top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

CURRY DE CASTANHA DE CAJU - Índia


Bom dia!!


Hoje vamos fazer um pequeno passeio pela Índia, e para quem conhece a cozinha indiana, pode desde já, começar a sentir os aromas se espalhando pela casa. A receita é bem fácil e com pouquíssimos ingredientes, mas o resultado é... hmmm🙄, sou suspeita.

Existem diferentes variações no preparo desse curry, todas fáceis. É um prato rico, com sabor aveludado, levemente adocicado por conta das castanhas e nada apimentado. Essa base de molho pode ser usada para várias receitas: frango, tofu, grão-de-bico, ovos cozidos, etc.

Além de ser uma delícia, vai agradar tanto vegetarianos quanto veganos, que nesse caso, poderão substituir o Ghee, por óleo de coco, ou qualquer outro de sua preferência.

A receita poderá ainda ser preparada na véspera, só deixe para acrescentar as castanhas salteadas por último, com a Garam Masala.

Sei que para muitos, essa parte explicativa é bem chata, porém, alguns, precisam de maiores detalhes e algumas opções quanto a quantidade ou mesmo substituição. Se você não precisa de nada disso, vá direto para a receita e se delicie. Use mais ou menos especiarias, depende do seu gosto, dou aqui apenas sugestões.

Bom, vamos começar com o xerém. Na verdade, nem sei bem porque se chama xerém, uma vez que essa palavra se refere a outra coisa, ou seja, trata-se da canjiquinha (milho pilado, socado grosseiramente que não passa pela peneira), mas nos empórios, na hora de comprar, está com o nome de xerém, seja para castanha de caju, do Pará, amendoim, etc. Vamos, então, adotar este nome aqui também: xerém, pronto 😂!!

Para fazer a pasta, pode ser xerém ou castanhas quebradas, não vale a pena comprar inteiras (mesmo porque são muito mais caras), uma vez que vai triturá-las, certo?

Deixe as inteiras para colocar no molho, na finalização.




 





Passo a Passo





Modo de fazer:

Leve o xerém de castanha ao fogo com a água e deixe ferver. Recomendo 10 min, mas se passar um pouco, não tem problema, mesmo porque a intensidade da chama de um fogão é diferente do outro. Como essa receita é super democrática, não vai dar errado se você diminuir ou aumentar as quantidades dos ingredientes, é só ajustar a espessura do curry (molho).

E, sim, é importante lavar em água corrente após o cozimento, pois, você verá que a cor da água em que cozinhou parece estar "suja", então é melhor escorrer e lavar em bastante água corrente.

Depois de escorrer, processe com água (se necessário, acrescente um pouco mais). A mistura obtida será super cremosa e com um sabor extremamente delicado. Reserve.



Em uma wok, aqueça o Ghee, acrescente o óleo e frite as castanhas até ficarem douradas. Retire e coloque-as em papel toalha. Reserve.

Agora sim, aqui, as castanhas deverão ser inteiras e cruas. A quantidade, dei como referência, pode ser um pouco menos ou um pouco mais, só não pode colocar em excesso, pois, nessa receita você deverá ter uma proporção coerente, para que em cada garfada possa mastigar as castanhas envolvidas no creme de castanha.

Para os veganos, substitua o Ghee por azeite, óleo de coco ou óleo de sua preferência.

É importante sempre mexer as castanhas para que elas não queimem. Lembre-se sempre que, quando fritar ou tostar especiarias, ou aqui no caso, as castanhas, quando as retira do fogo, devido ao calor, elas continuam tostando, então retire-as antes de ficarem completamente douradas. Reserve.


Na mesma panela, adicione o cominho, o cardamomo, a canela, o louro e a pimenta. Frite por alguns segundos até que os aromas se desprendam.

Adicione a cebola e frite até ficar marrom.

Junte o gengibre, o açafrão, o cominho, o coentro em pó e o sal.

Frite por 1 a 2 segundos .

Aqui, as especiarias que serão tostadas, são as em grãos. Elas precisam liberar os aromas e os óleos essenciais, então é necessário sempre fritá-las ou torrá-las. Se não gostar de alguma, pode suprimir, mas a proporção está bem suave deixando os sabores bem delicados.

Na verdade, uso sempre mais, pois, adoro todos esses sabores, mas é sempre bom ter uma referência de quantidade para àqueles que não tem muito o hábito de usá-las.

