FENO-GREGO
Bom dia!
Hoje vamos falar do feno-grego e ao que me parece, atualmente, muitas pessoas estão consumindo-o em cápsulas, chá ou mesmo óleo. Dizem que é benéfico para a saúde, pois, possui inúmeras propriedades. Será que é mesmo? Sabe alguma coisa a respeito dessa planta, como é usada e para que?
Bem, se está curioso(a) para saber vou te contar algumas coisas bem interessantes a respeito dela, mas nesse post nos ateremos somente ao uso de suas sementes, de suas propriedades como especiaria, uma vez que não há disponibilidade de adquiri-las frescas ou desidratadas por aqui, pelo menos que eu saiba.
Para começar, o feno-grego é uma planta semelhante a um trevo da família botânica Fabaceae , que também inclui alfafa, grão-de-bico e amendoim.
Não pense em ir com ''sede ao pote'' e triturar nos dentes suas sementes, pois, embora ela tenha o sabor parecido com o de bordo, você vai se contorcer com o intenso amargor das sementes quando cruas. Entretanto, quando adicionado no preparo das receitas, o feno-grego confere um sabor doce, semelhante ao xarope de bordo, que lembra o açúcar queimado.
Abaixo, só para ilustração, a extração da seiva de bordo que resulta no Maple syrup ou xarope de bordo.
FENO GREGO - Trigonella foenum-graecum
É uma planta herbácea e aromática, onde não somente os grãos são usados, mas também suas folhas secas ou frescas.
Tem sua origem um tanto quanto indefinida em algum lugar da Ásia Menor, Oriente Médio ou Abissínia (território da atual Etiópia). Essa incerteza deve-se ao fato de ter sido usada há milênios por muitas civilizações que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo. Do oriente, se espalhou, como sugere o nome, para a Grécia.
Atualmente os maiores produtores são: Índia, Bangladesh, Paquistão, China, França, Espanha, Turquia e Marrocos, seguido de outros países em menor escala.
Suas sementes são de amarelo pálido quando novas, tornando-se mais escuras com o passar do tempo.
Como nada fica completo sem algumas informações históricas, vamos saber um pouco mais a respeito dessa planta medicinal, considerada uma das mais antigas do mundo e você vai entender o porquê.
Um pouco de história: sementes carbonizadas de feno-grego foram recuperadas de Tell Halal no Iraque datado de 4.000 A.C.
Já no Egito foram encontrados vestígios de suas propriedades num papiro datado 1.550 A.C., que faz menção à sua utilização para tratar queimaduras e com os grãos era preparado um unguento utilizado para embalsamar os mortos. Evidências de seu uso para embalsamamento foram encontradas no túmulo do faraó Tutancâmon (mais conhecido como rei Tut). Já externamente, era recomendada para baixar a febre e embelezar a pele.
No século I D.C., foi encontrada uma receita onde menciona a sua utilização pelos romanos para temperar o vinho. Ainda nessa época, na Galiléia, era cultivado como alimento básico, como Josefo menciona em seu livro, Guerra dos Judeus. Foi também cultivada como planta de forragem pelos romanos 200 anos mais tarde.
Os árabes, aconselhavam às jovens meninas para que o consumissem regularmente com o intuito de “florescer, salientar” suas curvas. Também com o mesmo fim, era usado nos haréns com uma mistura de açúcar e azeite.
Segundo pesquisas, as sementes de feno-grego possuem uma quantidade significativa de diosgenina (sapogenina esteroide, um dos principais constituintes bioativos de várias plantas, que é um dos principais precursores na produção industrial de vários esteroides sintéticos conhecidos).
Durante a primeira guerra judaico-romana, foi usado para impedir a entrada de invasores na cidade, sendo então misturado com óleo fervente e derramado sobre as muralhas da cidade.
Na Grécia Antiga, os intelectuais tinham por hábito petiscar os grãos de sabor pronunciado entre as refeições, depois de grelhados em óleo de cevada.
