TORTA DE LEGUMES
Boa dia!!
Essa é mais uma sugestão do que propriamente uma receita, uma vez que a massa de torta pode ser aquela que vocês já conhecem, porém, independente disso, abaixo, vocês terão a receita da massa. A ideia hoje, é mais para uma sugestão de recheio de uma torta vegetariana, porque bem sabemos que muitas pessoas têm preconceito com referência às comidas vegetarianas por conta de sabores, pois alegam que é sem sabor e "sem graça", eu mesmo tinha, mas é preciso temperar as coisas, e lembrar que nem só o alho e a cebola dão sabor aos pratos. Precisamos nos valer das ervas e das especiarias para ressaltar, aguçar e despertar os aromas e os sabores que as vezes são ofuscados pelos temperos usuais, e também, porque não usá-los para temperar as nossas vidas, não é?
Tenho algumas observações com relação à minha sugestão no que se refere às quantidades e às variedades, pois elas podem ser diversas, dependendo do gosto de cada um.
Vamos começar pela "Pâte Brisée" ou Massa de Torta, ou ainda, a tão conhecida "Massa Podre". Eu particularmente, detesto esse nome, acho estranho para uma massa tão gostosa, enfim, vocês podem chamar como quiserem, mas a ideia é que nos familiarizemos com alguns termos tradicionais universalmente conhecidos, nesse caso, uma palavra francesa. Essa massa tão conhecida de todos nós, chama-se "Pâte Brisée": Pâte que significa massa e Brisée quebrada, quebradiça, esmigalhada.
Pâte Brisée ou Massa Podre, não importa, o importante é o resultado final e para isso vamos falar um pouquinho sobre o recheio e de algumas outras sugestões para substituir alguns dos ingredientes. Como disse, vocês podem tirar um legume, acrescentar outro, colocar menos quantidade de um, mais de um outro e assim vocês vão montando uma torta com o sabor e textura que gostarem.
Vocês poderão utilizar:
Espinafre: Lave bem o espinafre, deixe de molho em algum higienizador de verduras e depois escorra toda a água. Elimine os talos mais grossos e as folhas mais feias e leve ao fogo em uma panela tampada e deixe até que todo o líquido tenha evaporado. Antes de utilizar esprema o excesso de água, pique-os e agregue ao recheio.
Brocólis e Couve-flor: separe os buquês de brócolis ou couve-flor e leve uma panela ao fogo com água o suficiente para cobri-los. Assim que a água começar a ferver acrescente o brócolis ou couve -flor e deixe por 3 minutos, o brócolis e 10 minutos a couve-flor. Escorra, e coloque em água gelada ou água com pedras de gelo para interromper o cozimento. Repique os buquês e agregue-os ao recheio.
Eu gosto dos legumes "ao dente", porque assim podemos sentir a textura de cada um deles, porém aqui, é o gosto de cada um.
Abóbora: poderão agregar também 1 xícara de purê de abóbora, para isso basta cozinhá-la ou assá-la e passar pelo processador.
Cogumelos variados: nesse caso fatie-os e saltei rapidamente.
Palmito: esse já pronto para ser agregado ao recheio.
Bom, como vocês viram, podem diversificar e inclusive fazer com um só tipo de legume, mas eu garanto que um mix fica perfeito.
Eu sugeri também, de vocês fatiarem e grelharem alguns dos legumes, porém se acharem muito trabalhoso, poderão fatiar em tiras pequenas e grelhar cada um deles em separado, porém de uma só vez, isto é, primeiro só a berinjela, depois as abobrinhas e assim por diante, claro, usem uma frigideira ou wok grande.
A ideia é que fiquem fiquem bem desidratados, para que depois ao juntar todos eles novamente, não soltem água e para que o recheio não vire uma papa, um purê.
Bom, acho que é só, vamos para a receita?
TORTA DE LEGUMES
Massa:
190 gr de manteiga com sal, gelada e cortada em cubinhos
1 pitada de sal
75 ml de água gelada (aproximadamente 5 colheres de sopa)
375 gr de farinha de trigo
Modo de fazer:
Em um bowl coloque a farinha, o sal e misture. Acrescente a manteiga gelada em cubinhos e vá misturando com a ponta dos dedos até ficar uma farofa grossa. Em seguida vá acrescentado a água aos poucos e amassando até a massa ficar lisa e homogênea.
Faça uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora e retire 20 minutos antes de usar.
Abra-a com um rolo em uma superfície enfarinhada e estenda sobre a assadeira de aro removível ou refratária de 28 cm de circunferência aproximadamente, cuidando para que as bordas fiquem altas.
Fure a superfície com a ponta de um garfo e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos, ou até que ela esteja sequinha no centro, porém bem branca.
Se sobrar massa, usem como decoração em cima do recheio.
Obs.: Essa torta não leva massa na cobertura
Recheio:
2 berinjelas pequenas
1 abobrinha italiana
1 cenoura média
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
200 gr de ervilhas congeladas
1 xícara de chá milho (no vapor de preferência)
100 gr de vagem
1/2 xícara de chá de azeitonas picadas (pretas ou verdes)
1 colher de chá de Pimenta do Reino moída na hora (opcional)
4 colheres de sopa de azeite
300 gr de requeijão Light
100 gr de parmesão
Alecrim (fresco, de preferência) a gosto
Menjericão (fresco) a gosto
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Tomates cereja para decoração (opcional)
salsinha a gosto
sal a gosto
Modo de fazer:
Descasque as berinjelas e fatie-as no sentido longitudinal (ficarão na mesma espessura se vocês usarem um mandolin)
Lave a abobrinha e também fatie-as no sentido longitudinal.
Raspe a cenoura e repita o processo fatiando-a finamente.
Fatie os pimentões no sentido do comprimento depois repique-os.
Corte a vagem finamente.
Em uma frigideira antiaderente pincele um pouco de azeite e grelhe primeiro as berinjela, depois a abobrinha e a cenoura. Tome cuidado para não sobrepor os legumes. Grelhe de ambos os lados até que eles comecem a pegar cor. Reserve
Em outra panela coloque 1 colher de sopa de azeite e assim que aquecer, refogue rapidamente a vagem, 6 a 7 minutos aproximadamente, pois ela não deverá ficar mole. Isso ajudará o recheio a ter diferentes texturas.
Retire e reserve. Faça o mesmo com os pimentões deixando por uns três minutos.
Se for usar cebola fatie-as finamente e doure no azeite, reserve.
Acrescente o azeite restante e adicione a ervilha congelada e deixe por 5 minutos mais ou menos, reserve.
Repique os legumes grelhados: cenoura, berinjelas e abobrinha e coloque-os juntamente com a cebola e o restante do legumes. Misture bem até que fiquem bem mesclados e coloridos e dê liga com o requeijão Light, creme de ricota ou creme de queijo.
Obs.: Vejam que esse recheio deverá ficar bem cremoso, pois ainda irá para o forno.. Se necessário acrescente um pouco mais de requeijão. Coloque o recheio sobre a massa pré-assada, polvilhe o parmesão, decore com os tomates cerejas e regue com azeite.
Envolva o fundo externo da forma com papel alumínio para que dê tempo do recheio gratinar, cubra também com papel alumínio e volte ao forno por mais 15 minutos, retire o papel de cima e deixe mais 10 minutos ou até que esteja gratinada....
Sirva com salada de folhas verdes.