Quanto a cebola, deixo ficar marrom. Tente fazer isso, o sabor será completamente diferente do que simplesmente deixá-las translúcidas.


Adicione os tomates picados e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos até que se desmanchem e o óleo tenha se separado.


Adicione a pasta de castanha e cozinhe ainda em fogo baixo por 8 a 10 min mexendo ocasionalmente.

Acrescente as castanhas salteadas, anteriormente reservadas, e cozinhe mais 2-3 minutos.

Antes de adicioná-las, ajuste a consistência do molho. Se achar que está muito grosso, acrescente um pouco mais de água. Prove também o sal e a pimenta.

Ficou do seu agrado? Acrescente as castanhas salteadas e a Garam Masala. Faz diferença se não acrescentar esse último ingrediente😏? Sim, toda, mas caso não tenha, não queira comprar, por favor, não deixe de fazer a receita por conta disso.

Acesse aqui e veja uma receita de Garam Masala, e caso não queira fazer a sua própria, adquira a Garam Masala da Cozinha do Fim do Mundo no site da Shopee.


Antes de servir, decore com coentro e sirva com arroz branco, basmati seria ótimo, ou pão indiano. Fiz a primeira receita com basmati e açafrão-da-terra (cúrcuma). Também usei o pão folha individual levado diretamente à chama do fogão.

Bom apetite!!!



Variações: se ainda quiser um sabor mais adocicado, processe o xerém com leite de coco ao invés da água.

Para dar mais textura, adicione coco ralado tostado.

As castanhas de caju inteiras poderão ser substituídas por grão-de-bico previamente cozido. Nesse caso, adicionar ao molho de tomate reduzido antes de acrescentar a pasta de castanha, ou simplesmente pode usar os dois ingredientes juntos: grão-de-bico e castanhas salteadas.

Aqui vale a sua imaginação para fazer variações dessa receita.

Agora que você já sabe as dicas, está na hora de pôr a mão na massa e preparar essa delícia.



CURRY DE CASTANHA DE CAJU

Ingredientes da Pasta:

250gr de xerém de castanha de caju ou quebradas

1 ½ xícara de água


50 a 60 castanhas de caju inteiras (cruas)


Molho:

200gr tomates pelados

2 cebolas médias

3 colheres de sopa de Ghee

1 colher de sopa de óleo

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 pimenta vermelha picada (opcional)

1 folha de louro

1 colher de chá de cominho em grão

3-5 cardamomo

2 cm pau de canela (aprox.)

½ colher de chá de cúrcuma

2 colheres de chá de coentro em pó

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de Garam Masala

Sal a gosto


Finalização:

Coentro


Modo de fazer - Pasta

Leve ao fogo o xerém de castanha com a água e assim que levantar fervura, cozinhe por 10 min em fogo baixo.

Transfira para uma peneira e lave em água corrente abundante. Deixe escorrer e processe com 100 ml de água até virar uma pasta. Se necessário acrescente um pouco mais de água.

Reserve.

Molho:

Em uma wok, aqueça o Ghee, acrescente o óleo e frite as castanhas até ficarem douradas. Retire e coloque-as em papel toalha. Reserve.

Na mesma panela, adicione o cominho, o cardamomo, a canela, o louro e a pimenta. Frite por alguns segundos até que os aromas se desprendam.

Adicione a cebola e frite até ficar marrom.

Junte o gengibre, o açafrão, o cominho, o coentro em pó e o sal.

Frite por 1 a 2 segundos.

Adicione os tomates picados e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos ou até que os tomates se desmanchem e o óleo tenha se separado.

Agregue a pasta de castanha e cozinhe, ainda em fogo baixo, por 8 a 10 min mexendo ocasionalmente.

Acrescente as castanhas anteriormente reservadas e cozinhe mais 2-3 minutos.

Por último agregue o Garam Masala. Guarneça com coentro picado e sirva com arroz ou chapati.


As fotos possuem variação na cor, pois, preparei esse prato dois finais de semana, e a coloração vai depender do quanto as castanhas estão tostadas, do tomate que usou e da consistência do molho.

Essa primeira sugestão, com arroz Basmati com cúrcuma e pão folha tostado diretamente na chama do fogão.



E aqui, simplesmente com jeera rice (arroz com cominho).



email: cozinhadofimdomundo@gmail.com

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page