top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

CROQUE-MONSIEUR - Sanduíche gratinado


Boa tarde!!!

Hoje vamos fazer um giro rápido pela França, tão rápido quanto essa receita que estou postando. Para isso vamos parar em uma Boulangerie (padaria) e provar o delicioso Croque-Monsieur.

Se você não sabe o que é, vou explicar, e se sabe, mas não sabe a origem e quer saber, fica aqui que vou te contar.

O Croque-Monsieur é um clássico da cozinha francesa. Simplicidade é o ingrediente principal, que faz dele um dos pratos mais populares da França. Podemos encontrá-lo na maior parte dos lugares, tanto em uma boulangerie, como em uma brasserie (restaurante com um ambiente descontraído, que serve pratos simples e outras refeições) ou ainda em um bistrô (ao contrário do que vemos por aqui, trata-se de um lugar pequeno e despretensioso).

Esse sanduíche, sim trata-se de um sanduíche, pode ser feito tanto no forno quanto dourado em uma frigideira antes de ser levado ao forno. Consiste basicamente de duas fatias pão de miga ou pão de forma, recheado com queijo e presunto, que corresponde mais ou menos ao nosso "mixto quente" 🥪 aqui no Brasil.

Vamos ao significado do nome? Uma das explicações para o nome, segundo o historiador de palavras, René Girard, foi publicada em seu livro “A história das palavras da cozinha francesa” em 1947. Ele menciona, que no início do século XX, o dono do bristrô parisiense Michel Lunarca, o “Le Bel-age” (A bela idade) - que não existe mais - tinha a estranha reputação, a "de ser canibal", fama provavelmente inventada por seus invejosos concorrentes. Um dia, na falta da tradicional baguette, ele teria improvisado e servido aos seus clientes um sanduíche no pão de forma tostado. Um deles perguntou então que carne ele teria recheado o sanduíche. A resposta foi dada prontamente em tom jocoso por Michel Lunarca : “a sua evidentemente senhor”, resposta essa seguida de boas gargalhadas de seus clientes, que imediatamente aderiram à sua nova invenção, tanto que no dia seguinte o "Croque-Monsieur" já estava incluído no cardápio do Bistrô

A partir daí o prato teve sua evolução e se enriqueceu com o Molho Bechamel. Nos Estados Unidos ficou famoso após Elvis Presley tê-lo incluído como um de seus sanduíches preferidos, porém recheado com manteiga de amendoim, banana amassada e depois dourado em um frigideira fartamente untada com manteiga para dar crocância.

Ainda nos Estados Unidos, uma das versões mais populares é o Monte Cristo, onde as fatias de pão são previamente besuntadas com maionese e mostarda, recheado então com presunto e queijo e após envolvidas em ovo batido, e em seguida tostadas de ambos os lados em uma frigideira com manteiga até ficar dourado.

Há inúmeras versões para essa receita, inclusive na França. Alguns dizem que o molho correto é o Mornay, o molho Bechamel feito com Queijo Gruyère ou ainda Ementhal, Gouda ou mesmo Parmesão. Outras, usam creme de leite fresco e ovos para o creme, enfim, diferentes variações para esse clássico.

Para finalizar, lembro ainda que também temos o Croque-Madame, que é coroado com um ovo poché (cozido na água), afinal "um cavalheiro deve estar sempre acompanhado de uma dama" 😉.

Isso posto pergunto: - por que não criar a sua própria versão usando diferentes tipos de recheios?

Que tal preparar simplesmente um lanche da manhã ou da tarde, ou ainda transformá-lo em uma refeição rápida. Não parece rápido e fácil? Se te apetece, vai lá para a cozinha e prepara o seu rapidinho 🤗?


Alguns detalhes: eu usei pão de miga, mas pode ser pão de forma sem casca. A diferença é que no pão de miga as fatias são mais finas e o tamanho é maior, cerca de 15cm x 15cm. Porém no pão de forma fica perfeito, se preferir pode pedir para cortar na horizontal na sua padaria preferida 😜. Detalhe, se usar pão de forma, dobre a quantidade de recheio uma vez que as fatias são mais grossas.

Sugestão de recheios: de acordo com a sua imaginação, é permitido tudo.

  • presunto, peito de peru (ou outro embutido de sua preferência), queijos variados

  • presunto ou peito de peru picadinhos misturado com creme de queijo ou creme de ricota

  • fatias de tomate polvilhadas com orégano ou manjericão, porém retire as sementes para que não solte água e empape seu lanche.

