SALADA THAI
Olá pessoal, muito tempo afastada não é? Mas aqui estou para continuarmos a nossa viagem ao redor do mundo, e hoje eu trouxe uma fusão de ingredientes para que possamos desfrutar dessa opção, que é uma salada super colorida e cheia de sabores surpreendentes.
Uma ótima ideia para aqueles que querem manter a forma ou para os que ainda estão tentando seguir uma dieta ou mesmo procurando por uma alimentação saudável. Essa é uma sugestão super diferente, muito fácil e democrática. Democrática porque você pode usar os ingredientes que mais gostar, omitir alguns, acrescentar outros, enfim, brincar com essa sugestão.
Não se assustem com a lista dos ingredientes pois eu darei algumas opções de substituição. Vamos ver?
Aqui vão algumas sugestões ou substituições: pode usar couscous, mas se não encontrar pode substituir por quinoa que é tão substanciosa, nutritiva e saborosa quanto. Agora, a manteiga de amendoim, com certeza, a melhor que encontrar, inclusive pode ser aquela com pedacinhos crocantes de amendoim, que foi a que usei aqui, hummmm, delícia. 😋
Óleo de gergelim torrado fica perfeito, mas sei que tem pessoas que não gostam do sabor, então substitua por óleo de coco e o vinagre de arroz, por vinagre de vinho tinto.
Bom, chegamos a um ingrediente crucial e já estou vendo muitas pessoas com os olhos arregalados, ou até mesmo algumas que passarão "batido" por essa receita por conta das pimentas. Eu amo pimenta, em excesso, admito, mas quem não gosta não precisa colocar, simplesmente omita.
Bem, aqui temos vagem, pimentão verde e vermelho, mas pode também colocar o amarelo e repolho roxo, com certeza vai ficar mais colorido e com cara da Tailândia.
Amendoim torrado ou castanha de caju para dar mais crocância.
Coentro, ai meu Deus 🤐!! Agora parece que estou vendo um monte de gente com os cabelos em pé, mas não coloque se não gosta, mas eu garanto que terá muito mais sabor, use salsinha no lugar do coentro. Use a cebola roxa que é mais adocicada, cebolinha: aí quem fica de cabelo em pé sou, mas para quem gosta, ótimo ingrediente.
Quanto às folhas de limão Kaffir, é difícil encontrar fresca, eu as tenho porque meu pai plantou e o pé está super bonito, é só ir no quintal e pegar direto da fonte, ou melhor, do pé. Mas sim, pode substituir por folha de limão normal, folhas novas. Corte-as bem fininho em chiffonnade - que é aquele corte que enrolamos as folhas e cortamos em tiras bem fininhas, igual a couve que encontramos já cortada nos supermercados. Se em último caso não quiser nada disso, coloque as raspas de um limão siciliano, com certeza fará toda a diferença.
Ainda vou dar uma outra opção que acabei esquecendo de colocar na minha salada: peguem o bulbo do capim cidreira, batam com o cabo de uma faca e retire a casca mais grossa que recobre o talo e corte a haste branca em lâminas bem fininhas. Agora sim vocês estão com os pés nos sabores da Tailândia.
Bom, acho que é isso. Se quiser acrescentar algum outro ingrediente, fique à vontade, mas lembre-se que a salada precisa ser crocante (legumes e amendoim), ácida (suco de limão), doce (do mel), e com os sabores exóticos do kaffir. Ou ainda, acrescente, substitua ou omita, crie uma salada com a sua cara.
Vamos ao modo de fazer, que asseguro ser bem mais simples e rápido do que ler a receita.
Começando com o couscous: uma parte de couscous para duas de água. Leve ao fogo a água com sal ou caldo de legume. Cuidado com o sal, pois você vai usar molho de soja, então use-o com parcimônia, e assim que estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente o couscous. Tampe e aguarde até que tenha absorvido toda a água e após solte os grãos com um garfo e reserve.
Se optar pela quinoa, a proporção é a mesma, porém o modo de fazer é idêntico ao arroz. Lembre-se que a quinoa precisa ser muito bem lavada e escorrida antes de cozinhar.
Misture o mel com a manteiga de amendoim até que fique bem incorporado. Se estiver muito denso, coloque por 15 segundos no microondas.
Acrescente agora o gengibre, molho de soja, vinagre de arroz, óleo de gergelim ou óleo de coco, pimenta, suco de limão e as folhas de limão Kaffir ou limão ou ainda raspas de limão siciliano.
Junte os legumes ao couscous, uma parte do coentro, uma parte da cebolinha, cebola e agregue o molho, lembrando que se estiver muito grosso, dilua em uma ou duas colheres de sopa de água.
Coloque em uma saladeira, esprema mais limão ou sirva com quartos de limão e decore com coentro, cebolinha e amendoim ou castanha de caju.
É simplesmente deliciosa essa salada, não deixe de experimentar.
SALADA THAY
Ingredientes:
3/4 xícara de chá de quinoa ou couscous
2 vezes a mesma medida de água e uma pitada de sal ou caldo de legumes
1/2 xícara de vagem picadinha
1 xícara de pimentão picado (verde/vermelho/amarelo)
1 xícara de cenoura cortada em cubinhos pequenos
2 xícaras de repolho roxo
1/2 xícara de amendoim torrado ou castanha de caju
1/2 xícara de coentro picado (ou salsa)
2 colheres de chá de gengibre ralado
1/4 xícara de cebolinha picada
1 limão
1 pimenta vermelha (opcional)
3 folhas de limão kaffir (opcional) ou folhas novas de limão ou raspas de limão
Molho:
1 colher de sopa de mel
1/4 xícara de manteiga de amendoim
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado ou óleo de coco
1 colher de sopa de vinagre de arroz ou vinagre de vinho tinto
3 colheres de sopa de molho de soja
Modo de fazer:
Couscous: uma parte de couscous para duas de água. Leve ao fogo a água com sal ou caldo de legumes. Assim que estiver fervendo, desligue e coloque o couscous. Tampe e aguarde até que tenha absorvido toda a água. Solte os grãos com um garfo e reserve.
Quinoa: Lave bem a quinoa em água corrente abundante e deixe escorrer. Em seguida leve ao fogo com a água e uma pitada de sal ou caldo de legumes e deixe em fogo baixo ate que a água tenha sido absorvida. Reserve.
Molho: Em um bowl coloque a manteiga de amendoim o mel e mexa. Se a manteiga de amendoim estiver muito densa, leve ao microondas por 15 segundos.
Em seguida acrescente o gengibre, pimenta, folhas de kaffir (limão ou raspas de limão), molho de soja, vinagre de arroz, óleo de gergelim torrado ou óleo de coco e misture. Reserve.
À parte junte o couscous ou a quinoa com o repolho, a cenoura, os pimentões, a vagem e despeje o molho cuidadosamente envolvendo todos os ingredientes.
Coloque em uma saladeira e decore com coentro, cebolinha e amendoim torrado ou castanha de caju.
Comments