top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

CREPIOCA DE LEGUMES



Boa noite pessoal!!

Bom, como nem sempre a vida é doce, nessa semana vamos deixá-los de lado, mas ainda assim, continuaremos a adoçar nossa vida, porém agora, vamos adoçá-la com sal - rsrsrs, afinal, tudo que é gostoso e prazeroso é doce, não é? Então, vou sugerir uma receita para o café da manhã ou uma refeição rápida e o melhor de tudo: fácil, deliciosa, saudável e sem glúten.

Receitinha básica para esses dias de carnaval, quando bate aquela preguiça, e não queremos de forma alguma "quebrar a cabeça" na cozinha pensando no que fazer para saciar nossa fome, de maneira que não tenhamos que, literalmente, "enfiar o pé na jaca".

Antes de irmos para a receita propriamente dita, vou esclarecer rapidamente a diferença entre farinha, fécula e amido, será que existe? Vejamos.

A farinha é um pó desidratado rico em amido, que é obtida geralmente através da moagem de cereais, como o trigo, ou de outras partes de vegetais ricos em amido, como por exemplo a mandioca. Então concluímos antecipadamente que tanto o amido como a fécula são farinhas, pois levam o nome de amido ou fécula dependendo da parte da planta de onde é extraído.

Por exemplo, o amido é derivado de grãos de cereais como trigo, milho, arroz, etc. e a fécula, de certos tubérculos, raízes ou caules de algumas plantas como batata, mandioca, sagu (sim, aqui me refiro ao sagu como uma árvore -espécie de palmeira - originária das Ilhas Molucas - Indonésia).

Falaremos mais para a frente de alguns tipos de féculas e amidos, conforme formos utilizando, entretanto, abaixo uma pequena relação de alguns tipos de alimentos sem glúten.

  • Arroz: Farinha de arroz, farelo de arroz, flocos de arroz

  • Milho: Farinha de milho, sêmola de milho, amido de milho, germe de milho

  • Batata: Farinha de batata, fécula de batata

  • Tapioca: Farinha de tapioca, amido ou fécula de tapioca

  • Soja: Farinha de soja, proteína de soja, flocos de soja, feijão de soja

  • Grão de bico: Farinha de grão de bico

  • Quinoa: Farinha de quinoa, flocos de quinoa

  • Amaranto: Farinha de amaranto

  • Painço: Farinha de painço, flocos de painço, painço em grão

  • Sorgo: Farinha de sorgo, grãos de sorgo

Bom, aí está uma pequena lista de alguns dos inúmeros alimentos sem glúten, alguns bem conhecidos, outros, acredito, nem tanto, mas vamos aos poucos nos familiarizando com eles, o que acham?

Após tanto falar, vamos à receita?

CREPIOCA DE LEGUMES

Ingredientes



Modo de fazer:

Nessa receita de hoje, estou sugerindo fazer com abobrinha e milho, porém, vocês poderão utilizar uma infinidade de legumes e folhas como:, espinafre, mostarda, brócolis, cenoura, pimentão, ervilha, vagem (no caso de alguns deles, sugiro saltear rapidamente antes de utilizarem), enfim, podem usar dezenas de ingredientes diferentes, combinados ou não com outros.

Vamos voltar para a abobrinha, que como mostra a foto acima, deve ser ralada e espremida, para que toda a água seja eliminada. Nesse caso, sugero ou colocarem em um pano de prato e espremerem bem, ou então, passarem por um espremedor de batata, que foi o meu caso. Reserve.

Em um bowl coloque os ovos, as ervas desidratadas, a pimenta dedo de moça ou do reino, sal e misture.

Quanto às ervas, usem as que mais gostarem ou as que tiverem em casa, já que o intuito dessa receita não é sair à caça de ingredientes.


Acrescente a abobrinha ralada e espremida, o milho, o queijo, se for usar, no meu caso não usei, e misture bem. Agregue aos poucos a tapioca e o polvilho azedo e misture bem com um fouet para que fiquem homogênos. Corrija o sal.

O polvilho também pode ser opcional, porém acrescentando-o à massa, vocês terão uma crocância extra na crepioca.


Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, e unte com azeite. Assim que estiver bem quente, acrescente um pouco da massa e com uma colher, esparrame os legumes de maneira que fiquem uniformes.

Vocês deverão deixar 1 minuto mais ou menos de cada lado, dependendo do tamanho da frigideira e da espessura da crepioca.

Se quiserem ainda mais crocância, espalhe flocos de arroz antes de virar de lado. Se optarem por colocar, terão uma crepioca para lá de crocante e realmente sensacional.

Deem uma olhada!!!




 

CREPIOCA DE LEGUMES

Ingredientes:

1 abobrinha ralada e espremida

1 lata de milho verde de preferência no vapor

4 ovos

1 colher de sopa de ervas desidratadas (salsinha, alecrim, orégano etc.)

sal (a gosto)

1/2 xícara de chá de queijo ralado (parmesão, meia cura, ou misturados) - eu não coloquei.

3/4 de xícara de chá de tapioca

3 colheres de sopa de polvilho azedo (opcional)

Pimenta dedo de moça (opcional) - podem substituir por pimenta do reino moída na hora

Modo de fazer:

Rale a abobrinha e esprema, ou um pano de prato ou espremedor de batata. Reserve.

Em um bowl coloque os ovos, as ervas desidratadas, a pimenta dedo de moça (ou do reino) o sal e agregue esses ingredientes.

Em seguida, à essa mistura, acrescente a abobrinha, o milho verde, o queijo e misture bem. Adicione agora, o polvilho e a tapioca e agregue bem com um fouet. Corrija o sal.

Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, e unte com azeite. Assim que estiver bem quente, acrescente um pouco da massa e com uma colher, esparrame os legumes de maneira que fiquem uniformes.

Deixe por aproximadamente 1 minuto ou mais de cada lado, dependendo da espessura e do tamanho.

Se forem usar os flocos de arroz, coloque por cima antes de virar de lado para que fiquem bem tostados e crocantes.

Sirva no café da manhã ou em refeições rápidas, nesse caso, acompanha uma salada de folhas verdes.

Leve, saudável, livre de glúten e uma delícia!!!

333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page