para comprar um pimentão vermelho. Use o que tiver disponível.
Queijo Mussarela: dê preferência a um que não solte muita gordura ao ser levado ao forno para que a sua receita fique úmida, porém sem excesso de óleo no recheio. Nesse caso, opte então pela versão light.
Páprica: se não tiver pode dispensar, e se tiver em casa, como o prato tem influência mexicana, use a picante, porém pode também ser a páprica doce.
Cominho em pó: ingrediente super usado no México, mas se não gostar ou não tiver, omita, bem como a pimenta vermelha em pó. Pode optar somente pela pimenta do reino moída.
Coentro: outro ingrediente muito comum e bastante usado por lá, mas como sei que muitas pessoas não gostam, pode ser substituído pela salsinha.
Eu dei a sugestão da quantidade das especiarias, mas fique à vontade para usar mais ou menos se você já conhece o sabor das mesmas e sabe fazer sua magia contrabalanceando os sabores.
Modo de fazer:
Fatie os pimentões e a cebola em tiras não muito grossas. Faça o mesmo com o peito de frango.
Antes de usar o peito de frango, deixe de molho por aproximadamente 15 minutos em água com uma colher de sopa de farinha de trigo. Após, lave em água abundante para retirar todo o excesso da farinha. Seque com toalha de papel. Ele ficará sem cheiro e com uma textura totalmente diferente.
Tempere esses ingredientes (pimentão, cebola e frango) com sal, pimenta do reino, cominho em pó, pimenta vermelha em pó, páprica e alho em pó. Regue com o azeite.
Misture e leve em forno pré-aquecido 200°C por 30 minutos.
Corrija o sal, lembrando que é o único momento que você estará usando sal. Reserve.
Montagem:
Viu que fácil? 😉 Você já vai preparar a montagem do prato para ser levado ao forno. Vamos ver como?
Disponha as tortillas em círculo na assadeira ou refratária, lembrando que deve ter sobra suficiente da massa fora da forma para que depois você possa fechar as abas sobre o recheio.
Após ter colocado nas laterais, coloque uma sobre o fundo.
Espalhe metade da mussarela ralada e polvilhe orégano. Em seguida, o frango com os pimentões, o tomate em cubinhos sem as sementes e o coentro. Por último, o restante da mussarela. Polvilhe mais orégano
Coloque outra tortilla no centro e comece a fazer as dobraduras. Você deverá fazer algumas pregas com o excedente da massa para que elas fiquem bem fechadas. Pressione-as para que a massa grude. É como se estivesse fechando as pétalas de uma flor ou um embrulho.
Leve ao forno pré-aquecido 200°C. Assim que e o fundo começar a dourar ligue o grill e deixe tostar o topo.
Espere alguns minutos antes de desenformar e vire o fundo para cima.
Pronto!😋 Aí está a sua entrada ou sugestão para uma refeição leve. Nesse caso acompanhe com salada de folhas verdes.
TORTILLA RECHEADA
Ingredientes:
6 tortillas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 tomate
300 gr de filé de peito de frango
400 gr de mussarela ralada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)
1 colher de chá de páprica picante
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída
Orégano
Sal
Coentro
Modo de fazer:
Corte os pimentões e a cebola em tiras não muito grossas.
Corte o file de peito de frango em tiras.
Coloque os ingrediente em uma refratária e tempere com as especiarias em pó: sal, páprica, pimenta do reino, pimenta vermelha, cominho e alho.
Leve ao forno pré-aquecido 200°C por 30 minutos. Corrija o sal se necessário.
Montagem:
Caso tenha dúvidas, verifique as fotos acima.
Disponha 4 tortillas em uma refratária ou assadeira redonda (aproximadamente 27 cm). Deixe sobras para fora da forma, para que após ter colocado o recheio, possa dobrá-las em direção ao centro.
Coloque outra tortilla no centro, no fundo da forma. Ponha metade da mussarela e polvilhe orégano.
Coloque o frango com os pimentões, espalhe o tomate em cubinhos sem as sementes, e sobre esse o coentro picado.
Ponha o restante da mussarela e polvilhe com mais orégano.
Coloque a última tortilla no centro e comece a fechar de fora para dentro.
Faça dobras com o excedente da massa e pressione-a para que fiquem bem fechadas.
Leve ao forno pré-aquecido 200°C .
Assim que começar a dourar o fundo, acenda o grill e deixe até que o topo fique tostado.
Espere alguns minutos antes de desenformar. Vire o fundo para cima.
Pronto, rápido e super gostoso.
Sirva essa delícia como entrada acompanhada de salada de folhas verdes ou a mesma sugestão para uma refeição leve e saudável.
Comments