RAVA LADDU
Boa Tarde!!
Depois de algum tempo, bastante por sinal, aqui estou, de volta com novas sugestões de receitas e dessa vez sem falhas, eu espero.
Voltei em uma época bastante auspiciosa, pois comemoramos na Índia na semana passada, no dia sete de novembro para ser mais exata, o Diwali ou Festival das Luzes.
Então, aproveitei esse momento para fazer esses docinhos cuja receita estou postando. Ele é bem tradicional não só nessa época, como em outros festivais e festas, pois além de ser muito fácil, acredite, é muito, muito gostoso.
Você poderá ver as fotos, ler os ingredientes e fazer um pré-julgamento pensando, mas que gosto vai ter? Isso é uma farinha com manteiga e como pode ficar gostoso?😒 Pode, e sim, fica muito bom, isso eu posso garantir e vale muito a pena. O único inconveniente é o fato de ser impossível comer apenas um😍. Ele não é tão doce, tem um sabor levemente amendoado e quando adicionamos o Ghee (manteiga clarificada), coco ralado e uvas passas, a mágica acontece, já que após provar, você vai constar que é muito mais gostoso do que imaginou.
E a textura? Deliciosa, amanteigada e com os crocantes dos nuts, é uma delícia pura. Derrete na boca, é perfeito.
RAVA LADDU - PASSO A PASSO
Aqueça uma wok ou panela antiaderente de fundo grosso e coloque uma colher de sopa de ghee. É imprescindível que a panela seja de fundo grosso para que a semolina não queime durante o processo.
Assim que estiver bem quente, abaixe o fogo.
Adicione a semolina e vá mexendo constantemente até que ela mude de cor e comece a liberar o aroma (aproximadamente 10 minutos). Ressalva, quanto digo mudar de cor, quero dizer mudar a tonalidade, ficar um pouquinho mais amarelada.
Tem que ficar mexendo, caso contrário vai queimar e alterar o sabor dos docinhos.
Assim que estiver bem quente, abaixe o fogo, adicione a semolina e vá mexendo constantemente até que ela mude de cor e comece a liberar o aroma (aproximadamente 10 minutos). Tem que ficar mexendo, caso contrário vai queimar e alterar o sabor dos docinhos.
Acrescente o coco ralado e mexa por mais 2 minutos.
Retire do fogo e mexa de vez em quando até que a semolina esfrie um pouco. Isso é necessário pois a mistura continua tostando devido ao calor da panela. Novamente, apesar de ter usado o termo tostar, não quer dizer que ela ficará "marrom", a coloração será um pouco mais intensa da original, então entenderam não é? 👌
Processe o açúcar de confeiteiro juntamente com a mistura de semolina e coco já fria. Esse processo garantirá uma textura bem fina.
Na mesma panela, coloque 3 colheres de sopa de ghee e adicione os nuts mexendo sempre até começar a dourar. Quanto aos nuts pode ser avelãs, castanha do pará, nozes, castanha de caju ou uma mistura de alguns deles.
Em seguida junte a uva passa e mexa até começar a dourar e estufar.
Adicione essa preparação à mistura de semolina juntamente com o cardamomo. Misture bem com uma espátula.
Assim que estiver morno, pegue pequenas porções e molde em bolinhas um pouco maior que um brigadeiro. Claro que o tamanho fica a critério, essa referência é apenas uma sugestão.
Se não conseguir enrolar, acrescente 1 a 3 colheres de ghee aquecido (uma de cada vez) à mistura até que consiga moldá-las. Se o Ghee adicional não tiver sido suficiente, acrescente água morna, uma colher por vez, até que pressionando uma porção da massa na palma da mão, ela se agregue. A textura fica mais ou menos como a do crumble ou uma massa de torta bem quebradiça.
Você pode substituir o Ghee por óleo de coco, conseguindo assim intensificar ainda mais o sabor do coco.
Vou dar uma dica aqui.
As bolinhas não podem ser enroladas como brigadeiros, pois não possuem a mesma consistência, elas devem ser moldadas na palma da mão como as fotos abaixo, não se preocupe, é bem fácil e não tente deixar bem redondinhas, pois elas se partirão.
Pronto, elas ficam assim, deliciosas, macias e com pequenas partículas crocantes, incrível. Aproveite!!😉
RAVA LADDU
Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga ou ghee
1 xícara de chá de semolina fina
6 colheres de sopa de coco ralado fino (fresco ou seco)
1/2 de xícara de chá de açúcar de confeiteiro
3 colheres de sopa de Ghee (ou óleo de coco)
3 colheres de sopa de amêndoas, pistaches ou qualquer outro nuts
3 colheres de sopa de uvas passas
1/2 colher de chá de cardamomo em pó
Modo de fazer:
Aqueça uma Wok ou panela antiaderente de fundo grosso e coloque o Ghee. Assim que estiver bem quente, abaixe o fogo, adicione a semolina e vá mexendo até que ela mude de cor e comece a liberar o aroma (aproximadamente 10 minutos).
Acrescente o coco ralado e mexa por mais 2 minutos.
Retire do fogo e mexa de vez em quando até que a panela resfrie.
Processe o açúcar de confeiteiro juntamente com a mistura de semolina e coco já fria. Reserve.
Na mesma panela coloque 3 colheres de sopa de ghee (ou óleo de coco) e adicione os nuts mexendo até que comecem a dourar. Em seguida junte as uvas passas e mexa até que comecem a estufar.
Adicione essa preparação à mistura de semolina juntamente com o cardamomo e misture com uma espátula até que os ingredientes fiquem bem incorporados.
Espere esfriar novamente.
Pegue pequenas porções e molde-as em pequenas bolinhas.
Se não conseguir, acrescente de 1 a 3 colheres de ghee aquecido (uma de cada vez) à mistura até que consiga moldá-las. Se o Ghee adicional ainda assim não tiver sido suficiente, umedeça a massa com algumas colheres de água quente (uma por vez).
Obs. As bolinhas devem ser moldadas na palma da mão, uma vez que a consistência da massa lembra a do Crumble ou uma massa de torta bem quebradiça (vide foto acima).
Aí está, faça e coma apenas uma se conseguir!!