COLOMBO - A mistura de especiarias do Caribe
Olá,
Hoje continuando com nossas viagens e rotas que tracei especialmente para você, vamos ficar no Caribe e conhecer o Colombo, mistura igualmente perfumada, que veio do oriente para se estabelecer nas Ilhas Caribenhas. Então como sempre, "bora lá" conhecer um pouco mais sobre esse " blend".
Colombo é um mistura de especiarias utilizada nas Antilhas, Martinica, Guadalupe e outras Ilhas do Caribe. Possui um aroma ligeiramente picante, e devido a sua cor amarela e seu gosto lembra o curry indiano, entretanto o sabor é mais doce e menos picante que o curry.
Algumas pesquisas nos contam que o Pó de Colombo atual não é a receita inicial, pois a original foi perdida após um naufrágio no Atlântico. Independentemente disso, sabemos que as misturas variam de acordo com a região, país ou mesmo famílias, porém é sempre importante ter em mente que qualquer mistura precisa ter seus ingredientes principais que caracterizam sua cor, seu aroma, seu sabor e até mesmo sua textura.
O Colombo é proveniente da Capital do Sri Lanka e foi introduzida nas tradições culinárias nos países das Guianas Francesas, no século XIX por imigrantes indianos e cingaleses ("coolies") que lá chegaram para trabalhar nas plantações.
Essa mistura doce e levemente picante, pode ser usada para colorir e ressaltar o sabor em pratos como: saladas cruas, sopas de legumes, em especial de abóbora e ervilhas, pratos de carnes, peixes, aves, legumes, frutos do mar, e ainda condimentar sobremesas a base de frutas, em substituição à canela, como compotas de maçã.
Na maioria das vezes a receita leva o nome da própria mistura como: Colombo de Frango, Colombo de Lagosta, Colombo de Cabrito, etc.
Pode polvilhar sobre uma salada de tomates mas também experimente sobre frutas secas, ficam ainda mais deliciosas. É uma mistura que pode ser utilizada ultrapassando todas as fronteiras e barreiras da sua imaginação.
Normalmente deve ser usada cinco a dez minutos antes do final do cozimento do prato.
No final da página você terá os preços e como adquirir as Masalas dessa Rota e se você está entrando agora nesse Post não deixe de checar sobre o trio de masalas da Rota dos Tuaregs e Rota do Fogo.
Ingredientes: Cúrcuma, coentro, mostarda, páprica doce, cominho, gengibre, pimenta do reino, feno grego, cardamomo, funcho, anis estrelado e noz moscada.
Sabor: doce, levemente picante, essa é outra explosão de sabor.
Sugestão: Cozinhe abóbora em cubos, escorra e salteie em óleo de coco, sal, Colombo, salsa e coentro. Sirva como acompanhamento de grelhados.
Batatas: 250 gramas de batatas em cubos e previamente cozidas. Coloque azeite em uma panela, saltei cebola e alho e assim que estiverem dourados agregue as batatas e 1 colher de sopa de Colombo. Deixe de um a dois minutos e sirva como acompanhamento de grelhados.
Asas de frango: tempere-as com o Colombo, pimenta, pasta de gengibre, alho, salsinha, cebola em pó, pimenta e mostarda. Deixe por aproximadamente ½ hora e depois frite em óleo abundante até que fiquem bem coradas. Sirva como aperitivo.
Arroz amarelo à Colombo: cozinhe o arroz com a mistura, açafrão, pimenta, louro e sal.
Commentaires