top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

TAHINOPITA - Bolo de Tahini


Bom dia!!

Hoje dou um prêmio para quem adivinhar qual será a minha postagem. Na verdade nem vale mais, uma vez que já coloquei um pré-post no Face. Mas OK, para quem está falando – “nossa! que mesmice, bolo novamente"? Sim, e para ser mais incisiva🤣, vou repetir a minha fala de sempre: esse é bem diferente e delicioso, acredita?

Vamos começar lembrando da viagem virtual que fizemos à Grécia, certo? Não é porque já conhecemos alguma coisa ou lugar que não podemos voltar, ou então revirar coisas que compramos e descobrirmos, por exemplo, aquele livro de receita que nem lembrávamos mais que tínhamos comprado. Então é isso, vamos relembrar e fazer uma receita de um bolo grego, cujo ingrediente principal é o gergelim, ou melhor, o Tahini. Então àqueles que são alérgicos, sinto muito, essa receita não é para vocês😑.

Estou até providenciando um post especial para falarmos somente sobre o gergelim e seus inúmeros benefícios. Tenho certeza que, quem “torceu o nariz”, após ler a matéria sobre seus benefícios, com certeza mudará de ideia, isto é, se gostar de gergelim.

Vou contar uma coisa: acredito que uma grande maioria, de tanto assistir a esses programas reality da TV sobre cozinha, sabe o que é "MISE EM PLACE", certo? OK! mas para àqueles que não sabem vamos lá: "mise em place" são todos os preparativos que antecedem a preparação de um prato, ou seja, são as preparações preliminares. Isso quer dizer que, devemos ter todos os ingredientes que iremos usar organizados na bancada, lavados, descascados, picados, ralados, ou conforme direcionamentos da receita. Evidentemente, todo esse trabalho antes de por em prática uma receita, é para que não percamos tempo e andemos inutilmente em volta da cozinha procurando por ingredientes que alguns às vezes nos damos conta tardiamente que não temos. Alguém já passou por isso? De ter começado uma receita e jurado que tinha um ingrediente X e na hora H não tinha? Pois é, quem mora perto de algum mercado OK, mas em São Paulo nem sempre estamos perto de algum, e isso na verdade vira um transtorno, sem falar no ingrediente faltante se não for tão fácil de ser encontrado.

Bom, mas toda essa “ lenga lenga” para dizer que eu 🤦‍♀️falhei e não fiz o "mise em place". Jurei que tinha Tahini, na verdade até tinha, providenciei tudo e na hora que fui pegar, olhei e estava vencido. Que raiva😡, a gente quer falar um “monte” de coisa, mas não dá né? A culpa é única e exclusivamente do executante do prato, ou seja, eu😭 .

Não dava para tirar o carro da garagem em um sábado, super mercado cheio etc.etc.. Quem me conhece sabe que dificilmente desisto de alguma coisa, então o que eu fiz? Isso mesmo, eu fiz meu próprio Tahini. Ainda bem que tinha quantidade suficiente de gergelim para isso. Então por favor, fiquem atentos, pois ter todos os ingredientes à mão e organizados é essencial para o sucesso de uma receita.



 










PASSO A PASSO:

Ingredientes:


Modo de fazer:

Em um bowl coloque o Tahini, o açúcar e o azeite. Antes de separar a quantidade do Tahini misture bem, uma vez que o óleo fica em suspensão. Assim que estiver bem misturado, separe a quantidade a ser usada.

Bata por 5 a 10 minutos aproximadamente até obter uma pasta lisa e o açúcar estar totalmente dissolvido.

Em seguida junte o conhaque, o suco de laranja (ou limão) e as especiarias. Misture e reserve.

Bom, aqui estão dois dos ingredientes que não tinha, o Tahini, que estava vencido, nesse caso fiz eu mesma preparei, e laranja, que substitui por suco de limão. Perfeito!!


Em outro bowl coloque farinha, sal, fermento e bicarbonato. Misture.

Adicione os ingredientes secos à mistura anterior e incorpore-os completamente.

Por último acrescente as uvas passas, as nozes e 2 colheres de sopa de gergelim.

A massa nesse momento estará pesada e densa.

Aqui como menciono na receita abaixo, as uvas passas é um ingrediente opcional, porém poderá ser substituída por damasco e as nozes também pode ser substituída por avelãs, castanhas do Pará, enfim, sinta-se à vontade para usar, mudar ou omitir.


Pincele Tahini em uma forma redonda de 25cm de diâmetro e polvilhe o restante do gergelim tostado.

Em seguida coloque a massa espalhando bem com uma espátula para que asse por igual.

Se não quiser untar a forma com Tahini, pode fazer da forma convencional, ou seja, com óleo e farinha de trigo, porém garanto que fará muita diferença se o fizer.

Como a massa pode ser um pouco difícil de alisar, umedeça a espátula com água e alise delicadamente a massa, ficará muito mais fácil 👨‍🍳.

Leve ao forno pré-aquecido por 180ºC e asse por 40 a 45 minutos.


Espere esfriar desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Aqui o açúcar de confeiteiro também é opcional, mas cá entre nós, você também não acha que fica muito mais bonito se usarmos?😉

Mas tenha o cuidado de fazer isso somente com o bolo frio, caso contrário ele vai umedecer em contato com o bolo morno.




 


TAHINOPITA (Sésame Cake)


Ingredientes:

1 xícara de Tahini (misture bem para que o óleo fique totalmente agregado à pasta antes de separar a medida a ser utilizada)

1 xícara de chá de açúcar

2 ½ colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de conhaque

2/3 de xícara de chá de suco de laranja (ou suco de limão)

1 ½ colher de chá de especiarias (gengibre, canela, cravo, cardamomo, noz-moscada)

¼ de sementes de anis estrelado torradas e reduzidas a pó

2 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo

3 colheres de sopa de gergelim torrado

2 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato

¼ de colher de chá de sal

½ xícara de nozes torradas e picadas (opcional)

1/3 xícara de uva passa branca (opcional)

Açúcar de confeiteiro (opcional)

Modo de fazer:

Em um bowl coloque o Tahini, o açúcar e o azeite e bata por aproximadamente 10 minutos até obter uma pasta lisa e o açúcar estar totalmente dissolvido.

Em seguida junte o conhaque, o suco de laranja (ou limão) e as especiarias. Misture e reserve.

Em outro bowl coloque farinha, sal, fermento e bicarbonato. Misture.

Adicione os ingredientes secos à pasta de Tahini e incorpore-os completamente.

Por último acrescente as uvas passas, as nozes e 2 colheres de sopa de gergelim.

A massa fica bem espessa.

Pincele Tahini em uma forma redonda de 25cm de diâmetro e polvilhe o restante do gergelim tostado.

Em seguida coloque a massa espalhando bem com uma espátula para que asse por igual

Leve ao forno pré-aquecido por 180ºC e asse por 40 a 45 minutos.

Espere esfriar desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.





481 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FENO-GREGO

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page