"Arriscar-se"- Poema de Søren Kierkegaard - Alimentando a Alma
Bom dia!
Hoje, o post será para alimentar e refrigerar a sua alma. Tantos momentos em nossas vidas que damos atenção às pequenas coisas, que quando percebemos tomam conta da nossa mente nos causando preocupações, muitas vezes desnecessárias. Nesses momentos o melhor a fazer é desviar nossa atenção para coisas que elevem e direcionem nossos pensamentos e que acalmem a nossa mente e aliviem nossas dores. Pensando nisso eu trouxe um poema para reflexão, e sim, vamos direcionar nosso coração e nossa mente para algo maior, que nos transporte para o alto e assim possamos continuar nossa jornada diária, com o coração e a mente aliviada.
Trata-se de um poema de Søren Aabye Kierkegaard, onde abaixo faço um breve resumo daquele que é considerado o ''Pai do Existencialismo''.
O Poema é ''Arriscar-se'', até no poema encontrei títulos diferentes, mas optei por esse, afinal o conteúdo é o mesmo, belíssimo!
Um breve resumo sobre Søren Kierkegaard
Søren Aabye Kierkegaard, nasceu em 5 de maio de 1813 e foi um teólogo, poeta, autor e filósofo dinamarquês. Ele escreveu extensivamente sobre religião, moralidade, ética, psicologia humana e filosofia religiosa. Ele se concentrou na importância de um único ser humano e de suas escolhas, e deu precedência à verdade concreta sobre o pensamento abstrato.
Søren Kierkegaard escreveu prolificamente em várias formas e estilos, cobrindo uma ampla gama de tópicos, da cristandade à filosofia e à estética. Ele tentou uma série de métodos retóricos, como polêmica, dialética, humor e sátira entre outros, todos escritos, exclusivamente, para aprofundar a compreensão do assunto.
Ele era um homem infeliz, neurótico e terrivelmente sofrido. Ele se opunha a todas as construções filosóficas estritas e escondia seus pensamentos por trás de vários pseudônimos, que às vezes comentavam ironicamente as opiniões uns dos outros.
Além de ser um teólogo de classe mundial, psicólogo, poeta, autor, humorista e teórico social, ele era conhecido principalmente como o Pai do Existencialismo. Sua filosofia gira em torno do existencialismo, uma teoria que sugere que o ser humano é completamente livre e tem a capacidade de fazer suas próprias escolhas como quiser.
Kierkegaard também mergulhou na psicologia da ansiedade e da angústia, ligando-a à religião. Ele acreditava que o objetivo mais importante de uma pessoa na vida deveria ser criar um eu que tenha fé completa em Deus, pois somente a fé a levará à salvação. Assim, isso coloca uma responsabilidade no indivíduo, pois, suas escolhas na vida apenas decidirão se ele será ou não salvo. Tal situação enche o indivíduo de pavor e angústia a cada decisão que ele toma na vida, pois a liberdade de escolha o anima, enquanto a consequência de suas decisões o preocupa.
Durante sua carreira Kierkegaard publicou cerca de 30 livros.
Søren Kierkegaard faleceu em 11 de novembro de 1855. Seu trabalho permaneceu limitado aos países escandinavos, porém o século XX viu o renascimento de sua filosofia, e a partir daí influenciou o Ocidente para sempre.
Abaixo, cito algumas dentre inúmeras obras deixadas por ele, ressaltando que algumas delas estão disponíveis em PDF, inclusive pequenos documentários no YouTube.
Obras
O Lírio do Campo e o Pássaro do Ar
O Desespero Humano: Doença até a Morte
Medo e Tremor
As Obras do Amor
Diário de um Sedutor