SHANKARPALI - Biscoitinhos diamante
Boa tarde!
Hoje vamos fazer um snack muito apreciado na Índia, super gostoso e crocante. E se você não sabe, eles tem uma variedade imensa e cada um mais gostoso que o outro, é de enlouquecer🤪. Muitos deles são vendidos nas ruas e é uma tentação quando você vê aquela montanha de salgadinhos quebradiços e crocantes na sua frente. OK, na rua sim, mas você pode encontrá-los industrializados e em diversas lojas e comprar a granel. Mas sim, claro, ainda bem que podemos fazer igualzinho, e é isso que vou ensinar hoje, pois é muito fácil, e já que estamos em casa, se demorar um pouquinho mais, onde iríamos com tanta pressa? Sair da sala e ir na cozinha😆? Não seria uma má ideia se você já tivesse esses biscoitinhos prontos, e estivesse indo até a cozinha para pegar uma porção deles para se deliciar em frente à TV não é verdade?
Mas voltando ao nosso foco, você sabe que eu gosto de saber exatamente o significado e a origem das receitas que faço, então sempre partilho isso aqui no Blog, vamos ver?
Esse é um snack tradicional do oeste da Índia, comumente feito por ocasião de diversos festivais, principalmente o Diwali (Festival das Luzes). No Gujarat, Maharashtra e Karnataka é chamado Shakkarpara ou Shankarpali e seu sabor pode ser doce, azedo ou picante, dependendo de como é feito.
Na Índia durante a temporada dos festivais, os doces se sobressaem em todos os cantos, e são os carros chefe dessas festividades, mas sempre existe um salgadinho ou lanche picante para equilibrar o sabor do doce (e ponha doce nisso 🙃). Normalmente opta-se por outro tipo de salgadinho de nome Karasev ou Kara sev (preparado com farinha de grão-de-bico e farinha de arroz) ou castanha de caju torrada por ser mais fácil, porém o Shankarpali ou Namak pare (namak = sal) está entre um dos preferidos, tanto das crianças quanto dos adultos, e por ser cortado em forma de pequenos diamantes é chamado também de biscoitos de diamantes.
Para nós ocidentais, pelo fato de ser salgado e com especiarias, diríamos que comeríamos acompanhado de uma cerveja ou uma caipirinha, ou seja, como tira gosto, certo? Mas lá esse snack pode também acompanhar o chá.
Na verdade, eu encontrei inúmeros nomes para essa mesma receita, sendo que alguns alteram o nome quando é doce ou picante conforme mencionei acima. Como não cheguei a um consenso já que encontrei uma "enxurrada" de informações, talvez pelo fato de encontrarmos esse snack em outros países como Afganistão, Paquistão e Bangladesh, vamos ficar com o nome de Shankarpali.
Passo a passo e ingredientes:
Em um bowl coloque os ingredientes abaixo. Você pode trocar o cominho preto pelo cominho comum ou gergelim e pimenta calabresa por pimenta do reino ou omitir. E a semolina? Bem, a semolina apesar de ser somente 2 colheres de chá, é usada para dar maior crocância, porém se não encontrar omita ou substitua pela farinha de arroz, essa é bem fácil de achar nos mercados. Com ou sem semolina, dá super certo e é uma delícia.
Misture bem esses ingredientes.
Adicione a manteiga que não só deverá estar derretida, como quente. Misture com as pontas dos dedos e depois pressione um pouco da massa na palma da mão, se ela ficar única, como na foto, está perfeita. Se você já fez Crumble sabe como é, a massa é uma farofa mas quando pressionada ela se agrega.
Acrescente meia xícara de água e trabalhe até que incorpore totalmente. A massa é macia e deverá ser trabalhada por 5 minutos apenas. Unte a superfície com óleo, cubra e deixe descansar por 5 minutos.
Após ter descansado, trabalhe por mais uns 3 minutos e certifique-se de que está lisa e macia. Divida em duas ou mais partes, como achar mais fácil, e transfira para uma superfície enfarinhada.
Abra a massa com o rolo, a qual não deve ser fina e nem grossa demais, mais ou menos na espessura da massa de pastel. Faça cortes retangulares na diagonal com uma faca afiada ou cortador de pizza. O tamanho você decide, claro que menor o visual fica mais bonito, mas se quiser maior, OK.
