BOLO DE CHOCOLATE VEGANO COM CREME DE CASTANHA DE CAJU
Bom dia!!
Depois daquela canjica da semana passada, hoje vamos para uma receita mais leve: sem glutem, vegana e..... uma delícia, sem dúvida nenhuma.
Essa receita requer alguns ingredientes que, para quem não está habituado, talvez não tenha à mão, mas nem por isso, difíceis de ser encontrados.
Nesse bolo, temos três etapas, não, não pensem em dificuldades, vamos mudar para três grupos: ingredientes úmidos, ingredientes secos e mais a cobertura.
A farinha, usada em maior quantidade nesse bolo, é a de arroz, então, corram ao supermercado, e: "lembram aquela caixinha escrita Arrozina ou Creme de Arroz"? É isso mesmo, podem comprar que lá tem quantidade suficiente para esse bolo e muito mais. O Amido de Milho, vocês já conhecem e por último a Aveia, fina. Eu tinha a grossa, então processei antes de usar, deu super certo. Falando em aveia, atenção à embalagem, algumas delas podem conter traços de glutem, devido ao seu cultivo acontecer no mesmo terreno que o trigo, nesse caso optem pela Orgânica.
Os outros ingredientes, também são super fáceis, exceto talvez, pelo açúcar de coco que nesse caso, poderá ser substituído pelo mel.
A cobertura fica perfeita com um mix de frutas secas, ou aquela que mais gostarem, pois juntamente com o leite de coco e a castanha da caju será puro creme.
Então, após terem reunido todos esses ingredientes, peguem somente um processador e dois bowls e vejam que delícia que fica esse bolo e como é muito fácil de fazer.
BOLO DE CHOCOLATE VEGANO COM CREME DE CASTANHA DE CAJU
Modo de fazer:
Deixe a linhaça de molho na água, e aproveite esse tempo para preparar os ingredientes secos e os úmidos antes de usá-la.
Em um bowl adicione os ingredientes secos e misture. Reserve.
Eu, na hora H, não tinha a quantidade do açúcar de coco suficiente, então, substitui 50% por mel, e claro, mel é líquido e não deveria estar nessa mistura, porém não fez diferença, mas se optarem pelo mel, coloquem-no com os ingredientes úmidos.
Em outro bowl, adicione os ingredientes úmidos, e agora sim, acrescente a linhaça juntamente com a água. Em um processador, reduza esses ingredientes a um purê homogêneo.
Incorpore aos poucos os ingredientes úmidos, previamente processados, nos ingredientes secos, e misture bem com uma colher de pau para que a massa fique aerada. Observem que essa massa fica com uma consistência pesada, mas não se impressionem, é isso mesmo que queremos.
Unte uma forma com óleo de coco, polvilhe com cacau em pó, despeje a massa e distribua-a igualmente na assadeira.
É importante que a massa fique por igual na forma, para que no momento de assar, uma parte não fique mais assada que a outra, se necessário, umedeçam a palma da mão e iguale.
Eu usei uma forma de fazer pão, iguais àquelas de pão de forma, mas, vocês podem usar uma outra qualquer, só fiquem atentos ao tamanho da forma.
Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.
Espere esfriar para desenformar e espalhe o creme de castanha de caju por cima, polvilhando com coco ralado (opcional).
Bom, o coco também é uma das minhas paixões, tanto em doce como em salgados, então, eu dei uma tostada e coloquei por cima da cobertura, claro que isso trouxe mais sabor, porém, como eu disse, é opcional.
Cobertura:
Deixe as castanhas de caju e as frutas secas de molho no leite de coco por no mínimo 3 horas (isso fará com esses ingredientes fiquem mais homogêneos e cremosos na hora de processá-los).
Após esse tempo, reduza-os a um purê e espalhe sobre a superfície do bolo. Eu resolvi misturar as frutas secas, mas vocês poderão usar somente um tipo, o resultado ficará igualmente bom.
Espero que gostem, porque é surpreendentemente gostoso e leve.
BOLO VEGANO DE CHOCOLATE COM CREME DE CASTANHA DE CAJU
Massa:
Ingredientes úmidos:
2 colheres de sopa de linhaça
6 colheres de sopa de água
125 ml de óleo de coco
2 bananas nanicas maduras (médias)
1 colher de chá de vinagre de maçã
2 colheres de chá de Extrato de Baunilha
Ingredientes secos:
100 gramas de farinha de arroz
50 gramas de aveia fina
50 gramas de amido de milho
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
5 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de canela em pó
6 colheres de sopa de açúcar de coco (ou mel ou meio a meio)
Cobertura de Castanha de Caju
½ xícara de chá de castanha de caju
10 a 12 tâmaras, ou damascos, ou figos, ou um mix
15 colheres de sopa de leite de coco
Coco ralado (opcional)
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno 180ºC.
Deixe a linhaça de molho na água
Em um bowl, adicione os ingredientes secos e misture. Reserve.
Em outro bowl, coloque os ingredientes úmidos, inclusive a linhaça e a água e processe até ficar cremoso.
Incorpore aos poucos, os ingredientes úmidos, processados, aos ingredientes secos e misture bem com uma colher de pau para que a massa fique aerada.
Unte uma forma com óleo de coco, polvilhe com cacau em pó, coloque a massa e nivele bem.
Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.
Desenforme depois de frio, e espalhe o creme de castanha de caju por cima polvilhando com coco ralado (opcional)
Cobertura:
Deixe as castanhas e as frutas de molho no leite de coco por no mínimo 3 horas (isso fará com que esses ingredientes fiquem mais homogêneos e cremosos na hora de processá-los). Após esse tempo reduza-os a um purê e espalhe sobre a superfície do bolo.