top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

SODA BREAD - PÃO DE SODA


Boa tarde!!

Hoje um Pão de Soda, um clássico da cozinha irlandesa. Super, hiper gostoso, rápido e você pode correr na cozinha agora mesmo e se preparar para degustá-lo após 40 minutos mais ou menos, com geleia ou com manteiga. É realmente uma delícia, e depois dessa receita posso dizer com toda a certeza, não tem jeito mais rápido, fácil e gostoso de comer um pão quentinho.

E vamos saber um pouco sobre ele?

O Pão de Soda é de origem Irlandesa, cuja particularidade é a ausência do levedo, ou seja, fermento (biológico), o que faz com que não requeira tempo de crescimento e muito menos de sova. Dois dos principais ingredientes que caracterizam esse pão é o buttermilk ou como conhecemos aqui como leitelho (que é o líquido que sobra da produção de manteiga com uma porcentagem de gordura menor que a do leite e com sabor azedo) e o bicarbonato de sódio, que é justamente o ingrediente que dá o nome a esse pão. E é a união desses dois ingredientes que em substituição à levedura farão com que o pão cresça durante o cozimento.

Não se preocupe que vamos usar leite comum com um pouco de suco de limão para fazer o buttermilk caseiro, simples assim.

De volta à origem da nossa receita, vale lembrar que esse pão é muito popular na Irlanda tanto no café da manhã quanto nas outras refeições.

Soda Ffarl ou Pão de Soda foi criado em 1840 (data da introdução do bicarbonato de sódio na Irlanda). O trigo cultivado naquela época nesse país, sendo pobre em glúten fazia com que a farinha não reagisse com o fermento, impedindo assim o crescimento adequado da massa. O aparecimento do bicarbonato de sódio em conjunto com essa farinha, tornou-se a combinação perfeita para esse pão, que associado ao buttermilk mais a rapidez e facilidade no preparo e baixo custo dos ingredientes, fez com que ele se tornasse muito popular desde então.

Durante a fome irlandesa em 1845, o Pão de Soda tornou-se um alimento básico uma vez que todos podiam facilmente prepará-lo em casa, e podia ser assado na panela sobre o fogo, não havendo assim necessidade de levá-lo ao forno.

Este método de cozimento tradicional resultou na forma diferenciada de pão arredondado com o corte em cruz, que hoje é frequentemente associado ao pão de soda clássico.

A respeito da cruz desenhada sobre o pão, diz a lenda que ela mantém o diabo longe e protege a família, mas no dia de Saint Patrick serve para desencorajar as fadas travessas e os duendes de brincar com esse humilde pão.

Lendas à parte, os Irlandeses da região do norte, assam seus pães dividindo-em em quatro, exatamente como fiz, sendo assim teremos no final 4 pedaços em forma de triângulo, sendo que esse tipo de corte que dá o outro nome a esse pão conhecido também como Soda Ffarl.

A despeito de sua origem, o Pão de Soda Irlandês é uma parte séria da identidade culinária desse país, tanto que eles tem a Society For the Preservation of Irish Soda Bread (Sociedade para a Preservação do Pão Irlandês de Soda), que como o próprio nome diz preserva a identidade e origem desse pão.




 




Ingredientes:




Modo de Preparar:

Em um bowl coloque todos os ingredientes exceto a manteiga.

O buttermilk como falei na introdução vai ser substituído por leite e suco de limão: em 400 ml de leite adicione 2 colheres de sopa de suco de limão. Estará pronto para ser usado assim que o leite talhar (3 minutos aproximadamente).

Misture os ingredientes com uma colher de pau até que as frutas fiquem distribuídas por igual.

Quanto às frutas, eu usei cerejas, uvas-passas brancas e pretas e um mix de frutas que eu já tinha em casa, aquelas que vão em panetone. Você pode colocar qualquer tipo de fruta: figo, abacaxi ou somente um tipo, enfim, a receita é bem democrática, pode colocar menos, só não coloque mais para que a massa não fique muito pesada.

Raspas de limão, eu coloquei o limão siciliano por ter sabor mais perfumado, mas pode ser somente as raspas de laranja ou então um pouco de noz moscada ralada.


Acescente a manteiga e amasse bem até que tenha sido completamente integrada à massa. Essa é uma massa pegajosa, portanto nada de colocar mais farinha.


Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, e não se esqueça de polvilhar farinha sobre a massa também. Pressione com as mãos e dê formato redondo.


Com o auxílio de uma faca afiada faça corte em cruz, dividindo o pão em quatro. Cuidadosamente transfira para uma assadeira enfarinhada. Se achar mais fácil pode fazer o corte diretamente na assadeira.


Leve ao forno pré aquecido 220°C por 40 minutos ou até que esteja corado e inserindo um garfo no centro esse saia limpo.




 

PÃO DE SODA - SODA BREAD - SODA FFARL


Ingredientes:

500 gr de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

100 gr de frutas secas picadas

100 gr de uvas-passas

raspas de meia laranja

raspas de meio limão (de preferência siciliano)

2 colheres de sopa de açúcar

50 gr de manteiga (temperatura ambiente)

400 ml de buttermilk (acrescente 2 colheres de sopa de suco de limão em 400 ml de leite e use-o assim que talhar)


Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 200°C e polvilhe farinha de trigo sobre uma forma redonda.

  1. Em um bowl coloque todos os ingredientes exceto a manteiga. Misture bem até que os ingredientes estejam integrados e as frutas bem distribuídas.

  2. Acrescente a manteiga e misture até que seja totalmente absorvida pela massa (a massa é pegajosa).

  3. Transfira sobre uma superfície enfarinhada. Polvilhe farinha também sobre a massa, pressione-a para achatá-la e deixe-a redonda.

  4. Com uma faca afiada faça cortes em cruz dividindo-a em 4. Leve ao forno por 30 minutos ou até que e pão esteja corado e inserindo a ponta da faca no centro essa saia limpa.

  5. Retire do forno e deixe descansar sobre uma grade por 15 minutos


Seu pão está prontinho para ser besuntado com manteiga ou geleia.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FENO-GREGO

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page