PÃO DE AZEITE E TOMATE SECO - (SEM SOVA)
Bom dia!
Hoje um pão especial, super crocante e a receita mais próxima de um gostoso pão daquela padaria que você mais gosta, e porque não dizer, muito melhor, uma vez que será feito por você. Inclusive, pode aproveitar já que também é Dia das Mães, ficar em casa e fazer um belo café da manhã ou lanche da tarde para a sua mãe com esse pão delicioso, o que acha? Mas como nem tudo é tão fácil, esse necessariamente, para ficar com essa textura e essa aparência, precisa de uma panela de cerâmica ou uma dutch oven (panela de ferro fundido). Você pode estar se perguntando: será?🤷♀️ Posso fazer em outra forma?
Sim, precisa de uma dessas duas opções, e claro, pode fazer em outra forma. Eu já tentei, mas não fica igual, então se quiser crocante por fora e macio por dentro e ainda um pão sem sova, terá que optar por uma delas. Entretanto, se for usar panela de cerâmica, verifique a temperatura máxima que ela suporta uma vez que precisará ficar no forno sem nada dentro por 30 minutos.
Eu não tenho panela de ferro e nem de cerâmica e também não queria comprar nesse momento😬, mas pensando, pensando, eu lembrei de uma panela que a minha mãe tem, talvez há uns 40 anos? Penso que sim, e como estava na casa dos meus pais, perguntei para minha mãe e ela lembrou na hora. Lá fui na despensa munida de escada em busca da "dita cuja", e a encontrei na última prateleira onde ficam coisas que não se usam, e para minha surpresa lá estava ela, perfeita, pronta para ser usada e eu já até podia sentir o aroma do pão assando, afinal essa receita estava na minha cabeça há algum tempo.
Como vocês podem ver na foto, não é necessariamente uma panela (3ª e 4ª foto) mas deu perfeitamente para fazer esse pão super, mega delicioso.😋
Agora que você também providenciou a panela, vai precisar só de 10 minutos para misturar os ingredientes, pois esse pão não precisa de sova. Outro segredo é deixar a massa descansar de 12 a 18 horas, então aconselho a preparar um dia antes, a noite de preferência, para assar no dia seguinte, simples assim.
Vamos ver o passo a passo, na verdade só dois ou três passos nada mais que isso.
Ingredientes:
Aqui nesses ingredientes você pode omitir o tomate seco e o alecrim ou ainda colocar no lugar do tomate seco, parmesão ou ambos, ou seja, a receita básica é farinha, fermento, sal, azeite e água.
Modo de fazer:
Em um bowl coloque a farinha, sal (usei sal rosa) e o fermento. Cuide para que o fermento fique do lado oposto ao sal para que ele não perca o efeito. Misture com uma colher de pau, acrescente o alecrim e misture novamente.
Acrescente o azeite e a água (temperatura ambiente), mexa bem e por último o tomate seco picadinho. Esse tomate, se for usar, deverá ser seco e reidratado em água por 30 minutos mais ou menos (dependendo de quão seco ele seja, o que usei era bem seco), e em seguida escorrido antes de acrescentar à massa.
Sugiro que mexa a massa com o cabo de uma colher de pau ou com uma das mãos, embora a massa seja bem pegajosa, portanto, nada de acrescentar mais farinha e nem de sovar. Você só deverá misturar bem para que os tomates fiquem bem distribuídos.
Raspe bem as laterais, cubra com um pano de prato ou papel filme e deixe descansar de 12 a 18 horas.
A massa em dois momentos.
Após 12 horas no mínimo, acenda o forno em 220° C e coloque a panela tampada dentro por 30 minutos. Enquanto isso, com o auxílio de uma espátula coloque a massa cuidadosamente sobre papel manteiga fartamente polvilhado com farinha, molde, ou melhor, ajeite rapidamente para que ela fique mais ou menos redonda e deixe crescer mais um pouco até completar os 30 minutos do aquecimento da panela.
Você pode ou não fazer os cortes em diagonal ou em cruz sobre o pão antes de levar ao forno, porém não é necessário uma vez que ao assar ele próprio se encarregará disso. Eu não fiz no meu.
Após os 30 minutos, retire a panela do forno e segurando nas pontas do papel manteiga coloque rapidamente sobre a panela quente, tampe novamente e leve ao forno por 30 minutos. Findo esse tempo. retire a tampa e deixe por mais 10 minutos ou até que o pão esteja dourado. Cuidado ao manusear a panela de ferro devido a temperatura e a retenção do calor.
Ainda com cuidado para não se queimar e segurando as pontas do papel, retire o pão da panela e coloque sobre uma grelha para esfriar. Eu usei a própria grelha do fogão.
Após frio, bata a farinha que ficou em excesso na base do pão. 😋
Pronto para saborear? Besunte com manteiga ou ainda sem nada, gente!! é uma delícia, com ou sem queijo, com ou sem tomate, esse pão é tuuuudo!!! Macio por dentro e crocante por fora.
PÃO DE AZEITE E TOMATE SECO (SEM SOVA)
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento biológico seco
1 1/4 de xícara de água (temperatura ambiente)
1/4 de xícara de azeite
2 colheres de chá de alecrim desidratado (opcional)
1/2 xícara de tomate seco (desidratado - opcional) ou 1 xícara de parmesão ou ambos
Obs.: o tomate deverá ser demolhado por 30 minutos e escorrido antes de usar)
Modo de fazer:
Em um bowl coloque a farinha, o sal e o fermento, (o fermento e o sal não deverão ficar juntos). Misture e acrescente o alecrim mexendo novamente.
Incorpore a água e o azeite misturando bem, adicionando em seguida o tomate seco picadinho ou o queijo ou ambos, e mexa novamente para que fiquem bem distribuídos.
Obs.: A massa fica bem pegajosa.
Cubra com papel filme ou pano de prato e deixe descansar de 12 a 18 horas.
Quando sua massa estiver descansado, pré aqueça o forno a 220° C e coloque a panela de ferro ou de cerâmica tampada no forno e deixe por 30 minutos.
Enquanto isso, com o auxílio de uma espátula, cuidadosamente retire a massa e coloque sobre papel manteiga polvilhado com farinha de trigo. Gentilmente modele a massa em uma bola e reserve enquanto aguarda a panela aquecer.
Após esse tempo, retire-a do forno e segurando nas pontas do papel coloque a massa dentro da panela e volte ao forno por 30 minutos.
Expirado o tempo, retire a tampa e deixe por mais 10 a 15 minutos até que esteja dourado e crocante.
Cuidando para não se queimar, retire o pão da panela e em seguida do papel manteiga e coloque-o sobre uma grelha para esfriar (eu usei a grelha do fogão).
Bata depois o excesso de farinha que ficou na base do pão e pronto, você terá um pão super leve, crocante e macio.
Experimente e veja como fazer pão é mágico, aliás cozinha é uma magia, você duvida?
Comentarios