Os árabes recomendam o feno-grego por sua ação no leite materno, além disso, o nome árabe do feno-grego, Helba, vem do termo halib, que significa leite. Também chamado de chá amarelo no Egito, aliás, esse país é considerado o berço do chá feito de sementes de feno-grego, onde é hábito consumi-lo ao longo do dia. Os egípcios adoram e fazem questão de oferecer aos seus hóspedes, para que possam desfrutar dos aromas e benefícios desse chá único que, segundo eles, apresenta notas de baunilha, nozes e até mesmo chocolate. Mas claro, com esses sabores tão, digamos, inusitados, nós, simples ocidentais, precisaremos de um tempo extra para nos acostumarmos com o seu sabor.
Vale lembrar, que embora chamemos de chá, não se trata especificamente de um chá, uma vez que não é feito com as folhas, mas sim com as sementes.
Composição: fósforo, taninos, flavonoides, ácido nicotínico, saponinas esteroides, cumarina, proteína, enxofre, cálcio, antioxidantes, magnésio, zinco, vitaminas C, A, B2, B9 e B1, etc.
Na cozinha: versátil, o feno-grego pode ser usado inteiro, em pó, em infusão e decocção, e claro além de suas folhas secas ou frescas sendo que as folhas são consideradas ervas e as sementes, especiarias.
Pouco utilizado no ocidente, principalmente aqui no Brasil, as sementes são sempre associados a outras especiarias. Na Índia e no Egito entram na fabricação de pães.
Na Tunísia existe um prato tradicional "cos'ksi bel hèlba" ou "cuscuz de feno-grego", recomendado às mulheres durante o período de amamentação, pelo menos uma vez por semana.
Na Etiópia, entra na composição do Sambhar podendo também ser incorporado ao pão.
Essa especiaria também faz parte de várias masalas (misturas) como Colombo, alguns curries (mistura de temperos em pó) e Ras el Hanout.
Para os suiços, seus aromas os inspiram, a aromatizar o queijo "Schabziger", e no Norte da Itália, em Val Venosta, um pão tradicional, típico da região, feito com várias especiarias entre elas o feno-grego.
A Holanda perfuma um de seus goudas com sementes de feno-grego e embora industrializado, esta pasta macia adquire um sabor exótico incomum.
Como especiaria, podemos utilizar as sementes inteiras ou em pó, embora como tenho falado em posts anteriores, nas sementes, a potência e a durabilidade é maior.
Portanto, se você tem as sementes em casa, antes de usá-las, pode tostá-las para concentrar todos os sabores e liberar os óleos essenciais e em seguida, reduzi-las a pó, usando um processador ou almofariz.
Nesse caso, a quantidade, para começar a se aventurar nesse sabor mágico é de 1 colher de café por pessoa ou até menos, quantia essa suficiente para adicionar um toque especial aos pratos.
Outra maneira é demolhar as sementes um ou dois dias para amaciá-las e assim trazer um sabor de nozes aos pratos. O leite ou a água aromatizada com as sementes, já macias, poderão ser usados para cozinhar arroz, lentilhas e sopas, por exemplo.
Vai bem com aves, carnes, legumes, sopas, lentilhas, pickles e chutneys.
Seus brotos também são consumidos como vegetais ou usados para dar sabor aos pratos. As folhas secas, ou Kasuri Methi como é conhecida na Índia, têm um sabor amargo e cheiro característico.
Acredite ou não, a minha cozinha recendeu quando tirei a foto das folhas desidratadas. Pelo menos para mim o cheiro é ótimo.
Ele ainda é usado como agente aromatizante em imitações de xarope de bordo ou chás, ou como suplemento dietético.
Sabor: de coloração amarelo âmbar, o feno-grego tem um odor forte e característico, suas folhas e sementes são aromáticas e um pouco amargas, lembrando a baunilha. O aroma poderoso do feno-grego é semelhante ao aipo, lembrando também o xarope de Maple (bordo). Na boca é levemente adocicado, amargo e adstringente.