Leve uma frigideira ao fogo com óleo e assim que estiver bem quente, solte as massinhas e mexa delicadamente com a escumadeira. Eu usei uma espátula para colocar várias de uma vez. Se optar pela espátula faça com delicadeza para que não percam a forma.
Frite por 15 a 20 minutos em fogo médio para baixo e mexa ocasionalmente até que fiquem crocantes e douradas. Escorra em papel toalha.
Obs.: Para saber se o óleo está quente mergulhe a ponta de uma colher de pau no óleo, se frigir (formar bolinhas) estará no ponto certo.
Assado: Se optar por assá-las, coloque o dobro de manteiga e deixe a espessura um pouco mais grossa. Ah esqueci!! 😮😮😮 Você pode fazer o formato que quiser e poderá chamar os pequenos para ajudar. Afinal, hoje em dia você encontra super fácil essas forminhas para biscoitos das mais diversas formas. Se você tem criança em casa tenho certeza que tem inúmeras delas.
Coloque-as sobre uma assadeira e leve em forno pré-aquecido 190°C por 10 minutos aproximadamente ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Retire imediatamente e se quiser pode guardá-los em uma vasilha com tampa hermética por até 3 semanas. Mas você verá que essa receita não rende, sendo assim não terá nem tempo de pensar em estocar.
VARIAÇÃO COM ERVAS E PARMESÃO
Vamos, como dizia um amigo meu, "prostituir" a receita e alterar alguns ingredientes:
Manteiga por 2 colheres de sopa de azeite: não esqueça de aquecer.
Se for assar, acrescente mais uma colher.
Cominho por ervas finas, salsa ou orégano (todos desidratados), nesse caso na mesma proporção do cominho ou mais, como preferir.
Cebola ou alho em pó: nesse caso use 1/4 de colher de chá, a menos que goste do sabor bem acentuado.
Pode acrescentar 2 colheres de sopa de queijo ralado, nesse caso precisará de um pouquinho mais de água, acrescente 1 ou 2 colheres de sopa, uma por vez, trabalhe a massa antes de acrescentar a outra.
E aí, o que você vai decidir? Com especiarias ou com ervas? Assado ou frito? Vou te contar um segredo e acredito que você já sabe: não tem melhor do que frito, mas ai ai ai😯😪🤐 , tem muita caloria, mas se fizer somente de vez em quando e tiver bastante gente para comer, tenho certeza que nem que você queira conseguirá cometer excesso.
SHANKARPALI
Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de semolina fina (ou farinha de arroz) ou omita
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de pimenta calabresa ou do reino
3/4 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga (derretida e quente)
1/2 xícara de chá de água
Óleo para fritar
Modo de fazer:
Em um bowl coloque a farinha de trigo, semolina, cominho, pimenta calabresa, sal e misture bem.
Acrescente a manteiga quente e misture bem até obter uma consistência de farofa. A consistência é quando a massa pressionada na palma da mão, ela se agregar.
Coloque a água e trabalhe a massa até que tenha sido absorvida. Besunte com 1 colher de chá de óleo. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 5 minutos.
Trabalhe de novo rapidamente a massa e certifique-se que está macia porém firme.
Divida ao meio e abra-a em superfície enfarinhada até formar um retângulo. A massa não deverá ser nem grossa e nem fina, mais ou menos na espessura de massa de pastel.
Usando uma faca afiada ou um cortador de pizza corte em retângulos na diagonal (formato de diamante).
Frite em óleo quente. Não sobreponha as camadas no óleo.
Mantenha o fogo médio para baixo mexendo ocasionalmente. Retire assim que ficarem crocantes e douradas (15 a 20 minutos aproximadamente).
Obs.: retire um ponto antes da cor que você deseja.
Aí está, se fizer como eles, experimente com uma bela xícara de chá, caso contrário, abra o seu "buteco" particular e se delicie 🍹🥤🍷
Se você tem dúvidas mande mensagem Inbox pelo Facebook ou pelo email: cozinhadofimdomundo@gmail.com
Comments