CURRY DE GRÃO DE BICO ASSADO (CHICKPEA TIKKA MASALA)
Bom dia!!
De volta para a Índia, vamos fazer esse prato vegetariano super saboroso e saudável. Pela quantidade de especiarias, pode parecer complicado, mas é super fácil. Basicamente é grão de bico assado e depois incorporado em um molho espesso de tomate com castanha de caju, simples assim.
Não se preocupe com as especiarias, pois não é preciso usar todas, você pode simplesmente pegar a ideia e adaptar ao seu paladar, assim terá um prato único que poderá ser servido somente com arroz branco. Desnecessário dizer que o grão-de-bico é rico em proteínas, então se está disposta/o a se alimentar de maneira saudável, inclua sempre que possível essa leguminosa em suas refeições.
Curry já vimos aqui no blog, que além de se tratar de uma mistura de especiarias, também é uma folha usada como tempero, muito utilizada em inúmeros pratos da cozinha indiana, e também os pratos com molho são chamados de curry: curry de legumes, curry de frango, de peixe, etc.
Tikka significa pedaços, e uma das receitas mais tradicionais e bastante conhecida de Tikka é o Chicken Tikka Masala, que trata-se de pequenos pedaços de frango marinados em uma masala e posteriormente cozidos lentamente no forno Tandoor e depois mergulhados em um rico molho de tomate. E é mais ou menos isso que fazemos aqui com o grão de bico. Eles são envolvidos na masala, assados e depois colocados em um denso e rico molho de tomate.
PASSO A PASSO
Aqui nos ingredientes da masala do grão-de-bico, não é necessário colocar a pimenta em pó, mas um toque de gengibre é necessário, além do que, também é excelente para a saúde. Quanto ao Garam Masala, que uso tanto aqui como no molho, é praticamente imprescindível.
No final do post vou colocar uma receita básica para que você possa prepará-lo facilmente e ter sempre à mão.
1) Em um bowl coloque todos os ingredientes da Masala e misture bem.
2) Na minha receita, eu praticamente quadrupliquei a quantidade, então eu cozinhei o grão-de-bico antes e guardei a água para o final. Mas se você vai fazer essa porção que é pequena, compre já cozido, é mais prático e rápido.
Você vai misturar os ingredientes da masala e envolver totalmente os grãos.
Talvez não seja tão perceptível aqui na foto, a diferença entre estar assado ou não, mas o que importa é o resultado.
Em seguida vai colocá-los em uma assadeira antiaderente e levá-los ao forno pré-aquecido 200°C por 20 minutos.
Os grãos não devem ficar remontados para que tostem por igual. Os meus não ficaram😁, então tive que mexer várias vezes. Porém se usar uma assadeira maior só precisará fazer isso uma vez, após 10 min com o auxílio de uma espátula e então voltar ao forno por mais 10 minutos. Retire e reserve.
Ingredientes do molho:
3) Enquanto o grão-de-bico está assando, vamos começar o molho.
Vou antes fazer outra ressalva quanto às especiarias, novamente aqui entra o Garam Masala. Como mencionei acima, quanto ao restante pode excluir e usar somente o gengibre em pó, a cúrcuma e o coentro em flocos que são ingredientes bem fáceis de serem encontrados. Caso ainda ache difícil, use somente o Garam Masala.
Mais fácil impossível, e ainda assim terá um sabor incrível.
Leve uma panela ao fogo com a manteiga e assim que estiver quente adicione o alho, o gengibre e a cebola, mexendo de vez em quando até que dourem.
Para quem já leu algum dos meus posts, sabe que uso cebola em quantidade mínima e alho, nunca. Fica a critério se quiser usar em maior ou menor quantidade um desses ingredientes.
Adicione os tomates e cozinhe por 2 a 3 minutos.
4) Agregue o xerém de castanhas de caju e cozinhe por mais alguns minutos até que os tomates comecem a desmanchar. Desligue o fogo.
Se for difícil encontrar o xerém de castanha de caju, poderá comprá-las inteiras e triturá-las rapidamente. Não é preciso reduzi-las a pó, pois serão processadas na sequência.
