BERINJELA ASSADA COM GRÃO DE BICO E TOMATE
Boa tarde!!
Esse é um prato vegetariano com muito sabor, pois faremos uma breve visita à Palestina, onde resgataremos a musaqa'a, que ressalto, não é a mesma da receita grega. Porém, posso garantir que é super saborosa e perfumada.
Essa receita é do renomado chef Palestino Sami Tamimi que juntamente com a escritora Tara Wigley, criaram esse belo livro com 120 receitas intitulado Falastin.
O livro fala claro, sobre comida, porém de uma forma envolvente, onde você imerge juntamente com o chef em suas lembranças de infância e vai alinhavando os lugares por onde ele passa através de histórias, onde receitas antes guardadas, foram ao longo do tempo compartilhadas com alteração de alguns detalhes, e outros tantos, acrescentados, porém sem nunca perder sua originalidade.
Como cada região tem sua própria identidade e história, conforme acompanhamos os passos do Chef Sami, vamos participando de suas andanças e descobrindo novos sabores para um mesmo ingrediente, os quais foram experienciados junto ao povo local e posteriormente trazidos para a cozinha de hoje.
Agora alguém pode perguntar, porque Falastin é com F e não com P? Não existe a letra “P” na língua árabe, então “Falastin” é por um lado, simplesmente a forma como os “falastinianos” se referem a si próprios. Por outro lado - e no Oriente Médio sempre existe um “por outro lado” - a palavra é grande, indo muito além de um simples rótulo. É sobre geografia, história, idioma, terra, identidade e cultura.
Essa receita podemos encontrar em diferentes países como Turquia, Bósnia, Bulgária, Macedônia, Sérvia, Romênia e Grécia.
Cada um desses países tende a cozinhar e servir o prato de maneiras ligeiramente diferentes. Na Grécia, o prato é servido quente e inclui berinjela salteada e tomate com camadas de carne picada e às vezes até molho bechamel. No Egito, a berinjela é geralmente frita e, em seguida, assada, enquanto em outros países o prato é geralmente servido frio como um mezze (aperitivo) e não inclui necessariamente carne.
Bem, após esse preâmbulo, eu os convido a sair da mesmice do dia a dia e enveredar por caminhos onde uniremos legumes comuns e especiarias fáceis de encontrar, porém cujos sabores quando unidos nos transportam a esse país cheio de histórias, vitórias e constantes lutas. A comida, a maneira como é feita, e os ingredientes fazem parte da identidade de um país, e eu amo essas culturas onde às vezes podemos deixar de lado os nossos aromas e sabores e viajar através dos tons, sabores e diferentes texturas. A cozinha é uma eterna descoberta, assim como em cada viagem, sempre nos deparamos com o inesperado. Se não tentarmos e ousarmos nunca saberemos e nunca tiraremos os nossos "pés dos chão". O sabor é a alma de um país, as vezes eles se misturam, mas sempre conservam e preservam sua identidade.
Sei que muitos não gostam do inesperado, e podem até achar alguns sabores estranhos, esquisitos, excêntricos ou o que quer se seja, porém esse é o propósito do meu blog, ir atrás de todos esses sabores levando àqueles que gostam de se aventurar, que não têm medo do inusitado e gostam de ousar, à uma viagem ao redor do mundo e dos diferentes sabores.
É uma paixão de cores e aromas jamais sentidos quando você mergulha nesse mundo de especiarias e aromáticos. Vá mais longe, ultrapasse fronteiras e barreiras, voe com sua imaginação e se permita entrar nesse mundo até então, talvez desconhecido.
Passo a Passo:
Ingredientes:
Pré-aqueça o forno a 220°C.
Descasque as berinjelas e corte-as em fatias de aproximadamente 2 cm. Reserve.
Você também pode descascar parte delas deixando com listras como eu fiz, mas evidentemente não faz diferença, exceto no visual.
Em seguida misture 75ml de azeite com sal a gosto e pimenta do reino. Lembre-se que depois o sal também irá no molho.
Forre uma assadeira com papel manteiga untado.
Pincele as berinjelas com a mistura de azeite, sal e pimenta e arrume-as sem remontá-las.
Leve ao forno por 30 min. ou até que estiverem macias e douradas. Retire do forno e reduza a temperatura para 180°C. Reserve.
