Curry de Berinjela
Boa noite!
Acho que fazia um bom tempo que eu não postava uma receita indiana e vegetariana ao mesmo tempo. Não que eu não tenha feito, é uma das minhas preferidas, acho que já deu para perceber não é? Porém, preciso diversificar os países, uma vez que é essa a finalidade do Blog.
Bom, hoje eu tenho uma sugestão muito fácil e rápida, e pode ser que quando vocês lerem se perguntem:
- “ ué, mas isso é uma berinjela em um molho de tomate e leite de coco!!”. Sim, porém, com especiarias, que com toda certeza farão a grande diferença. O sabor e o perfume serão tão incríveis, que esse pensamento nunca mais passará pela suas cabeças.
Eu costumo afirmar, que eu sou suspeita, pois amo especiarias, e acredito que sem elas é impossível fazer qualquer coisa na cozinha, e as uso em tudo, salgados, doces, frutas, sucos, iogurte, tudo, mas tudo mesmo. Trabalhar com especiarias, extrair o sabor de cada uma delas e agregá-las em uma masala, é algo mágico e alquímico, não dá para descrever. E, como toda a magia, cada um tem a sua própria, e aos poucos poderão descobrir seus gostos e preferências, já que não existe uma fórmula única para uma masala e conseqüentemente para uma receita.
Nessa de hoje, vocês poderão incluir outros legumes como: batata, quiabo, couve flor, brócolis, ervilha ou mesmo ricota, ou ainda, optar por somente um deles, como quiserem. Outra sugestão é deixar somente no molho de tomate, ou ainda fazer um leite de Castanha de Caju (é só deixar um pouco da Castanha de molho na água e depois liquidificar) fica sensacional. A idéia é se arriscar, se aventurar, colocar os pés na estrada, observar, sentir, ousar e querer. Esse é um dos caminhos das especiarias, ir conhecendo o mundo e as pessoas através delas, descobrir suas propriedades medicinais e como elas poderão no beneficiar e como poderemos agregá-las em nossas refeições. Como eu disse anteriormente, é fácil ser vegetariano quando entramos na alquimia das especiarias.
Então vamos começar pelas berinjelas, que devem ser de tamanho médio. Lave-as, descasque-as e corte-as em cubinhos.
Coloque-as em uma assadeira, regue com azeite, polvilhe sal e leve ao forno para dourar. O tempo do forno vai depender do tamanho dos cubinhos (10 a 12 minutos).
Aqueça uma frigideira em fogo alto, coloque as especiarias em grãos, e em fogo baixo, mexa até que o aroma comece a se desprender e elas comecem a pipocar. Aqui, sempre enfatizo para que vocês tomem cuidado, pois as especiarias continuarão tostando até que a frigideira se resfrie.
Transfira as especiarias para um almofariz, e reduza-as a pó.
Em seguida adicione as especiarias em pó, o gengibre fresco picado, o alho amassado e reduza-os a uma pasta. Isso será possível por conta do alho e do gengibre que colocamos.
Não precisam arregalar os olhos se não tiverem almofariz, podem usar o Processador, claro que o trabalho vai ser menor, portanto mais rápido, mas posso garantir que não será tão prazeroso quanto fazer no almofariz, mas, dou a mão à palmátoria e concordo que o processador é "uma mão na roda". Bom, voltando, já com os grãos torrados, acrescente as especiarias em pó, o alho amassado, o gengibre picado e reduza-os a uma pasta. Destampe o processador e deixem que o aroma inebriante perfume a sua cozinha e que a coloração salte aos seus olhos. Reserve.
Aqueça o óleo em uma Wok ou panela de fundo antiaderente, adicione a cebola picada, coloque um pouco de sal e frite-as até adquirir um tom dourado (eu não usei). Abaixe o fogo e adicione a pasta de especiarias e deixe os sabores se fundirem por 2 minutos. O aroma das especiarias é realmente hipnótico não acham? rsrsr
Agregue o purê de tomate, tampe a panela e deixe em fogo médio por 20 minutos, ou até que o purê se separe do óleo. A resposta é: não, se estiverem se questionando se não vai ficar forte e ácido, não vai, porém usem um bom purê de tomate.
Junte as berinjelas, misture bem, acrescente a água e ainda em fogo baixo, deixe a água evaporar.
Por último acrescente o leite de coco e cozinhe por 15 minutos ou até que o leite de coco tenha reduzido e engrossado e corrijam o sal. Se quiserem mais molho, é só acrescentar mais leite de coco.
Coloque coentro picado e sirva com arroz e iogurte. Na verdade o nosso iogurte é muito ácido, nesse caso, usem coalhada seca, ou deixem 2 potes de iogurte escorrendo em uma peneira. até que sua consistência fique mais firme e cremosa.
Eu coloquei o coentro somente na hora de montar o prato, pois meu irmão detesta, sei que tem muitas pessoas que não gostam, o que é uma pena, pois é super perfumado e faz toda a diferença. Enfim, cada um com seus gostos, não vamos deixar de fazer e comer essa delícia super saudável.
CURRY DE BERINJELA
Ingredientes: 2 berinjelas médias
1 ½ xícara de chá de purê de tomate
3 cm de gengibre fresco
1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
1 colher de chá de cúrcuma
3 dentes de alho amassados
1 colher de chá de coentro em grão
1 colher de chá de cominho em grão
1 colher de chá de grãos de cardamomo (sem as bagas)
1 colher de café de pimenta em pó (opcional)
4 colheres de sopa de óleo (azeite, ghee, ou óleo de coco)
1/3 de xícara de chá água
300 ml de leite de coco
Coentro fresco
Modo de fazer:
Descasque as berinjelas e corte-as em cubos.
Unte uma assadeira com azeite, coloque as berinjelas, regue com azeite, polvilhe um pouco de sal e leve ao forno por aproximadamente 10 a 15 minutos ou até que elas comecem a dourar.
Aqueça uma frigideira em fogo alto, coloque as especiarias em grãos, e em fogo baixo, mexa até que o aroma comece a se desprender e elas comecem a pipocar.
Transfira-as para um almofariz ou processador e reduza-as a pó. Em seguida adicione as especiarias em pó, o gengibre fresco picado, o alho amassado e reduza-os agora, a uma pasta. Reserve.
Aqueça o óleo em uma Wok, adicione a cebola picada, coloque um pouco de sal e frite-as até adquirir um tom dourado (eu não usei). Abaixe o fogo e acrescente a pasta de especiarias e deixe os sabores se fundirem por 2 minutos.
Agregue o purê de tomate, tampe a panela e deixe em fogo médio por 20 minutos, ou até que o purê se separe do óleo.
Junte as berinjelas, misture bem, acrescente a água e ainda em fogo baixo, deixe a água evaporar.
Por último acrescente o leite de coco e cozinhe por 15 minutos ou até que o leite de coco tenha reduzido e engrossado e corrija o sal.
Junte o coentro picado e sirva com arroz e coalhada seca.