PEIXE MARROQUINO COM GENGIBRE E AÇAFRÃO
Boa tarde!!
Eu andei pensando em quanto tempo faz, que não tiramos os pés daqui do Brasil.Temos ficado com algumas influências daqui e dali, porém não temos nos aventurado ao redor do mundo há algum tempo. Então, que tal hoje irmos para o Marrocos? Eu ainda não conheceço, mas com certeza está na minha lista, e eu farei isso qualquer hora. Alguém duvida?
Bem, por que Marrocos? Que tal a resposta: especiarias, especiarias, especiarias..... sabores e aromas, e claro, estamos falando da COZINHA DO FIM DO MUNDO, sendo assim, especiarias e ervas, são ingredientes quase que obrigatórios nas minhas receitas, sejam elas, doces ou salgadas, e aí está o país escolhido, Marrocos. Espero que gostem dessa pequena incursão nesse país, onde também as cores, os aromas e as texturas mexem com todos os nossos sentidos.
Escolhi essa receita, porque vamos usar ingredientes fáceis como, o cominho em grão, que podemos encontrar na sessão de condimentos de qualquer supermercado. O açafrão, vejam bem, é açafrão de verdade, aquele que compramos em estigmas, o Espanhol, lembram? Vocês já devem ter visto, que quando me refiro ao outro açafrão, àquele que quando em pó é amarelo e quando fresco, num tom laranja mais intenso e terroso, esse aí, é a Cúrcuma ou Açafrão da Terra, totalmente diferente um do outro, tanto no sabor, procedência e principalmente no preço. Vejam as fotos abaixo, e vocês já saberão do que estou falando, e se clicarem sobre cada uma delas, terão informações à respeito de cada um desses ingredientes: como usar, origem, crenças, costumes e alguns usos terapêuticos.
Vocês lerão também, que para essa receita, eu usei limão em conserva, também cliquem na foto, para visualizar a receita, e vão saber que é muito mais simples do que imaginam, bastam dois ingredientes: limão e sal. Fácil não é?
Claro, que vocês podem omitir o Limão em Conserva, mas é tão fácil de fazer e tão útil em muitas das cozinhas do mundo, que vale a pena tê-lo sempre à mão, não é?
Açafrão
Cúrcuma ou Açafrão da Terra
Limão em Conserva
PEIXE MARROQUINO COM GENGIBRE E AÇAFRÃO
Ingredientes:
¼ xícara de chá de salsa picada
2 colheres de sopa de coentro picado
½ xícara de chá de azeite
2 colheres de chá de Páprica
6 filamentos de açafrão esmagados
1 colher de chá de gengibre ralado
1 limão (de preferência Siciliano)
4 filés de peixe ou postas de aproximadamente 150 gr cada (badejo, cação ou robalo, ou outro qualquer, de carne mais firme)
1 lata de tomate pelado picado
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de grãos de cominho
Sal e pimenta
2 cenouras fatiadas no sentido do comprimento (usem um mandolim)
1 cebola finamente fatiada
1 colher de sopa de polpa de Limão em Conserva
12 azeitonas verdes, ou pretas ou ambas
Coentro e salsa para finalizar
Modo de fazer:
Em um bowl, coloque a salsa, coentro, azeite, páprica, açafrão e gengibre. Adicione o suco de meio limão, misture bem e coloque os filés de peixe sobre essa marinada (eu suei o badejo). Cubra e leve à geladeira por 1 a 2 horas.
Corte a outra metade dos limões em fatias bem finas.
Em uma panela, coloque os tomates picados, o alho e o cominho. Tampe, e deixe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que o molho tenha reduzido um pouco, 8 a 10 minutos. Tempere com sal, pimenta e reserve.
Pré aqueça o forno 180º C.
Em uma refratária, faça uma cama com as cenouras fatiadas, cubra com as cebolas e esparrame o molho de tomate sôbre elas. Cubra a refratária e se não tiver tampa, use papel alumínio. Deixe no forno por aproximadamente 30 minutos, até que as cenouras estejam macias.
Remova os filés de peixe da marinada e coloque-o sobre os vegetais. Ponha um pouco de polpa de limão (em conserva) em cima de cada filé e as fatias de limão.
Coloque a marinada em volta dos filés e circunde-os com as azeitonas. Retorne a refratária ainda tampada ao forno e deixe por mais 25 minutos.
Antes de servir, coloque um pouco do molho sobre os filés, e guarneça com coentro e salsa.
Sirva com couscous marroquino.