BAHARAT - A mistura de especiarias do Oriente Médio
ROTA DO FOGO e ROTA DOS TUAREGS
Hoje vamos para o Oriente Médio junto às caravanas dos Tuaregs em busca dos aromas inebriantes dessa masala: Baharat. Ou então, se você preferir pode seguir a Rota do Fogo, e deixar que a fumaça inebriante dessa masala penetre em suas narinas. Duas rotas distintas e um mesmo destino no sabor, na cor, no aroma e na textura. Duvida? Então siga caminhos diferentes e na hora de comer, verá que tudo acaba num agradecimento e profundo respeito por esse legado de povos tão longínquos.
Baharat, cujo nome significa especiarias em árabe, é uma mistura poderosamente aromática, utilizada em alguns países do Oriente Médio como Líbano, Síria, Turquia, Jordânia, Iraque, Irã, Israel, Palestina, entre outros. Trata-se de um blend quente de especiarias que varia de região para região, com um toque de menta na Turquia e pétalas de rosas na Tunísia, entretanto, os ingredientes básicos são os mesmos: pimenta do reino, cardamomo, cravo, cominho, noz moscada, coentro e páprica. Muito versátil, já que podemos utilizá-lo para perfumar carne bovina, cordeiro, frutos do mar, sopas, aves, arroz, lentilha, molho à base de tomates e pratos refogados à base de leguminosas.
Ingredientes: Pimenta do reino, sumac, coentro, cominho, pimenta da jamaica, canela, páprica doce, noz moscada, cardamomo, alho e cravo.
Faço uma ressalva aqui no item Coentro, pois entendo perfeitamente que inúmeras pessoas não gostam nem do sabor e nem do aroma, mas asseguro que são bem diferentes, enquanto as folhas tem um sabor doce, picante e refrescante as sementes quando esmagadas tem um sabor cítrico de limão, devido à presença de terpenos e linalol e ainda com um toque picante e doce.
No final da página você terá o preço e como adquirir as Masalas dessa Rota, lembrando que essa em especial faz parte de duas Rotas: do Fogo e dos Tuareg´s.
Abaixo listo alguma sugestões, que obviamente não precisam de receita, teste e use sua aptidão e sua intuição para descobrir novos sabores no seu dia a dia.
Sugestão 1: Para receitas usando carne moída: misture o Baharat na carne antes de cozinhar, aproximadamente 2 colheres de chá para 1 quilo de carne moída (eu coloco mais, mas para iniciar e ter um sabor sutil, isso é o suficiente, depois arrisque e use de acordo com a sua preferência).
Sugestão 2: Em uma marinada, para frango ou cordeiro por exemplo. Em um bowl ou saco próprio para marinada adicione 1/2 xícara de azeite, 2 colheres de chá de Baharat, 1 colher de sopa de suco de limão e sal. Adicione o frango ou o cordeiro e deixe marinar por 12 horas e depois leve à churrasqueira, grelha ou ainda faça à sua maneira. Os resultados são absolutamente deliciosos e com um sabor surpreendentemente diferente de tudo o que você conhece.
Sugestão 3: com pão. Sim... eu disse pão, pois afinal essa mistura é extremamente versátil. Besunte pão com manteiga ou azeite (pão sírio de preferência, mas evidentemente pode ser qualquer um). Polvilhe Baharat e leve ao forno até o pão ficar tostadinho. Agora some uma cerveja bem geladinha!!! Não é bom demais, uma delícia.🤩
Comentários