top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

SOPA CREMOSA DE ARROZ COM COGUMELOS ASSADOS


Boa tarde!!

Essa semana as noites estavam bem frias, e então eu pensei em fazer uma sopa, mas não qualquer sopa, uma sopa diferente, porém simples e com ingredientes igualmente simples. Então optei por essa que é super especial, é cremosa, é consistente e ao mesmo tempo leve, e os cogumelos tostados na manteiga por cima agregam muito sabor a essa delícia super reconfortante.

Eu procuro sempre trazer aqui coisas diferentes, que fogem um pouco do nosso dia a dia. Apesar de uma grande maioria dos ingredientes serem bastante comuns hoje em dia, na verdade pouco ou quase nunca os usamos, ou talvez por falta de hábito, ou mesmo porque alguma vezes não sabemos o que fazer com eles.

Acredito que já tenha acontecido com todo mundo de termos um ingrediente à mão, porém na maioria das vezes sempre os preparamos da mesma maneira, ou seja, as mesmas receitas, ou porque desconhecemos outros modos de preparo, ou mesmo porque temos medo de arriscar deixando a nossa imaginação fluir.

Pensando nisso tudo, eu resolvi agregar arroz, cenouras, ervas, cogumelos, um pouco de creme de leite e transformar esses ingredientes básicos em uma deliciosa, reconfortante e cremosa sopa.

É fácil, é simples e é rápida. Prepare os ingredientes, vamos para a cozinha e daqui 50 minutos você terá essa deliciosa refeição para ser servida no seu jantar.





PASSO A PASSO

Ingredientes:





Em uma panela de pressão coloque o arroz, o frango, as cenouras raladas, o salsão ou folhas de salsão, cebola fatiada, caldo de frango ou legumes, tomilho, sálvia, alecrim, pimenta calabresa e sal. Cozinhe por 20 minutos.

Quanto às ervas, pode usar maior ou menor quantidade. Independente disso, na íntegra da receita, eu darei as quantidades das ervas frescas ou desidratadas.

Eu usei nessa receita um mix de arroz: integral, preto e vermelho, você pode optar por variar ou não.

Após o cozimento, desfie o frango e devolva-o à panela e retire as folhas de salsão se não tiver optado pelos talos.

Note que o alho, que eu nunca uso, não vai aqui na sopa propriamente dita ok? Pelo menos não agora nesse primeiro momento.


Antes de ir ao passo seguinte, verifique a consistência do caldo. Caso esteja muito aguada, deixe secar mais um pouco, ou caso seca, adicione um pouco mais de água.

Ajustada a consistência, em um bowl, misture o creme de leite e o parmesão e adicione à sopa. Se não for usar o fresco, use uma pitada (1/2 colher de chá) de farinha de trigo para evitar que talhe no cozimento. Mexa e deixe no fogo por mais 10 minutos.



Ela vai ficar bem cremosa, a consistência lembra um pouco a do risoto, claro, porém como não estamos usando o arroz arbóreo, a textura do arroz não é "ao dente". Acrescente agora somente as folhas do espinafre e deixe por mais alguns minutos no fogo até que elas murchem.

Quanto a usar somente as folhas do espinafre, você pode guardar os talos para um omelete ou outra sopa de legumes.

Também no lugar do espinafre pode usar couve. Eu prefiro o espinafre pelo sabor mais neutro.




No início do preparo da receita, quando colocar os ingredientes na panela de pressão, pode começar a preparar os cogumelos. Use variados de preferência. Eu usei Portobello, Shimeji salmão, Shimeji branco e o Paris.





Preaqueça o forno a 220°C. Forre uma assadeira com papel alumínio, esparrame a manteiga e coloque os cogumelos. Não pique, pois no cozimento ele diminui bastante. Esparrame mais ervas, pode ser os galhinhos ou somente as folhas, e os dentes de alho inteiros (eu não usei). Salpique com sal, pimenta do reino moída, raspas de limão e regue com azeite. Note que aqui, depende do seu gosto omitir ou usar a quantidade desejada de ervas ou pimenta. Essas receitas são sempre democráticas, mas não se esqueça que os cogumelos tostados na manteiga são essenciais.

Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam bem dourados, mexendo de vez em quando para que tostem por igual. Nossa isso é tão bom, que é preciso força de vontade para não comer tudo antes de colocar na sopa 😁😁.

Após os cogumelos tostados, amasse o alho, que a essa altura também estão tostados porém cremosos por dentro, e coloque na sopa. Viu como valeu a pena esperar😉😝?

Sua sopa está mais do que pronta, sirva-a com os cogumelos por cima, salsinha e mais ervas e parmesão se quiser. É de comer de joelho 🤩🤗.

Note que poderá tanto colocar os cogumelos e a manteiga da assadeira misturados à sopa, quanto colocar por cima, você escolhe.

Mais completa ainda? Acrescente uma fatia de pão quentinho e crocante e uma taça de vinho, não dá para resistir😍🤗.







SOPA CREMOSA DE ARROZ COM COGUMELOS ASSADOS


Ingredientes:

450 gr de peito de frango

1 xícara de arroz (integral, misto ou outro de sua escolha)

5 cenouras raladas

3 talos de salsão (ou somente as folhas)

1 cebola fatiada

5 xícaras de chá de caldo de frango ou legumes

2 colheres de sopa de tomilho fresco ou 2 de chá desidratado

1 colher de sopa de sálvia fresca ou 1 de chá desidratada

1/2 colher de sopa de alecrim fresco ou 1/2 de chá desidratado

1/2 colher de chá de pimenta calabresa

2 xícaras de espinafre (só as folhas)

1 xícara de creme de leite fresco ou de caixinha

1/2 xícara de parmesão ralado

Cogumelos assados

800 gr de cogumelos variados

6 colheres de sopa de manteiga

ramos de alecrim

algumas folhas de sálvia

ramos de tomilho

3 dentes de alho

pimenta do reino

sal

azeite

raspas de um limão siciliano


Modo de fazer:

  • Em uma panela de pressão coloque o arroz, o frango, as cenouras, o talo ou folhas de salsão, a cebola, o caldo de legumes ou frango, a sálvia, o tomilho, o alecrim, a pimenta calabresa e o sal. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos.

  • Após o cozimento, descarte as folhas de salsão se optou por elas. Desfie o frango e volte para a panela.

  • Misture o creme de leite com o parmesão e agregue à sopa juntamente com o espinafre e deixe em fogo baixo por 10 minutos. Corrija o sal e a pimenta.

  • Enquanto a sopa está na panela de pressão, prepare os cogumelos.

  • Preaqueça o forno a 220°C. Em uma assadeira distribua a manteiga e os cogumelos (devem ser inteiros, exceto o shimeji que deverá ser dividido em porções). Distribua sobre os cogumelos os dentes de alho, o alecrim, a sálvia, o tomilho e raspas de limão siciliano. Polvilhe com pimenta do reino e sal e regue com azeite.

  • Leve ao forno por 30 a 35 min ou até ficarem tostados, mexendo de vez em quando para que os sabores se misturem.

  • Retire os dentes de alho, amasse-os e misture-os à sopa.

  • Sirva a sopa em bowls, coloque os cogumelos assados, salsinha e ou parmesão adicional, ou então agregue também os cogumelos e a manteiga da assadeira à sopa.



cozinhadofimdomundo@gmail.com

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page