top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

PÃO DE QUEIJO RECHEADO



Boa tarde!

Sei que andei um pouco sumida, mas realmente o tempo andou escasso por aqui e ainda continua, razão pela qual vou sugerir uma receita bem fácil e rápida que dificilmente desagradará, pois estamos falando do nosso famoso Pão de Queijo. Falando nisso, vocês sabiam que dia 17/08 é comemorado o Dia do Pão de Queijo, só estamos pouco mais de um mês atrasados 😁

Bom, eu andei pesquisando um pouco sobre sua origem, porém, não existe registro do aparecimento dessa iguaria. Acreditem ou não, ele nem mesmo é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado, mas que deveria, deveria, vocês não acham?

Embora não se tenha registro, pesquisas apontam seu aparecimento no século XVIII, com base nos pães fabricados pelos portugueses. Como a farinha que chegava ao Brasil era de baixa qualidade, e, como o uso da mandioca era grande em suas diferentes texturas, passou-se a fazer o pão com a fécula de mandioca (polvilho). No entanto, ele se popularizou em 1950.

Segundo o historiador Caio Prado Júnior, a iguaria surgiu na época do início da mineração, ou seja, a partir de 1700.

Com a escassez de comida para alimentar tantas pessoas que eram atraídas pelas jazidas descobertas próxima a Ouro Preto, surgiu o pão de queijo, inicialmente, dizem, oferecidos pelas escravas aos seus senhores. Devido à dificuldade de se encontrar farinha naquela região, as cozinheiras mineiras substituíram o trigo pelo polvilho e acrescentaram a essa massa, lascas de queijo curado, endurecido e ralado, e após eram levados ao forno, e que por sua semelhança, recebeu o nome de pão.

Outro estudioso conta que o pão de queijo, provavelmente, foi criado pelos escravos, que usaram a farinha de mandioca como base do pão. Nas fazendas de queijo daquela época, durante o processo de confecção do produto, era preciso fazer várias raspagens no queijo até ele atingir o ponto de cura e nesse processo de raspagem, os escravos recolhiam as raspas e acrescentaram à massa do pão, resultando no surgimento do pão de queijo. Após esse resultado inesperadamente bom, ele começou a ser servido para os senhores da casa grande.

E aí estão duas das possíveis versões da origem do pão de queijo, e por falar em versão, sabemos que existem inúmeras receitas, uma vez que eram passadas de mãe para filha, porém, a base é polvilho azedo ou doce, ovos, sal e óleo, queijo, leite ou água, e sim, a massa do verdadeiro pão de queijo deve ser escaldada.

Se usarmos o polvilho doce, teremos uma massa mais compacta e um sabor mais suave, ao passo que se usarmos o azedo, o mesmo ressaltará o sabor do queijo e formará bolhas de ar enquanto assa.

Bom, após essa breve explanação, vocês verão que essa receita é bem diferente da tradicional, a massa não é escaldada, eu ainda acrescentei tapioca e usei vários tipos de queijos, mas nem por isso menos gostoso.

 

Antes de passar para a receita propriamente dita, abaixo, nesse rápido modo ilustrado de fazer, eu dou algumas sugestões que não estão na receita, então fiquem à vontade se quiserem ou não saber mais.

Em um bowl ou direto no liquidificador, coloque o polvilho (doce ou azedo como preferirem), a tapioca, os ovos, o queijo ralado, o azeite (ou óleo) o leite e o sal. Bata bem.


Quase pronto😉, pode acreditar. Agora, você vai lá na sua geladeira ver os tipos de queijo que você tem e vai preparar o recheio, pega todos os queijos, mais creme de ricota, parmesão, enfim, dá uma olhada e veja o que tem lá. No meu tinha: mussarela, queijo de coalho, que por sinal estava grelhado, mussarela de búfala, creme de ricota, queijo parmesão e pasta de tomate seco, ainda acrescentei uma pitada de páprica picante. Não ficou bom, ficou espetacular.


Agora coloque a massa em assadeira untada. Querem saber se é recheado ou com cobertura? Se forem usar queijos que não derretem com facilidade como eu, podem usar como cobertura, se for queijos que se fundem, fica com certeza muito bom recheado.

Se for recheado, coloquem metade da massa, o recheio e a outra metade da massa e espalhe queijo ralado por cima.

Se for cobertura, coloque a massa, a cobertura e polvilhe um pouco de orégano se gostarem e


agora é só levar ao forno 180°C por aproximadamente 30 minutos e pronto, é uma delícia, é fácil e é rápido e podem variar o recheio.


Na foto abaixo vocês verão o recheio com berinjela, queijo de coalho, meia cura, manjericão, páprica picante e tomate picado sem semente.



Recém saído do forno a nova versão com o recheio de berinjela.



 

PÃO DE QUEIJO RECHEADO

Ingredientes:

2 xícaras de chá de polvilho azedo

1 xícara de chá de tapioca

1 xícara de chá de queijo Minas Padrão ou Parmesão

1 xícara de chá de leite morno

1/2 xícara de chá de azeite ou óleo

3 ovos

1 pitada de sal

Pimenta do Reino (opcional)

Recheio

300 gr de queijo mussarela

Orégano

Sal

Pimenta do Reino (opcional)

Tomate picadinho sem semente (opcional)

Obs.: Veja algumas sugestões de recheio abaixo.

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes da massa e despeje metade sôbre uma assadeira untada e enfarinhada. Coloque o recheio por cima e o restante da massa.

Polvilhe com mais queijo ralado e orégano (opcional) e leve ao forno 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

Sugestão de Recheio:

Queijo: coalho, Minas Padrão, Mussarela, Gorgonzola (há quem goste) ou outro de preferência;

Linguiça calabresa ou fresca: atentem para que ela deve ser bem escorrida para o pão não ficar com excesso de gordura.

Frango: optem pelo peito desfiado misturado a um queijo cremoso, como creme de ricota. creme de queijo branco ou ainda requeijão cremoso.

Tomate picadinho sem semente e previamente escorrido

Dependendo do recheio podem usar manjericão ou orégano.

Berinjela: previamente grelhadas e cortadas em tirinhas finas. Passe-as em seguida no azeite tempere com sal e acrescente azeitonas picadas.Cubra com mussarela, tomate picadinho (opcional) e coloque manjericão ou orégano.

Não é bom demais?

Recheado com diferentes tipos de queijos:


e com recheio de berinjela e queijos.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FENO-GREGO

bottom of page