top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

TABEL - A especiaria da Tunísia e da Argélia


Tabel, Tabil ou Tawabel é uma mistura de especiarias, originária da Tunísia, igualmente consumida na Argélia.

Segundo historiadores, o Tabil foi introduzido na Tunísia em 1492 por muçulmanos que migraram para lá após a queda de Granada (sul da Espanha).

Esse "blend", é tradicionalmente preparado em grandes quantidades durante o verão, para suprir as necessidades das famílias. Feito pelas mulheres em suas próprias casas, os grãos e outros ingredientes são primeiramente secos ao sol, e em seguida levados ao moinho mais próximo para serem triturados.

No sentido literal, a palavra Tabel ou Tabil significa no dialeto magrebe, coentro. Entretanto, muitos outros ingredientes podem ser acrescentados em proporções que variam de família para família.

Feito basicamente com quatro ingredientes como coentro (em proporção maior), alcaravia, pimenta e alho, pode ainda incluir cominho, louro, cravo, gengibre, menta, pétalas de rosas desidratadas, sal, cúrcuma, etc.

Na Argélia, o Tabil é amplamente usado para temperar chakchouka (veja abaixo) e outros pratos típicos, mas podemos usá-lo em inúmeros outros pratos como: carnes, leguminosas, ensopados, pratos de legumes, pães pita, focaccia ou outro qualquer.


No final da página você terá os preços e como adquirir as Masalas dessa Rota e se você está entrando agora nesse Post não deixe de checar sobre o trio de masalas da Rota do Fogo e Rota das Américas.


Ingredientes: Coentro, cominho, alho, pimenta do reino, louro, pétalas de rosas desidratadas, gengibre, hortelã, sal e açafrão da terra (cúrcuma).


Faço uma ressalva aqui no item Coentro, pois entendo perfeitamente que inúmeras pessoas não gostam nem do sabor e nem do aroma, mas asseguro que são bem diferentes, enquanto as folhas tem um sabor doce, picante e refrescante as sementes quando esmagadas tem um sabor cítrico de limão, devido à presença de terpenos e linalol e ainda com um toque picante e doce.


Sabor: combinação perfeita de sabores quentes, doces e com o frescor da menta.


Sugestões:

  • Batatas doces, berinjelas ou cenouras grelhadas: polvilhe antes de levar à grelha ou frigideira.

  • Ovos mexidos - coloque uma colher de café para cada 2 ovos.

  • coloque uma colher de chá no iogurte grego com uma pitada de sal e sirva com carne grelhada.

  • Hamburguer: coloque 1 colher de sobremesa para um quilo de carne (essa quantidade não é definitiva, teste para sentir o sabor e acrescente conforme necessário).

  • Brócolis ao forno, simplesmente aqueça um pouco de azeite na frigideira e acrescente o Tabel à gosto e leve ao forno. Me conte depois tá bom?


  • Tempere a sua pipoca depois de pronta com essa mistura. Não, você não leu errado, isso mesmo, não tem limites para a imaginação e a ousadia, simplesmente vá agregando e testando.

Chakchouka: palavra de origem berbere que significa mistura. A chakchouka é igualmente chamada de tchoutchouka, chouchouka, choukchouka, mekbouba ou tastira (de acordo com os judeus de Sousse – Tunísia). Basicamente, trata-se de um rico e encorpado molho de tomate, pimentão e cebola ao qual se adicionam ovos, porém a receita varia de acordo com o país e a região.





266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
© Copyright 2015 | Cozinha do Fim do Mundo | Todos os direitos reservados
bottom of page