PAMONHA SALGADA ASSADA E RECHEADA
Boa tarde!
Hoje vamos ficar por aqui, no Brasil, e saber um pouco sobre esse prato super típico, que como você pode ver pelo título é a Pamonha, mas não a de Piracicaba 😁 .
Esse é um quitute da culinária brasileira bastante comum em alguns estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, São Paulo entre outros. Segundo o livro de Câmara Cascudo, História da Alimentação no Brasil, a pamonha é de origem indígena. Os índios costumavam amassar o milho verde juntando em seguida leite de coco, manteiga e erva doce, obtendo assim a pa'muña que na língua tupi significa pegajoso, empapado.
A receita da pamonha tradicional é muito, muito trabalhosa😏, pois o milho verde após descascado e ralado à mão, é em seguida espremido grosseiramente e temperado com açúcar ou sal, leite de coco, erva doce e canela. Na sequencia, a massa é colocada na palha do milho onde as extremidades são dobradas e embrulhadas como um envelope. Finalmente, após horas de trabalho, onde muitas vezes as famílias se reúnem para prepará-las, são cozidas até que a massa adquira uma consistência firme, porém macia e cremosa.
Em Goiás, o costume é fazer pamonha salgada, recheada com carne bovina, de porco e, é claro, com pequi.
Nesse estado, é comum o hábito, comer pamonha frita na banha de porco no café da manhã. Depois de frita, ela ainda pode ser assada e coberta com açúcar. Muitos, colocam leite no prato junto à pamonha como tempero extra.
No meio dessa diversidade, ainda temos a pamonhada que leva manteiga em vez de gordura de porco, e pimenta dedo-de-moça.
Já no Nordeste, após ralar o coco, a massa não é coada. Na Bahia, a versão mais comum da pamonha é a doce, que inclui o coco e seu leite, ingredientes que conferem um sabor delicado e especial. Associou a pamonha às festas juninas? Acertou, pois é super típica na ocasião dessas festividades.
Se você está pensando que a pamonha é estritamente brasileira🤷
errou, pois encontramos variações também no Peru ou ...... será que encontramos variações das tradições peruanas aqui no Brasil?
Claro está, que não vamos discutir aqui o mérito e entrar na história para saber onde a receita surgiu primeiro. Estou somente dando uma pincelada em uma receita tradicional do nosso país.
Por curiosidade, vamos apenas nos ater ao Peru, onde encontramos na costa, por exemplo, as humitas que levam recheio de porco, frango, ovo cozido, azeitona ou amendoim. É comumente consumida no jantar.
Já na região dos Andes, o milho é moído com pimentão, cebola, especiarias, queijo ralado e carnes diversas.
Na capital, Lima, encontramos o tamalito verde, onde à massa de milho verde adiciona-se sal e coentro e é normalmente consumido com café com leite.
Então: pamonha, pamonhada, tamalitos? Não importa, cada local, cada país tem sua própria história e receita enraizada em suas culturas locais.
Nós aqui, após esse breve giro, vamos fazer a versão da pamonha assada da maneira mais fácil e rápida e porque não dizer, preguiçosa, já que usaremos milho em lata.
Vamos lá então preparar essa versão preguiçosa, porém não menos saborosa?
Não vou colocar aqui o passo a passo, pois como mencionei acima essa versão é super fácil e rápida e também o vídeo está disponível para dúvidas.
Quanto ao queijo, a mussarela poderá ser substituída por Minas Padrão ou ainda Meia Cura.
PAMONHA SALGADA ASSADA E RECHEADA
Ingredientes:
400gr de milho (lata) drenado
6 colheres de sopa de azeite
60gr de farinha de trigo
60ml de leite
2 ovos
1 colher de chá de pimenta calabresa
1 colher de chá de ervas finas (opcional)
1 colher de chá de funcho ou erva doce (opcional)
sal a gosto
Recheio: 250gr queijo mussarela ralado grosso
Modo de fazer:
Preaqueça o forno 180°C.
Unte uma forma retangular de 25cm x 10cm aproximadamente.
Bata no liquidificador o milho drenado, os ovos, o leite e o azeite.
Acrescente a farinha e bata novamente até que a farinha esteja incorporada à massa.
Transfira para um bowl e acrescente a pimenta calabresa, as ervas finas, o funcho e o sal. Misture bem.
Coloque metade da massa na forma, em seguida a mussarela e por último o restante da massa.
Leve ao forno por aproximadamente 45min, ou até que espetando um palito esse saia limpo.
Espere alguns minutos antes de desenformar.
Sirva quente.
Comments