top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

BUTTER CHICKEN (MURGH MAKHANI)


Olá pessoal

Boa tarde, hoje vamos para a Índia experimentar esse frango em um molho intenso, untuoso, aromático, cremoso e muito fácil de fazer.

Para quem conhece e talvez também tenha algumas dúvidas a respeito do BUTTER CHICKEN ou Murgh (frango) Makhani (manteiga) e CHICKEN TIKKA, devo dizer que eles são praticamente iguais. Deixe-me explicar: no Butter Chicken, como o próprio nome diz, o molho é mais cremoso e untuoso, pois além da manteiga ainda acrescentamos creme de leite fresco e o sabor do tomate é menos acentuado, já o CHICKEN TIKKA, é um pouco mais seco e com sabor mais intenso do tomate.


ORIGEM

Segundo pesquisas, o chef Kundal Lal Gujral, após ter criado o Tandoori Chicken quando então morava no Paquistão, muda-se para Delhi abrindo alí seu novo restaurante, o Moti Mahal. Naquela época, devido a ausência de instalações refrigeradas e para evitar desperdício principalmente dos tandoori tikkas não vendidos, ele tem mais uma de suas brilhantes ideias.

Ele deduziu que um molho de tomate rico em manteiga e creme suavizaria o sabor de seu frango excedente. A combinação provou ser um golpe de mestre, e assim, por acidente ou por sua genialidade, o Butter Chicken (frango com manteiga) nasceu para brilhar. A combinação perfeita de tomate em molho condimentado tendo sua textura aveludada com a manteiga e o creme de leite, levou-o a criar mais tarde o Dal Makhani (lentilha e feijão vermelho), outra joia da culinária indiana.

Então já sabemos que a base dessa receita, ou seja, o frango, é antes de tudo assado em forno Tandoor. Como aqui não temos e para facilitar o nosso trabalho e ganharmos tempo, prepararemos em panela de preferência antiaderente.

Essa receita para quem não gosta de frango, pode ser feita com cordeiro, carnes vermelhas, legumes ou ricota, esse último conhecido como Paneer Makhani.


Todos sabemos que qualquer que seja a receita, teremos sempre inúmeras variantes, não tem como fugir disso, e raramente ficamos sabendo como é feita a original. Nessa por exemplo, já vi preparada com castanha de caju triturada, o que na verdade é bastante comum, ficando porém com uma consistência um pouco mais granulosa. Da mesma forma, pode-se acrescentar leite de coco e como eu amo coco em qualquer estado, claro que deve ficar igualmente deliciosa, tanto uma como outra.

Antes de entrar nos ingredientes e modo de fazer, vou ressaltar que eu usei peito de frango cortado em cubos, porém pode fazer com coxas ou sobrecoxas desossadas e sem pele. Não se preocupe com a textura do peito, pois usando o iogurte ele conservará a umidade e ficará super macio e úmido.

Tem um outro segredinho ☺ que compartilho aqui. Sei que tem muitas pessoas que não gostam de trabalhar com frango, não gostam do cheiro ou mesmo do contato manual, e até mesmo aqueles que preparam, porém não comem depois de pronto por conta de alguns desses detalhes.

Vamos ver os ingredientes que são bem simples e fáceis de encontrar. Eu recomendo às pessoas que vão direto à receita na íntegra, para que deem uma lida nas dicas, pois algumas poderão esclarecer dúvidas que não estão na receita uma vez que não fazem parte dela.



Aqui nesses ingredientes, claro que pode ser omitida a pimenta, ou então em maior ou menor quantidade. Garam Masala já temos disponível no mercado, porém não sei dizer se são boas ou não, precisaria ver os ingredientes bem como a proporção, mas clicando no nome acima você terá 2 diferentes receitas e poderá então preparar a sua para ter sempre à mão.


Nos ingredientes do molho temos manteiga, que embora já tenha diminuído consideravelmente a quantidade, pode ser substituída por Ghee ou somente azeite ou óleo de sua preferência.

Pimenta novamente, opte pela quantidade desejada. Também temos um ingrediente novo: o Kasoori Methi que coloquei como opcional, pois esse eu acredito que realmente não temos por aqui, mas ao menos vamos saber do que se trata.

Kasoori Methi são as folhas do feno grego secas ao sol e methi as sementes. É um ingrediente muito utilizado na culinária indiana e tem um gosto semelhante ao aipo combinado com erva doce.


 

Vamos ao preparo?

Em um bowl coloque todos os ingredientes da marinada.


