CURRY DE BERINJELA E ESPINAFRE - BAINGAN BHARTA
Boa noite!!!
Finalmente a receita cujo video enviei na semana passada, mas afinal nem só de comida vivemos não é? Precisamos alimentar todos os nossos sentidos e é exatamente essa a proposta desse Blog, quando na semana passada falamos um pouquinho sobre o Festival das Cores (Holi) na Índia não é?
Bom, mas sem preâmbulo, vocês vão me questionar: de novo receita indiana? Sim, porque realmente eles têm uma variedade imensa de receitas vegetarianas que não dá para tirar os pés desse país, e olha que eu tento, mas não sei porque todos os meus sentidos sempre voltam para lá. Amo a Índia, amo sua cultura, sua comida, e toda a sabedoria e simplicidade que eles trazem no olhar. Preciso me policiar, senão embarco nos meus pensamentos e acabo perdendo o foco.
Vamos lá, voltando para à nossa sugestão, antes, esclareço à vocês que essa é uma receita que encontramos tanto no Gujarati, com o nome de Oroh, como no Punjabi- Norte da Índia, com o nome de Baingan Bharta.
É bem simples, trata-se de um purê extremamente cremoso e perfumado, tanto pelas especiarias quanto pelo sabor pronunciado do defumado das berinjelas, e vocês realmente vão amar sentir todos esses sabores.
Então, como vocês viram, hoje é a vez da berinjela (amo berinjela) e espinafre (também adoro). Vejam que para essa receita, vocês não precisam usar as especiarias que eu indico se não quiserem, simplesmente peguem a idéia, usem cebola e alho, que sei ser indispensável para a maioria das pessoas e sigam o modo de fazer usando somente os temperos que gostam. Porém a berinjela, deve ser, como eu falo abaixo, literalmente queimada, quanto ao espinafre, também não é necessário, mas é tão gostoso e não custa nada incluir um pouco mais de vitamina nas nossas refeições não é mesmo? Evidentemente que se vocês suprimem as especiarias, o prato ficará totalmente descaracterizado, mas vale o prazer de comer o que gostamos e como queremos não é?
CURRY DE BERINJELA E ESPINAFRE - Baingan Bharta
Ingredientes:
Modo de fazer:
Fure as berinjelas com a ponta do garfo e leve diretamente à chama do fogão em fogo alto e deixe 8 minutos aproximadamente de cada lado.
Podem fricar tranquilos, vocês não precisam se assustar pensando que perderam as berinjelas, pois elas devem ficar totalmente queimadas, como vocês podem ver na foto.
Esperem esfriar, e remova a casca. Evidentemente, ficarão alguns resquícios, mas não se incomodem, pois dará um gosto defumado todo especial ao prato, que é justamente o que queremos.
Pique-as e reserve.
Leve ao fogo uma panela com o óleo e adicione o cominho em grãos, mexendo até que comecem a pipocar.
Em seguida adicione a cebola e deixe-a ficar bem moreninha, porém, sem queimar. Vocês terão dessa maneira um outro sabor da cebola, e essa é a único jeito que eu uso cebola, pois dessa forma não reteremos o gosto forte em nosso hálito e/ou transpiração. Eu, inclusive, depois vou pingando água até reduzí-la a um purê para não correr o risco de encontrar pedaços. rsrsrs É demais, não é? Mas vale a pena.
Se for usar alho, assim que a cebola estiver marrom, acrescente e deixe por mais 3 min aproximadamente.
Adicione os tomates picados e mexa.
Em seguida acrescente o restante dos ingredientes exceto o espinafre, o coentro fresco e o limão.
Cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando até que o tomate tenha se desmanchado por completo e o óleo comece a se separar.
Por fim, agregue as berinjelas e o espinafre e deixe que cozinhem até que toda a água do espinafre tenha se evaporado. Não se esqueçam de mexer de vez em quando.
Assim que estiver bem seco, porém cremoso, corrija o sal se necessário e coloque um pouco de coentro por cima.
Sirva com os quartos de limão acompanhado de pão indiano. Para substituí-lo podem usar o pão sírio, abram-no em duas partes e leve diretamente a chama do fogão, deixe dar uma leve gelhada, passe manteiga (opcional) e voilà!!! Bom apetite!!!!!
CURRY DE BERINJELA E ESPINAFRE
Ingredientes:
3 berinjelas médias
1 maço de espinafre picado - opcional (somente as folhas)
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de chá de assafétida (facultativo)
1 cebola finamente picada
8 dentes de alho finamente picados (eu não uso)
3 Pimentas Dedo de Moça picadinha sem as sementes (opcional)
400 gr de tomates picados
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
1/4 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de Açafrão da Terra (cúrcuma)
2 colheres de chá de sal.
limão cortados em quartos
Modo de Fazer:
Com a ponta de um garfo, faça vários furos nas berinjelas e leve-as diretamente sobre a chama do fogão (fogo alto). Deixe aproximadamente 8 minutos de cada lado, pois elas devem ficar com a casca bem queimada.
Retire do fogo, espere esfriar bem e retire a casca. Não se preocupem se ficar algum resquício da casca, é isso que dará o sabor defumado ao prato.
Leve ao fogo uma panela, de preferência antiaderente, com o óleo e coloque o cominho em grão, mexendo sempre até que comecem a pipocar
Adicione a cebole e frite-as até que fiquem douradas.
Em seguida adicione o alho e a pimenta (para quem for usar) e deixe por 2-3 minutos.
Acrescente na sequência os tomates e o restante dos ingredientes exceto o espinafre e o coentro fresco.
Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quanto, até que o tomate tenha se desmanchado por completo e o óleo tenha se separado.
Por último acrescente as berinjelas e o espinafre e deixe em fogo médio até que toda a água do espinafre tenha evaporado.
Acrescente um pouco de coentro, se for usar.
Sirva acompanhado de pão indiano e os quartos de limão.
Para substituir o pão indiano usem o pão sírio. Abram-no em duas partes e leve diretamente à chama do fogão, deixe dar uma grelhada, passe manteiga (opcional), e voilà!!! Bom apetite!!!!!