Propriedades Medicinais: age na nossa saúde de várias formas, e embora muitas delas não tenham validação científica, e muitos estudos estejam em andamento, ainda assim são amplamente utilizadas.
Metabolismo: melhora o desempenho esportivo, sendo utilizado em forma de cápsulas ou mesmo chá, pois, aumenta o ganho de massa muscular devido ao seu alto teor de proteína: 30%.
Problemas no aparelho digestivo: a infusão das sementes reveste a parede do esôfago, protegendo-o dos efeitos colaterais da ingestão de bebidas alcoólicas, bem como dos alimentos condimentados e ácidos. O consumo regular do chá bloqueia o aumento da acidez e elimina úlceras estomacais.
Estimulante: tem o potencial de melhorar a percepção dos sabores dos alimentos, estimulando o apetite, contribuindo com um ganho de peso em pessoas com problemas de assimilação de nutrientes.
Antidiabético: estimula a produção de insulina, uma vez que os oligoelementos contidos na bebida reduzem o açúcar no sangue e melhoram o metabolismo lipídico.
Redução do colesterol: devido a alta quantidade de fibra solúvel, ele tem um efeito positivo na redução dos níveis de colesterol no sangue.
Doenças do sistema respiratório: bastante eficaz, tem efeito expectorante e antipirético contra resfriados.
Doenças da pele: normaliza o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, pois, seu mau funcionamento afeta o estado geral da pele.
Doenças do sistema urinário: o chá previne o aparecimento de doenças infecciosas e inflamatórias do sistema geniturinário (aparelho genital e urinário) e ajuda a eliminar pedras nos rins.
Arteriosclerose e hipertensão: diminui a taxa de colesterol no sangue bem como a pressão arterial.
Resfriados: reduz a temperatura e retira a umidade do corpo. A ingestão desse chá tem o poder de curar resfriados em seus primeiros sintomas.
Anti-inflamatório: alivia a inflamação da pele, dores musculares e nas articulações.
Hormônios: o estrogênio encontrado no feno-grego pode aliviar os sintomas relacionados ao ciclo menstrual e os distúrbios da menopausa.
Cosméticos: as mucilagens contidas em suas sementes ajudam a pele a se manter jovem e hidratada.
Fadiga, convalescença, debilidade, estresse físico e mental: tem ação tônica especialmente quando combinado com pó de acerola para fortalecer o corpo. Seu efeito anabólico aumenta a massa muscular e melhora a recuperação após o exercício.
Esta planta também atua no corpo aumentando a produção de testosterona, estimulando o desejo sexual, prolongando a duração das ereções e melhorando a fertilidade.
O feno-grego atua diretamente na sexualidade masculina, eliminando a gordura acumulada no corpo, aumentando a massa muscular magra e regulando os níveis de açúcar no sangue; e esses efeitos estimulam a produção de testosterona.
Vamos ver abaixo algumas receitas para você poder se beneficiar das propriedades do feno-grego.
Atenção: as receitas não foram testadas por mim, sendo assim não posso validá-las. Embora, segundo minhas pesquisas, sejam eficazes, lembro novamente que mesmo sendo natural, pode apresentar efeitos colaterais, portanto, consulte sempre seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.
Receitas e dicas de como usar:
Inflamação local na pele
Banho - misture 50gr de sementes reduzidas a pó com 250ml de água e dilua esta preparação na água da banheira, se tiver uma, é claro.
Cataplasmas - misture 50gr de sementes reduzidas a pó em 1 litro de água quente. Devido à natureza mucilaginosa das sementes, o resultado será uma pasta, que deverá rapidamente ser aplicada nas feridas.
Queda de cabelo ou calvície (alopecia)
Coloque 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego em ½ litro de água fervente e deixe em infusão por 15 minutos. Esfregue o cabelo com essa mistura após a lavagem de 2 a 3 vezes por semana, durante 3 meses.