  • pode misturar todo o recheio com creme de ricota, creme de queijo fresco ou ainda catupiry, incluir tomate picadinho, orégano ou folhas de manjericão.


Video:



PASSO A PASSO

Ingredientes:


Modo de fazer Bechamel:

Leve uma panela em fogo médio com a manteiga e deixe derreter.

Dê preferência a uma panela de fundo grosso e antiaderente.


Acrescente a farinha e mexa constantemente com uma colher de pau. Assim que a manteiga tiver absorvido a farinha cozinhe por 2-3 minutos aproximadamente, caso contrário seu molho ficará com gosto de farinha.


Acrescente aos poucos o leite, sempre mexendo, com o auxílio de um fouet para não formar grumos.

Continue mexendo depois de engrossar por mais 4 minutos aproximadamente.

Desligue o fogo, acrescente sal, noz moscada e pimenta do Reino (opcional).

Transfira para um bowl e coloque papel filme diretamente sobre o Bechamel (o papel filme impede que crie nata sobre a superfície do molho).

Reserve.

Nesse molho pode acrescentar um pouco de Mostarda de Dijon ou então passar mostarda nas fatias de pão.


Montagem:

Unte levemente uma refratária (38cm x 21cm) com manteiga e disponha as fatias de pão de sua preferência. Recorte as fatias se necessário para cobrir toda a assadeira, ou pode até mesmo fazer individualmente.

Coloque um pouco de Bechamel e espalhe sobre o pão.


Coloque queijo, fatias de peito de peru ou presunto (eu prefiro peito de peru defumado). Eu coloquei a pimenta do reino em cima do queijo, mas pode agregar ao molho se preferir, eu esqueci, então.... 🤦‍♂️

Cubra com mais Bechamel e repita a operação.


Finalize com Bechamel e parmesão ou mussarela.


Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos ou até que o recheio comece a borbulhar. Ligue o grill e deixe até que a superfície fique dourada.

Retire do forno e aguarde 8 minutos antes de servir.

Se você fez mais de duas camadas, sugiro cobrir com papel alumínio e assim que começar a borbulhar, remova o papel e ligue o grill.

Por que esperar 8 minutos? É muito não é? Eu sei que é difícil resistir, mas dessa forma as camadas com o creme se acomodarão e não irão se esparramar quando cortar. Vale a pena esperar.

Você pode servir com batatas fritas ou ainda uma salada de folhas verdes. Pronto! Seu jantar está pronto, principalmente porque o Bechamel pode ser feito com antecedência e conservado na geladeira. 🤩



 


CROQUE-MONSIEUR


Ingredientes:

8 a 10 fatias de pão de Miga ou Pão de forma (sem casca de preferência)

2 xícaras de molho Bechamel

8 a 10 fatias de peito de Peru defumado ou presunto

200gr de mussarela ralada ou fatiada

½ xícara de parmesão

Molho Bechamel

30gr de manteiga

30gr de farinha de trigo

2 xícaras de leite

½ colher de chá de noz moscada ralada

Sal a gosto

Pimenta do reino (opcional)


Modo de fazer o Bechamel:

Leve uma panela em fogo médio com a manteiga e deixe derreter.

Acrescente a farinha e cozinhe por aproximadamente 3 minutos.

Coloque aos poucos o leite, sempre mexendo com o auxílio de um fouet para não formar grumos.

Continue mexendo depois de engrossar por mais 4 minutos aproximadamente.

Deligue o fogo, acrescente sal, noz moscada e pimenta do Reino.

Transfira para um bowl, coloque papel filme diretamente sobre o Bechamel.

Reserve.

Montagem:

Coloque fatias de pão no fundo de uma refratária de aproximadamente 38cm x 21cm. Disponha uma parte do Bechamel sobre o pão e distribua em toda a superfície.

Coloque o fatias de peito de peru ou presunto e sobre esse o queijo.

Cubra com mais Bechamel.

Repita as camadas e finalize com Bechamel e parmesão.

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos ou até que o recheio comece a borbulhar. Ligue o grill e deixe até que a superfície fique dourada.

Retire do forno e aguarde 8 minutos antes de servir.

Se for para um jantar rápido, sirva com batatas fritas ou salada de folhas verdes.





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page