POTICA - ESLOVENIAN NUT ROLL EASTER
Boa tarde!!
Acelerei essa postagem, para passar a vocês mais uma receita tradicional de Páscoa, no caso, hoje, a Potica.
Trata-se de um bolo, brioche, pão, como queiram, recheado com uma variedade de ingredientes. Então, como sempre, já que o intuito desse blog é fazer um giro pelo mundo, vamos até a Eslovênia e conhecer um pouco mais dessa receita.
Inicialmente feita somente no mês de dezembro na ocasião do Natal, passou com o tempo a ser igualmente uma tradição na Páscoa. Algumas variações sugerem o recheio com frutas glaceadas, castanhas, frutas cristalizadas, mel e creme, outras somente com nozes e variações salgadas como: estragão, sementes de papoula, queijo etc.
Como nos últimos séculos o território esloveno tem sido sucessivamente parte do império Austro-Húngaro e da ex-Iugoslávia, encontramos receitas semelhantes nos países próximos como orechovník na Eslováquia, povitica, gibanica, orehnjača na Croácia, štrudla na Sérvia, diós bejgli na Hungria, etc.
No entanto, a Potica foi mencionada pela primeira vez por Primož Trubar, um padre Luterano, que publicou o primeiro livro na língua eslovena no séc. XVI, portanto, não é a toa que a Potica é considerada um patrimônio da Eslovênia, tanto que já apareceu duas vezes em selos postais. A primeira estampa em 1993 e a segunda em 2005 com três versões de recheios: avelãs, sementes de papoula e estragão, simbolizando as três regiões geográficas da Eslovênia: os Alpes, as planícies da Panônia e o Mediterrâneo.
Então, mão na massa porque é uma receita muito fácil, o que é um pouco mais difícil, é fazer com que ela não abra na hora de assar, mas garanto o sabor e a textura.
Ingredientes da Massa:
Ingredientes do Recheio:
Modo de Fazer:
Em um bowl, misture o fermento e o leite morno e deixe o fermento agir. Enquanto isso,
em outro bowl, acrescente o restante dos ingredientes da massa exceto a farinha e misture bem até ficar bem uniforme. Se preferirem, usem a batedeira.
Acrescente a farinha, uma xícara por vez, misturando bem a cada adição, e em seguida acrescente a mistura de fermento e leite. Vocês podem ver na foto que a massa fica bem pegajosa. Cubra com magipack e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Se ficar menos que isso, vai ficar bem difícil de abrir e enrolar uma vez que a massa é bem "grudenta".
Eu aconselho a deixar a massa descansar na geladeira por uma noite, fica muito mais fácil de trabalhar, mas nada impede de abrir após 1 hora. Eu abri uma parte na hora e o restante no dia seguinte.
Recheio:
Torre as castanhas no forno ou microondas e passe-as pelo processador, somente no modo pulsar, tomando cuidado para não transformá-las em farinha.
Em seguida agregue o restante dos ingredientes e misture bem.
Retire a massa da geladeira, polvilhe a superfície de trabalho com farinha e divida-a em 3 ou 4 partes iguais, dependendo do tamanho que quiserem, e abra cada uma delas em retângulo, espalhando o recheio na superfície, tomando cuidado para que ele não chegue até a borda.
Enrole como rocambole, feche bem as pontas e a emenda no sentido longitudinal e deixe crescer novamente por aproximadamente 1 hora.
Leve em forno pré aquecido a 170º por 30 minutos ou até ficar com a superfície dourada.
Vocês poderão observar pela foto, que o meu abriu no meio na hora de assar, aliás, não é uma tarefa fácil fazer com que saiam sem abrir, porém, eu garanto o sabor e a textura. Podem fazer que vão adorar.
POTICA
Ingredientes:
4 1/2 colher de chá de fermento biológico
1/2 de xícara de leite morno
1 xícara de manteiga sem sal temperatura ambiente (200 gr)
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
4 gemas
1 xícara de chá iogurte natural
4 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
Recheio:
4 claras
1 1/2 xícara de chá de açúcar
450 gr de castanhas variadas (nozes, castanha do Pará, avelãs)
2 colheres de chá de Extrato de Baunilha
3 colheres de sopa de leite
Modo de fazer:
Massa: Em um bowl misture o fermento e o leite até formar formar uma pasta. Reserve.
Em outro bowl, junte todos os ingredientes da massa, exceto a farinha, e misture bem ou bata na batedeira até ficar uniforme. Em seguida, acrescente a farinha de trigo, xícara por xícara, misturando bem a cada adição.
Agregue em seguida o leite com o fermento, que nessa hora já terá reagido, e misture - a massa ficará pegajosa)
Refrigere por uma hora e enquanto isso prepare o recheio.
Recheio: Torre e processe as castanhas cuidando para não reduzi-las a farinha.
Acrescente em seguida os demais ingredientes e misture bem.
Retire a massa da geladeira e divida em três ou quatro porções dependendo do tamanho que quiserem.
Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e abra a massa em um retângulo não muito fino.
Esparrame o recheio sem chegar às bordas, e enrole como um rocambole, fechando bem as bordas e o local da emenda no sentido longitudinal.
Pré aqueça o forno a 170ºC.
Coloque as Poticas em assadeira untada, deixe crescer novamente por 1 hora, e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até ficar dourada.