Tratamento ayurvédico para crescimento do cabelo
Ingredientes:
1 colher de sopa de feno-grego em pó (melhor comprar as sementes e reduzi-las a pó).
20 cl de óleo de coco (ou azeite)
Misture os dois ingredientes.
Modo de usar: comece massageando suavemente o couro cabeludo, aplicando em seguida no restante do cabelo. Enrole o cabelo em uma toalha e deixe de 30 min. a 1 hora. Lave o cabelo em seguida.
Esse procedimento deverá ser feito de 2 a 3 vezes por semana. Seu uso retardará a queda de cabelo fazendo com que cresça mais rapidamente além de deixá-lo mais encorpado, brilhante e sedoso.
Loção contra queda de cabelo
Ingredientes:
8 colheres de sopa de sementes de feno-grego
1,5 litro de água
Algumas gotas de óleo essencial de lavanda, laranja ou gerânio. Esse ingrediente é opcional embora seja recomendado devido ao forte odor.
Leve ao fogo as sementes de feno-grego, a água e algumas gotas de óleo essencial. Assim que começar a ferver, aguarde 15 min e em seguida desligue.
Deixe esfriar de 2 a 3 horas, mantendo a panela tampada.
Você terá um líquido viscoso. Filtre as sementes e coloque o líquido em um vidro ou tupperware e leve à geladeira.
Se quiser preparar uma quantia maior, deverá manter no congelador.
O ideal seria usar o feno-grego em pó, mas por favor não adquira o pó comprado, pois, normalmente não é puro. Pode comprar as sementes e processá-las ou usar um moedor de café.
Bom, vamos ver como usar a loção.
Lave o cabelo normalmente e use a loção no último enxágue. Lembre-se de aplicar bem o produto em todo o couro cabeludo.
Em caso de queda de cabelo ou cabelos quebradiços, essa loção deve ser usada no mínimo por três meses.
O efeito será claramente percebido a partir da terceira aplicação.
O único inconveniente é mesmo o cheiro poderoso do feno-grego, mas como sugeri, use óleo essencial para disfarçar. Vale a pena tentar não é?
HELBA OU HILBA
Antes de preparar essa bebida, toste as sementes.
200ml de água para cada 5gr de semente.
Ferva a água, adicione as sementes, ferva por mais 5 min. e deixe em infusão.
Se quiser agregar outros sabores, poderá acrescentar limão, mel ou ainda leite.
Ah! ainda pode colocar algumas tâmaras no chá já pronto. Vários sabores podem ser detectados nesse chá, dependendo do paladar de cada um, para alguns, sabor de queijo (será? não deve ser nada agradável!!), outros, cogumelo e outros ainda sabor de especiarias. Enfim, em se tratando de uso medicinal e estética, vale tudo não é mesmo?
Mas vamos levar em consideração que é hábito em todo o Egito e que, para eles o sabor desse chá é incrível.
Perda de peso: quem não procura por isso hoje em dia?
Ao ingeri-lo ele dará uma sensação de saciedade.
3 colheres de sopa de feno-grego
1 colher de chá de cominho
Suco e raspas de 1 limão
100gr de gengibre ralado
1 colher de chá de açafrão
1 pitada de pimenta-do-reino
Coloque esses ingredientes em 500ml de água que deverá ser fervida por cerca de 5min.
O ideal é beber 150ml 30 a 60min antes de cada refeição.
Alguns podem achar uma contradição já que mencionei acima que o feno-grego estimula o ganho de peso e em seguida também na sua perda. O que encontrei foi o seguinte: o feno-grego ajuda a controlar e reduzir o apetite em indivíduos obesos ou com sobrepeso e, inversamente, ajuda a aumentar o apetite em pessoas com anorexia ou que têm dificuldade em comer. Ajudou? Hmm!! talvez, mas o fato é que existem centenas de registros onde ele é tanto indicado para a perda como ganho de peso.