Espere esriar e passe pelo processador com uma xícara de água.
Se você cozinhou o grão-de-bico, use a água do cozimento aqui.
5) Volte a mistura ao fogo e acrescente o purê de tomate.
Assim que começar a ferver acrescente as especiarias do molho, exceto o Garam Masala. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5-6 minutos aproximadamente. Se necessário, adicione um pouco mais de água.
Nesse ponto, você verá que o molho vai adquirindo as cores das especiarias e ficando com um tom amarelo avermelhado vibrante. É um momento de pura magia ver as cores se misturando e se alterando juntamente com todos os aromas.
6) Por último acrescente o grão de bico assado e o Garam Masala.
Cozinhe em fogo baixo por mais 5-7 min. Novamente, se estiver muito grosso, adicione um pouco de água.
A consistência você decide, eu prefiro um molho mais denso, mas se quiser mais fluído acrescente mais água durante o cozimento.
Salpique coentro fresco picado e sirva com arroz ou pão indiano
CURRY DE GRÃO DE BICO ASSADO
Ingredientes:
Para a masala do grão de bico:
2 xícaras de grão de bico cozido
2-3 dentes de alho picado
1/2 colher de chá de gengibre
3/4 de colher de chá de Garam Masala
1/2 colher de chá de pimenta vermelha em pó
1 colher de sopa de suco de limão
1/2 colher de sopa de óleo
sal
Para o molho:
1 cebola pequena picada
2 tomates maduros picados
100 ml purê de tomate
2,5 cm de gengibre fatiado (aproximadamente)
1/4 xícara de xerém de castanha de caju
1 1/2 colher de chá de coentro em flocos (desidratado)
1 colher de chá de Garam Masala
1/2 colher de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de pimenta vermelha em pó (opcional)
1/4 de colher de chá de assa-fétida (opcional)
1 colher de chá de cúrcuma em pó
2 colheres de sopa de Ghee (óleo, manteiga ou óleo de coco)
Coentro fresco picado.
Modo de fazer:
Para o grão-de-bico
Em um bowl coloque todos os ingredientes da Masala e misture bem.
Envolva o grão de bico nessa Masala e transfira para uma assadeira antiaderente.
Leve ao forno pré-aquecido 200°C por 20 minutos. Após 10 min revolva-o com uma espátula e volte ao forno por mais 10 minutos. Retire e reserve.
Para o molho:
Enquanto isso, leve uma panela ao fogo com a manteiga e assim que estiver quente adicione o alho, o gengibre e a cebola, mexendo de vez em quando até que dourem.
Adicione os tomates e cozinhe por 2 a 3 minutos.
Agregue o xerém de castanhas de caju e cozinhe por mais alguns minutos até que os tomates comecem a desmanchar. Desligue o fogo.
Espere estriar e passe pelo processador com uma xícara de água.
Volte a mistura ao fogo e acrescente o purê de tomate.
Assim que começar a ferver adicione as especiarias do molho, exceto o Garam Masala. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5-7 minutos aproximadamente.
Por último acrescente o grão de bico assado e o Garam Masala.
Cozinhe em fogo baixo por mais 5 min. Se estiver muito grosso adicione um pouco de mais de água.
Salpique coentro fresco picado e sirva com arroz ou pão indiano.
GARAM MASALA
1 colher (café) grãos de pimenta do reino
2 colheres (café) grãos de cominho
2 cm de pau de canela
1 colher (café) grãos de cardamomo (já descartadas as cápsulas)
1 colher (café) cravo
3 folhas de louro
Torre e processe todos os ingredientes. e
Conserve em vidro fechado longe de claridade.
Obs.: Fique atenta para não queimar. Quando as especiarias começarem a pipocar dentro da panela, continue mexendo mais alguns segundos lembrando que quando retirar do fogo elas ainda continuam o processo de torragem portanto, retire um pouco antes e mexa por mais alguns segundos fora do fogo, ok?
email: cozinhadofimdomundo@gmail.com
Comentarios