CURRIED OKRA - CURRY DE QUIABO - (Bhindi Masala)
Bom dia!!
Para esses dias de carnaval separei uma receita deliciosa, bem leve e VV (vegetariana e vegana😋). Para isso vamos aterrissar na Índia e nos deixar envolver com os deliciosos sabores dos pratos vegetarianos, um mais incrível que o outro. Depois que provarmos uma única vez, quem nunca pensou em aderir ao vegetarianismo, com certeza, poderá facilmente aderir de hoje em diante, tamanha a diversidade de sabores, cores, texturas e aromas que a cozinha Indiana nos proporciona.
Antes, como sempre, gosto de falar rapidamente sobre a origem das receitas, essa em específico, é do Norte da Índia. Um prato que leva cebola, tomates, especiarias e a estrela do prato, o quiabo.
Bhindi também conhecido como okra, lady finger e outros tantos nomes, dependendo do país ou até mesmo da região, mas para nós aqui, quiabo.
Como sempre digo, não deixe de fazer esse prato por falta de especiarias. É claro que o segredo está realmente nos sabores que cada uma delas agrega a essa e em outras tantas receitas, de qualquer forma, vamos ver se conseguimos simplificar, certo?
Mostarda preta em grãos: pode ser facultativo, uma vez que não é tão fácil de encontrar.
Cominho em grão: você pode substituir pelo em pó. Tente inicialmente utilizar na mesma proporção, porém em pó, o sabor e o aroma são menos intensos do que em grãos, de qualquer forma, com certeza agregará sabor.
O Coentro em pó e o Açafrão-da-Terra, esse último também conhecido como Cúrcuma, são bem fáceis de encontrar, felizmente😀.
A Pimenta Caiena e a Dedo de Moça: poderão ser omitidas ou usadas em menor quantidade por aqueles que não gostam de comida picante, ou ainda, no caso da Dedo de Moça, poderá descartar as sementes para trazer menos picância ao prato.
Garam Masala: nessa aba, vocês terão duas receitas de Garam Masala, uma delas bem básica, isto é, com poucos ingredientes, e outra com mais especiarias. Se bem que hoje em dia já podemos encontrar facilmente em alguns lugares, embora eu prefira fazer a minha.
Amchoor ou Amchur: resumindo, é manga verde seca ao sol e depois reduzida a pó. O Amchoor possui um aroma agridoce de frutas secas, adstringente, mas também com um sabor doce frutado e traz também um pouco acidez ao prato. Caso não tenha, pode substituir por suco de limão.
Gengibre: Não dá para falar que não vai colocar não é? É super comum, super saudável e uma delícia.
Coentro fresco: Sei que muitas pessoas não gostam de coentro, então, se preferir pode usar salsinha ou nenhum dos dois.
E finalmente o quiabo que é um vegetal extremamente comum, porém aqui terá outro sabor, e posso dizer, surpreendentemente bom. Se você não é apaixonada por quiabo, com essa receita tenho certeza, se apaixonará.
Como pode constatar, não há razão para não tentar fazer essa receita. Vamos lá, anime-se e viaje nesses sabores.
Passo a passo:
Ingredientes:
Modo de Fazer:
Aqueça uma wok em fogo médio com duas colheres de sopa de óleo. Assim que estiver bem quente. coloque o quiabo. Mexa frequentemente até que ele adquira uma cor dourada, cerca de 15 a 20 minutos. Transfira para um prato e reserve.
Preste atenção nas dicas do quiabo para não ficar viscoso. Lave e seque antes de cortar, inclusive a faca e as suas mãos deverão estar secas. Ou então, corte as pontas e deixe de molho na água com suco de limão por 30 min. aproximadamente. Seque-os antes de cortar.
O quiabo demora um pouco, mas é preciso ter paciência, pois nesse processo ele perde a viscosidade. Para isso, recomendo usar uma Wok ou uma panela grande (larga), pois nesse ínterim, é necessário que eles fiquem dourados por igual e com a mesma textura. Essa técnica funciona bem para mim.
Na mesma wok adicione o óleo restante juntamente com a mostarda e o cominho em grão. Mexa até que comecem a estourar.
Bem, caso não use a mostarda em grãos e substitua o cominho em pó no lugar dos grãos, ele vai entrar junto com o coentro em pó e a cúrcuma, combinado?
Nossa, minha wok está bem riscadinha não é 😁? Na foto é mais visível do que quando estou usando, mas funciona bem, rsrss.
Para quem vai usar cebola e alho (eu não uso), eles entram nesse passo. Adicione a cebola e frite até que fique dourada. Em seguida junte o alho, o gengibre e a pimenta dedo-de-moça, sempre mexendo até que os aromas se desprendam
Junte os tomates picados (deixe o suco que vem na lata por último), coentro em pó, açafrão-da-terra e a pimenta Caiena. Misture, tampe a panela e cozinhe por 3 a 4 minutos até que os tomates se desmanchem.
Adicione o quiabo e o sal. Misture bem, e se achar que está um pouco seco, acrescente algumas colheres do suco de tomate previamente reservado. Por último acrescente a Garam Masala e o amchoor ou suco de limão. Misture bem até que todos os ingredientes estejam completamente integrados. Cozinhe em fogo baixo por mais 4-5 minutos e corrija o sal se necessário.
Decore com coentro (opcional) picado e sirva com arroz.
Não é lindo? O sabor é melhor ainda. Vamos quebrar algumas barreiras e ousar, você vai amar!!!
CURRY DE QUIABO
Ingredientes:
4 colheres de sopa de óleo
600 gramas de quiabo lavado e cortados em pedaços regulares
1/2 colher de chá de grãos de mostarda
1/2 colher de chá de grãos de cominho
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
1 pimenta Dedo de Moça (picada e sem sementes) - opcional
1/2 colher de sopa de gengibre ralado
1 lata de tomate pelado (pique os tomates e reserve o suco)
3 colheres de chá de coentro em pó
1/2 colher de chá de açafrão-da-terra
1/2 colher de chá de pimenta Caiena (opcional)
1 colher de chá de Garam Masala
1/2 colher de amchoor (manga em pó) ou 1 colher de chá de suco de limão
1 colher de chá de sal
coentro picado
Modo de fazer:
Leve uma Wok ao fogo médio com duas colheres de sopa de óleo. Assim que estiver bem quente adicione o quiabo e mexa frequentemente até que ele doure, cerca de 15 a 20 minutos. Transfira para um prato e reserve.
Adicione o restante do óleo, a mostarda em grão juntamente com os grãos de cominho. Quando começar a pipocar junte a cebola e frite até ficar dourada. Adicione o alho, o gengibre, a pimenta e deixe até que os aromas se desprendam.
Junte os tomates picados, coentro em pó, açafrão-da-Terra e a pimenta Caiena. Misture, tampe a panela e deixe por 3 a 4 minutos até que os tomates fiquem bem desmanchados.
Adicione o quiabo, o sal e misture bem. Se achar que está seco, acrescente o suco de tomate reservado juntamente com a Garam Masala e o pó de manga ou suco de limão.
Misture até que os ingredientes fiquem bem agregados e cozinhe por mais 5 a 6 minutos.
Decore com coentro picado e sirva com arroz.
Enjoy!!!😋!!!