top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

PUDIM DE SEMOLINA / SEMOLINA PUDDING



Bom dia!!

Na semana passada, eu dei a receita de um docinho feito com farinha de semolina, então, aproveitando quem comprou esse ingrediente, hoje vamos fazer essa delícia, tradicional do Oriente Médio e de inúmeros outros países. Trata-se de uma versão, vamos dizer, do Crème Brûllée, porém, mais light, pois não temos os ovos, creme de leite e usamos pouco açúcar, e é tão gostoso quanto e vocês também podem servir no café da manhã, na versão de um mingau nutritivo e saboroso polvilhado com canela. Tem muitas, muitas versões dependendo do país ou da região, mas hoje vamos nos ater a uma receita, para ser mais precisa, do Líbano. Estamos falando do SEMOLINA PUDDING ou Lekmat al Helwa. Trata-se de uma receita antiga, tradicional e comum no Oriente Médio, uma vez que são ingredientes básicos utilizados no dia a dia desses países.

Eu vou dar aqui duas versões, mas podem variar de acordo com a criatividade de cada um, é fácil, é rápida, é gostosa, é elegante e pode ser servida morna ou fria, eu prefiro morna, mas geladinha também fica uma delícia. Vou passar a receita tradicional que é com Água de Flor de Laranjeira, mas sei que não estamos acostumados com o perfume desse ingrediente por aqui, então não se aflijam, vou dar outras sugestões para que ninguém deixe de fazer e provar essa delícia.

 

SEMOLINA PUDDING - PUDIM DE SEMOLINA

Ingredientes:

2 xícaras de chá de leite desnatado

1/3 de xícara de chá de semolina fina

1/4 de xícara de chá de açúcar refinado

6 colheres de chá de açúcar (Demerara, Refinado ou Cristal) se forem fazer a crosta

2 colheres de chá de Água de Flor de Laranjeira (vide substituições abaixo)

Modo de fazer:

Coloque o açúcar e o leite em uma panela, e leve ao fogo baixo. Mexa bem com uma colher de pau até que o açúcar se dissolva.

Assim que o leite começar a ferver, adicione lentamente a semolina e continue mexendo (faça isso com um fouet) até engrossar, aproximadamente 5 minutos.

Adicione a Água de Flor de Laranjeira e mexa por mais alguns minutos.

Despeje a mistura em bowls e deixe esfriar.

Se for servir gelado e com a crosta caramelada, retire da geladeira uns 30 minutos antes, polvilhe açúcar e só depois use o maçarico.

Se for servir morno, não leve à geladeira e antes de servir polvilhe o açúcar e use o maçarico.

Se não tiver o maçarico e quiser com uma crosta caramelada, aqueça o forno a 175ºC, coloque os bowls no forno e deixe por 8 minutos aproximadamente, após esse tempo cubra com o açúcar e deixe mais 2 minutos até que o açúcar derreta e fique caramelizado. Use o grill do forno se tiver.

Foto da receita original:


Versão 1:

No lugar da Água de Flor de Laranjeira acrescentem:

2 colheres de chá de Extrato de Baunilha ou

1 fava de baunilha: com a ponta de uma faquinha afiada, abra-a no sentido longitudinal, raspe as sementes, adicione-as ao leite juntamente com a fava. Assim que ferver e antes de adicionar a semolina descarte a fava.

10 a 12 damascos picados bem miúdos

4 colheres de sopa de uvas passas

3 colheres de sopa de rum

Leve esses ingredientes para ferver junto com o leite.

Versão 2:

Extrato de Baunilha: 1 colher de sobremesa

Gengibre em pó: 1 colher de chá

Cardamomo em pó: 1 colher de chá ou

Sementes de Cardamomo (4 ou 5): abra as cápsulas, retire as sementinhas e adicione à mistura de leite.

Canela em pó: 1 colher de chá

10 a 12 damascos picados bem miudinhos

4 colheres de sopa de uvas passas

Coloque todos esses ingredientes no leite antes de levar ao fogo.


Versão 3:

Nessa versão temos: leite, leite de coco, coco ralado, Extrato de Baunilha, canela, gengibre em pó, sementes de cardamomo, uvas passas, damasco e Castanha do Pará tostada e picada.


Obs.: Nessa base de receita vocês podem acrescentar à vontade o sabor que quiserem: mais gengibre, menos gengibre, mais canela, cravo em pó, 1 ou 2 estigmas de Açafrão, noz moscada ralada, nozes torradas e picadas grosseiramente, raspas de limão siciliano, chocolate em pó, podem diminuir o açúcar e dissolver algumas colheres de Creme de Avelã ao leite antes de levar ao fogo, podem substituir o leite por Leite de Coco, acrescentar coco ralado, inclusive polvilhar coco ralado tostado por cima e por aí vai. Inventem, refaçam e cada vez que servirem vão se surpreender e surpreender as pessoas com os sabores que vocês irão criar com esse creme de consistência extremamente cremosa.

Para quem não tem maçarico, podem polvilhar canela, ou canela com um pouquinho de Açúcar de Confeiteiro, Raspas de Chocolate, Cacau em Pó e ainda podem colocar um pouco de geléia de fruta derretida por cima. Só precisam combinar os sabores.





Com coco tostado


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FENO-GREGO

bottom of page