ORIGEM DO DIA DOS PAIS
Bom dia!!
Quem está curioso para saber a origem do dia dos Pais, não só no Brasil, como ao redor do mundo, fica aqui que vou te contar. Antes porém, ressalto que há muitas divergências quanto as datas, versões dos fatos, etc., ou seja, não tenho a pretensão aqui de dizer que é verdade, mas somente pesquisas que fiz e que retransmito a você.
Apesar dessa data ser aparentemente recente, foram encontrados indícios de que esse hábito existe há mais de 4.000 anos!
Os historiadores baseiam essa afirmação na descoberta de uma mensagem escrita por um garoto chamado Elmesu. O menino teria escrito um “cartão”, naquela época uma placa de argila, desejando boa saúde e vida longa ao seu pai, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, um dos maiores impérios do mundo antigo na Mesopotâmia.
A mensagem supostamente teria sido: “Pai, tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que sou hoje. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai”
Fazendo um giro ao redor do mundo:
Portugal, Espanha e outros países católicos, comemoram essa data no dia 19 de março, dia de São José, esposo de Maria.
EUA, Argentina, Canadá, Chile, Japão, França, Reino Unido, entre outros, é comemorado no terceiro domingo de junho.
Os países escandinavos, no segundo domingo de novembro.
Austrália e Nova Zelândia, primeiro domingo de setembro.
Na Tailândia, a festa dos Pais é celebrada no dia 28 de julho, data de aniversário do falecido Rei Rama IX, que reinou no país durante mais de 70 anos. Nessa ocasião os pais recebem uma flor de Canna (flor amarela) e se vestem de amarelo, a cor do Rei.
EUA: Temos duas prováveis história para o Dia dos Pais no Estados Unidos. Uma delas é que esse dia teria sido consolidado como uma data para presentear os pais por uma associação de comerciantes de roupas masculinas de Nova York, que fez uma parceria com uma indústria de cartões comemorativos. Isso ocorreu durante a Grande Depressão, quando os lucros estavam bem abaixo do esperado, e o objetivo era impulsionar as vendas de gravatas e cartõezinhos de felicitação.
A outra, um pouco mais longa e complexa conta que, Sonora Louise Smart Dodd, órfã de mãe, em 1909, teria tido a ideia de homenagear o seu pai, William Jackson Smart, enquanto assistia a uma missa de Dia das Mães. Dizia-se que Sonora nutria uma grande admiração pelo pai, um veterano da Guerra Civil Americana, o qual, após o falecimento da esposa, mãe de Sonora, teria criado sozinho, a ela e seus irmãos.
Sonora então, solicitou às autoridades de Spokane, cidade onde morava no estado de Washington, que fosse estabelecido um dia para homenagear os pais. O primeiro Dia dos Pais foi celebrado em 19 de junho de 1910, no dia do aniversário de William Jackson Smart.
A ideia se espalhou pelo país e por muito tempo foi comemorada nesse dia. Mas, em 1966, o então presidente Lyndon Johnson resolveu mudar e instituiu oficialmente o terceiro domingo de junho como a data para essa comemoração.
Dia dos Pais no Brasil
Aqui no Brasil ela aconteceu em 16 de agosto de 1953 e segundo pesquisas, foi criada pelo publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal e da rádio O Globo com o intuito de atrair anunciantes. E parece que essa ideia deu super certo.
A matéria daquele ano foi a seguinte:
O DIA DO PAPAI
"Pela primeira vez se celebrará amanhã o Dia do Papai. Pela primeira vez os filhos, no enternecido reconhecimento que devem a quem lhes consagra energias e desvelos, preocupações e esperanças, manifestarão aos pais toda a extensão do seu amor.
Será a primeira vez e não será a última. Tão justa é a homenagem, tão universal e comovido foi o entusiasmo que a acolheu, tanto representam os pais para o coração dos filhos, que se pode afirmar com convicção que a iniciativa do “O Globo e da Rádio Globo” frutificará pelos anos afora numa festa anual de amor.
São esses os nossos votos na véspera da sentimental homenagem. Que cada qual medite no que deve ao pai de proteção na infância, de orientação na mocidade e de carinho e apoio durante a vida toda e obedeça aos impulsos gratos do seu coração. E que a homenagem se estenda a outras cidades, a outros países, ao mundo todo como uma pausa universal de ternura e confiança no turbilhão da vida que passa.
Bem apelativa não é? Como pode perceber, deu super certo."
Como a população naquela época, era predominantemente católica, a ideia inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, que, na tradição católica, é pai de Maria e avô de Jesus. É, não faltaram apelos, tanto que o dia 16 de agosto (dia de São Joaquim) ficou marcado como o Dia dos Pais Brasileiros.
Foi durante o papado de Paulo VI, entre 1973 e 1078, que 26 de julho passou a ser o dia de São Joaquim e de Sant’Ana, quando é comemorado o Dia dos Avós.
Depois, não consegui saber a razão, ficou decidido que o Dia dos Pais seria celebrado no segundo domingo de agosto. Alguns dizem que, como o Dia das Mães é também celebrado no segundo domingo, assim ficou o Dia dos Pais também, ou ainda, por conta de ser um domingo para que as famílias passassem mais tempo reunidas.
Aí estão, algumas curiosidades sobre o Dia dos Pais, espero que você, que ainda o tem, comemore com muita saúde e muito amor e para aqueles cujos pais já partiram, que os conserve em suas memórias e corações.
Feliz Dia dos Pais!!
Comments