top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

PÃO DE QUEIJO



Bom dia!!

Ah, eu sei que você está com essa "cara"😏 estranha e pensando: "mais uma receita de pão de queijo"? Afinal parece que o número de receita de pão de queijo aumenta a cada dia. Mas dá uma olhadinha nos ingredientes, e veja se você já fez essa? Se não fez, bora lá fazer agora.

Antes, porém, vamos conhecer a história desse famoso pãozinho e a diferença entre polvilho doce e polvilho azedo.


HISTÓRIA DO PÃO DE QUEIJO

Tradicionalmente mineiro, esse pão de queijo é conhecido em todo o Brasil, inclusive, em outros países. Os estrangeiros quando aqui vem, se apaixonam por essa iguaria crocante por fora e macio por dentro.

Como não poderia deixar de ser, a origem não é precisa nem quanto a data e quem verdadeiramente o inventou, mas vamos às informações que temos.

Algumas pesquisas apontam que ele surgiu na época dos escravos, afinal a mandioca era o pão do índio brasileiro.

Já outros registros apontam sua origem no século XVIII, no estado de Minas Gerais.

Naquela época, a farinha de trigo disponível era importada, cara e de péssima qualidade, e chegava ao estado de Minas Gerais imprópria para o consumo e, para substitui-la foi utilizado o polvilho, subproduto da mandioca, ingrediente esse, trazido pelos portugueses.

À receita eram adicionados sobras de queijos endurecidos (queijo curado), que sobravam da produção das fazendas, ovos e leite, esse último, ingrediente farto devido a expansão da pecuária. A massa então era enrolada e assada, dando início então à história do pão de queijo.

Mas está curiosa para saber a receita original? Como sempre, é obscura e contêm muitas versões, variando os ingredientes e mesmo a quantidade. Por exemplo, água ou leite, manteiga, banha ou óleo, polvilho doce ou azedo ou ambos. Os queijos, os mais diversos, sendo os mais comuns, o meia cura, canastra e o parmesão.

Esses pãezinhos se popularizaram a partir de 1950, quando a mineira Arthêmia Chaves Carneiro (rosto da marca da Casa de Pão de Queijo) disseminou a receita e começou a comercializá-lo no estado.

Hoje ele é exportado para mais de 50 países, Portugal, Itália, Japão, Estados Unidos, são alguns deles. O fato é que, em alguns países da América Latina podemos encontrar uma iguaria parecida com o nosso pão de queijo.


Pão de queijo na América do Sul

Na Colômbia - o pandebono ou pan de bono, de formato achatado como o nosso tradicional pão de queijo, além do polvilho, usa-se fubá pré-cozido, queijo colombiano e feta.

No Paraguai e Argentina, temos a chipa que tem um formato de U e cuja receita é bem parecida com o nosso pão de queijo. Já o pan de yuca (pão de mandioca), também do mesmo formato do nosso, é originário do Equador.


Hoje podemos comprar o pão de queijo pronto em padarias, cafeterias e mesmo a massa congelada, felizmente, podemos encontrar facilmente.

Porém nem sempre o sabor nos surpreende, então, partindo disso, proponho a você preparar o seu próprio pãozinho, que é super rápido.

Em 30 minutos aproximadamente, você já terá uma fornada prontinha, com o aroma invadindo a sua casa do mais saboroso pão de queijo.

As receitas de hoje usam diferentes tipos de queijo, meia cura, que é o tradicional, o da Canastra, Parmesão, Provolone incluindo até mesmo Brie e Gorgonzola.

Porém ao adicionar outro tipo de queijo, é necessário estar atento, pois a gordura irá influenciar na textura de seu pãozinho, deixando-o mais ou menos denso, ou até mesmo fazer com que ele se esparrame na hora de assar.

Só mais um detalhe, talvez alguém esteja ou vá se questionar quanto ao polvilho, e se interrogando se pode usar o polvilho azedo ou até mesmo misturar os dois, e nesse caso qual a diferença?


Diferença entre polvilho doce e polvilho azedo

Ambos vêm da decantação da mandioca, mas enquanto uma parte é seca e moída (o doce), outra parte fermenta antes de passar pela secagem e moagem, o que vai dar um sabor mais intenso e azedo.

As duas variedades também são conhecidas como fécula de mandioca e ambas são livres de glúten, fazendo do polvilho um bom substituto para a farinha de trigo na alimentação de pessoas com doença celíaca ou que evitam consumir essa proteína.

De sabor suave, o polvilho doce dá elasticidade aos pratos, funcionando como uma espécie de cola que dá liga aos demais ingredientes. Por isso, ele é indicado para o preparo de biscoitos, tapiocas e pães que necessitam de uma textura mais cremosa.

Já o polvilho azedo, como o próprio nome indica, tem um sabor mais ácido do que o doce, o que dá um gosto mais intenso às preparações.

Além disso, ele permite que se formem bolhas de ar dentro da massa, fazendo o papel do fermento, de modo que cresça mais e fique mais leve. Dessa forma, o pão de queijo feito com polvilho azedo tem grandes buracos em seu interior, podendo até mesmo ficar oco.

Assim, seu crescimento faz com que ele fique deformado ao invés de redondo, além de ser mais seco e ter o sabor mais marcante. Em função dessas características, é comum ver receitas que usam os dois tipos de polvilho, de maneira a obter um equilíbrio entre as propriedades de cada um deles.

Pronto aí está a diferença, porém essa receita leva somente o polvilho doce, e eu garanto, é espetacular, já que colocamos 50% de queijo.


Bom agora que já sabemos um pouco da história e a diferença entre polvilho azedo e doce, vamos direto à receita.



Como disse no vídeo, as fotos tem ingredientes para meia receita, porém os itens listados são para uma receita, então não fique na dúvida, siga os ingredientes descritos, pois você vai devorá-los rapidamente assim que saírem do forno

Se quiser congelar, é só fazer bolinhas, colocar em assadeira, levar ao freezer e assim que estiverem congelados, armazená-los em saquinhos bem vedados.

Para assar os pães de queijo congelados, preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno em assadeira untada.

O tempo de forno vai depender do tamanho dos pãezinhos (aproximadamente 30 min). A validade quando congelado é de 3 meses.

Outro detalhe, como pode ver, fiz alguns recheados com goiabada. Para isso, simplesmente abra a massa na palma da mão, coloque um pequeno pedaço de goiabada e faça bolinha fechando-a bem. A goiabada derrete, fica uma delícia, afinal goiabada e queijo é um casamento perfeito.






PÃO DE QUEIJO


Ingredientes:

450 g de polvilho doce

1 colher de chá de fermento em pó

2 colheres de chá de sal

250 g de batata cozida e reduzida a purê

60 ml de óleo

125 ml de leite

500 g de queijo mussarela ralada

2 ovos


Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 200°C.

Em um bowl coloque o polvilho, o sal e o fermento. Misture.

Ferva o leite e o óleo e incorpore à mistura de polvilho.

Acrescente os ovos um a um, agregando-o à massa após cada adição.

Acrescente o queijo e o purê de batata e misture bem até que os ingredientes fiquem homogêneos.

Faça bolinhas pequenas.

Coloque-as em uma assadeira deixando um espaço entre elas e leve ao forno por 20 min. ou até ficarem douradas.


email: cozinhadofimdomundo@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page