Em seguida agregue ao frango e misture bem. Leve à geladeira e deixe no minimo três horas (o ideal seria a noite toda para que os sabores fiquem bem impregnados).


Aqui vai mais uma dica para quando cozinhar com iogurte não correr o risco de talhar.


Leve uma Wok ao fogo com o óleo ou azeite e deixe aquecer. Em seguida vá colocando os pedaços de frango, cuidando para que não se sobreponham. Se a Wok for pequena, faça isso em etapas. Deixe por aproximadamente 3 minutos de cada lado dependendo do tamanho dos pedaços, mas o ponto é que eles estejam dourados. Feito isso, retire e reserve mantendo aquecido.


Na mesma Wok coloque a manteiga e assim que derreter junte a cebola e o gengibre. Deixe até que fiquem com uma cor marrom e nesse ponto acrescente o alho, o qual evidentemente não deverá alterar a cor, caso contrário seu prato ficará amargo, e não é isso que queremos. Aqui, pulei essa etapa pois não uso alho.

Esse processo é um pouco demorado, portanto seja paciente, pois deverá ficar atenta e mexer de vez em quando para não queimar, porém nada impede que frite os ingredientes ao seu gosto, mas o sabor é diferente.


Agregue agora o coentro, o cominho e a garam masala e deixe por 20 segundos aproximadamente, ou até que o aroma se desprenda, não esquecendo de mexer.


Adicione o purê de tomate, a pimenta e o sal. Abaixe o fogo e deixe até que o molho fique bem grosso e o óleo se separe do tomate (veja se consegue ver na foto abaixo como deve ficar a consistência do molho)


Devolva o frango reservado juntamente com o suco que se desprendeu ao purê de tomate e deixe por mais 8 minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.

Por último acrescente o creme de leite fresco com o Kasoori Methi (opcional), corrija o sal e deixe por mais 8 minutos ou até que o molho esteja grosso. Salpique com coentro fresco e sirva com arroz branco ou pão indiano (Naan).





BUTTER CHICKEN


Ingredientes da Marinada:

800 gr de filé de frango desossado cortado em cubos

1/2 xícara de chá de iogurte (consistência firme)

1/2 colher de sopa de alho espremido

1 colher de sopa de gengibre ralado

2 colheres de chá de garam masala

1 colher de chá de Açafrão da Terra (cúrcuma)

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de pimenta caiena em pó (opcional)

1 colher de chá de sal


Molho:

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de manteiga ou Ghee ou ainda óleo de sua preferência

1 cebola picadinha

1/2 colher de sopa de alho espremido

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 1/2 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de garam masala

1 colher de chá de coentro em pó

400 gr de purê de tomate

1 colher de chá de pimenta caiena em pó (opcional)

1 1/4 colher de chá de sal

1 xícara de creme de leite fresco

1/2 colher de chá de Kasoori Methi (feno grego seco) - opcional



Modo de fazer:

  • Em um bowl combine todos os ingredientes da marinada e adicione o frango deixando-o por no mínimo 3 horas, de preferência a noite toda.

  • Leve uma Wok ao fogo médio com o óleo e assim que estiver bem quente acrescente o frango, tomando cuidado para não remontar os pedaços (se necessário faça isso por etapas). Deixe até que fiquem dourados (aproximadamente 3 minutos de cada lado, dependendo do tamanho) e reserve, mantendo-o aquecido.

  • Na mesma wok coloque o ghee e em seguida as cebolas e o gengibre e deixe até que fiquem carameladas, tendo o cuidado de mexer sempre para evitar que queime.

  • Acrescente o alho e assim que liberar o aroma adicione o coentro, o cominho a garam masala e deixe por aproximadamente 20 segundos, sempre mexendo para incorporar os sabores.

  • Adicione o puré de tomate, a pimenta e o sal. Tampe a panela e deixe em fogo baixo mexendo ocasionalmente até que o óleo e a manteiga se separem do purê de tomate, de 15 a 20 min.

  • Volte o frango na Wok, o Khasoori Methi e por último o creme de leite fresco e deixe em fogo baixo por 8 minutos até que o molho esteja grosso e cremoso. Guarneça com coentro e sirva com arroz branco ou pão indiano.

Você certamente vai se surpreender com o sabor desse frango, e não, ele não fica com o sabor intenso de especiarias, tudo na medida certa com sabores sutis. Lembre-se: permita-se sentir outros sabores, abra o seu paladar, seus olhos e seus sentidos e renda-se à sabores nunca experimentados até então.



305 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page