Enquanto isso, leve ao fogo uma panela com 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola até que fique dourada. Pode acrescentar mais cebola, inclusive alho. Como não costumo usar com frequência esse ingrediente, me restringi a uma unidade pequena. Alho eu não uso, então fique a vontade para usar em maior quantidade qualquer um desses dois ingredientes. Lembro porém, que não deve ser exagerado para que não ofusque o sabor das especiarias que é o diferencial nessa receita.
Em seguida acrescente a canela, o cominho, a pimenta calabresa e o açúcar mascavo - pode substituir pelo refinado. Mexa até que os aromas comecem a se desprender.
Se quiser omitir a pimenta calabresa Ok, porém não faça isso com a canela e o cominho, pois ambos darão um toque super diferente à esses legumes tão comuns em nosso dia a dia.
Acrescente o pimentão, o extrato de tomate e o purê de tomate. Misture bem e deixe por cinco minutos.
Em seguida acrescente o grão de bico, o sal, a pimenta do reino e 100 ml de água aproximadamente. Aqui novamente mais pimenta do reino e sal. Quanto a pimenta, omita se assim desejar.
Grão de bico: como eu precisava de uma pequena quantidade, comprei o já cozido que é bem fácil de encontrar e está prontinho para agregar à nossa receita. Se optar por cozinhar, lembro que ele deverá estar escorrido antes de usar.
Reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que os pimentões estejam macios. Acrescente o coentro e reserve.
Vale lembrar que esse prato não deve ter molho em profusão, ou seja, deverá ter o suficiente para que seja úmido e que você possa optar por servir como refeição única, então nada de deixar com muito molho.
Vamos montar?
Então prepare uma refratária ou mesmo bowls individuais untados com azeite.
Coloque metade dos tomates fatiados e sobre eles metade das berinjelas.
Os tomates deverão ser cortados em rodelas grossas, pois não devem desmanchar uma vez assados, deverão ficar úmidos e macios.
Cubra com a mistura de grão de bico.
Coloque o restante dos tomates e sobre eles o restante das berinjelas. Regue com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 min.
É claro que na montagem talvez você tenha menos tomates do que berinjelas como pode constatar abaixo. Não se preocupe, vá colocando as berinjelas nas frestas até cobrir o fundo e a superfície da refratária.
Após 30 min retire o papel alumínio e deixe por mais 20 min até que os tomates estejam completamente macios.
Sirva morno ou frio.
BERINJELA ASSADA COM GRÃO DE BICO E TOMATE
Ingredientes:
600 gr de berinjela
60 ml de azeite
Sal a gosto
1 colher de chá de pimenta do reino
½ colher de chá de pimenta calabresa
½ colher de chá de cominho em pó
¼ de colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de extrato de tomate
1 cebola picada
100gr de pimentão cortado em tiras
120gr de grão de bico cozido
170gr de tomates cortado em fatias grossas
200gr de purê de tomate
100 ml de água
Coentro picado
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 220°C.
Descasque as berinjelas e corte-as em fatias de aproximadamente 2 cm. Reserve.
Em um recipiente misture 75 ml de azeite, pimenta do reino e sal.
Forre uma assadeira com papel manteiga untado.
Pincele as berinjelas com a mistura de azeite, pimenta e sal e leve ao forno por 30 minutos.
Após 30 minutos elas deverão estar douradas e macias, reduza a temperatura do forno para 180°C. Retire e reserve.
Enquanto isso, leve uma panela ao fogo com 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola até que fique dourada
Em seguida acrescente a canela, o cominho e o açúcar mascavo. Mexa até que os aromas comecem a se desprender.
Acrescente o pimentão, o extrato de tomate e o purê de tomate,
Misture bem e deixe por cinco minutos.
Em seguida acrescente o grão de bico, o sal, a pimenta do reino e 100 ml de água aproximadamente.
Reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que os pimentões estejam macios. Acrescente o coentro. Reserve.
Montagem:
Unte uma refratária com azeite.
Disponha metade dos tomates fatiados e sobre eles, metade das berinjelas.
Cubra com a mistura de grão de bico.
Coloque o restante dos tomates e sobre eles o restante das berinjelas. Regue com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 min.
Após 30 min retire o papel alumínio e deixe por mais 20 min até que os tomates estejam completamente macios.
Comments