Pedra nos rins: o consumo regular ajudará a dissolver pedras nos rins
5 colheres de sopa de sementes trituradas.
Coloque em uma panela com 200ml de água
2 a 3 tâmaras.
Ferva por 7min, coe e tome 300ml por dia em 3 doses.
Diabetes
1 colher de sopa de semente de feno-grego
2 xícaras de água
Leve ao fogo e deixe ferver até que fique reduzido a uma xícara. Beba uma xícara por dia, durante uma semana e pare por uma semana, e retome fazendo o mesmo procedimento.
Hidratante corporal e facial
Ingredientes:
20 cl de sementes de feno-grego
20cl de azeite
10 cl de óleo de amêndoa doce
10 cl de óleo de rícino
5 a 10 gotas de óleo essencial de sua escolha (para aromatizar)
1 colher de sopa de moringa ou espirulina (opcional)
Aqueça as sementes de feno-grego em uma frigideira em fogo baixo por alguns minutos.
Coloque as sementes em um vidro esterelizado e adicione todos os outros ingredientes. Misture bem e deixe descansar por uma semana.
Contra-indicações
Como nem tudo na vida é cem por cento bom, existem contraindicações, vamos ver?
Claro que devemos sempre nos ater ao fato de que mesmo se tratando de uma planta, de um remédio natural, ainda assim possui efeitos colaterais, pois, seu uso pode ser restrito ou mesmo proibido para algumas pessoas até mesmo quando ingerido com outro tipo de planta ou suplemento. Ressalto que isso não inclui seu uso na culinária, uma vez que a quantidade usada é mínima.
Por isso, sempre, sempre, antes de entrar com um produto natural no dia a dia, consulte o seu médico, mesmo porque muitas das propriedades ainda estão em estudos e muitas delas, apesar de vastas pesquisas, ainda não foram validadas, então, cautela nunca é demais não é verdade?
Mas aqui estão algumas das contraindicações: o consumo de grandes quantidades de feno-grego pode causar problemas gastrointestinais, geralmente passageiros, devido ao seu alto teor de fibras.
Seu uso prolongado, quando usado externamente, pode causar reações alérgicas.
Não é recomendado para mulheres grávidas, pois, pode causar sangramento e aborto espontâneo.
Ele pode afetar a coagulação do sangue, portanto, não deve ser usado por pessoas que estão prestes a passar por procedimento cirúrgico ou que estão em tratamento dentário.
Diabetes mellitus tipo I (dependentes de insulina)
Quaisquer neoplasias nas glândulas mamárias
Altos níveis de estrogênio e prolactina
Administração simultânea de outros medicamentos
Crianças menores de 7 anos
RESUMO DOS BENEFÍCIOS
Promove o aumento da produção de escarro nas doenças respiratórias
Anti-inflamatório, antipirético
Diminui as toxinas do corpo, as sensações dolorosas durante a menstruação auxiliando a regular seu fluxo e sintomas da menopausa precoce.
Aumenta a libido. Nos homens, aumenta a potência e estimula a atividade sexual.
Elimina a sensação de dores musculares, o acúmulo de toxinas no corpo, úlceras, feridas e rachadura nas paredes do trato intestinal e pedra nos rins.
Auxilia no aumento das habilidades mentais, na concentração e problemas de memória, no envelhecimento precoce da pele, no estado de depressão, na recuperação rápida após uma cirurgia ou doença prolongada; no equilíbrio hormonal do corpo, no aumento do leite durante a lactação, no processo metabólico no estômago e no fígado.
Reforça o sistema imunológico e as mucosas do estômago
Melhora o funcionamento do pâncreas
Conservação: em vidro fechado ao abrigo da luz.
Bem, após todas essas informações, quem vai se aventurar a fazer um chá ou loção para o cabelo entre outras coisas? Afinal, parece ser milagroso, se você está disposta, escolha uma das receitas compatíveis com seu caso e boa sorte!
cozinhadofimdomundo@gmail.com
Comments