top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

PEITO DE FRANGO NO PAPILLOTE



Boa noite!!!

Hoje, temos uma receita, que na verdade é uma outra sugestão, tal qual a do último post, assim, vocês poderão se deliciar durante o verão com refeições leves, sem contar que essa também é fácil e light, nem por isso menos colorida e saborosa.

Então, sugiro um peito de frango, e também, nessa versão de hoje, vocês poderão usar peito de peru ou lombo, porque não? Com certeza, vocês terão um prato cheio de sabor, já que aqui também usamos as texturas e os frescores das ervas, bem como a doçura dos tomates cerejas.

Trata-se de um Papillote (francês) ou Cartoccio (italiano), que é uma ténica de cozimento que consiste na cocção de um alimento envolto em um papel resistente ao calor. Podem ser feitos com papel alumínio, papel manteiga, ou plástico poliuretano. Evidentemente nesse último, o efeito será muito mais surpreendente, já que quando levado à mesa, os convidados poderão ver todo o colorido do prato que irão degustar antes de abri-lo. Já o papel manteiga, deverá ter dobraduras precisas para que o vapor não escape durante o cozimento e, claro, o mais conhecido e mais prático, o nosso "curinga", o papel alumínio, que está sempre presente na nossa cozinha.

Com o papel alumínio, por ser o mais frágil, deverão ter um cuidado maior para não furar ou rasgar o invólucro, uma vez que o segredo é deixá-lo completamente fechado para conservar a umidade e os sabores na hora do cozimento.

Essa receita pode ser feito com manteiga (Ghee) ou azeite e, muita, muita erva, nesse caso frescas, de preferência. Outro detalhe importante, é que vocês nunca deverão tirar do Papillote para servir, ou seja, cada convidado deverá abrir o seu próprio embrulho, tomando cuidado porém, para não se queimarem com o vapor, mas eu garanto, é muito, muito bom e essa técnica poderá ser feita com legumes, frutos do mar, carnes e até mesmo em sobremesas.

FRANGO NO PAPILLOTE

Ingredientes:

Peito de frango sem pele cortado ao meio no sentido longitudinal

Mussarela de búfala

Sal e alho para temperar

Azeite

Tomates em fatias ou tomate cereja

Ervas: alecrim, tomilho limão, sálvia, manjericão, etc (escolham aquelas que mais gostam)

Pimenta do Reino (opcional)

Fatias de limão Siciliano (opcional)

Raspas de limão siciliano (opcional)

Modo de fazer:

Faça sulcos no peito de frango, porém sem chegar até o final.

Tempere o frango à gosto com sal, alho e um fio de azeite.

Corte o papel alumínio de acordo com o tamanho do peito de frango, ou seja, melhor sobrar papel que faltar não é mesmo?

Regue com um pouco de azeite o fundo do papel alumínio, faça uma cama com as ervas, regue com mais azeite e coloque o peito de frango no centro. Nos sulcos, coloque fatias de mussarela de búfala, tomate e limão siciliano. Se gostarem acrescentem mais erva sobre o frango antes de fechar o papillote.


Regue com bastante azeite e por último coloque as raspas de limão e pimenta do reino moída na hora.

Feche muito bem, cuidando para não rasgar e nem deixar frestas.

Leve em forno pré aquecido 175ºC e deixe por aproximadamente 45 a 50 minutos.


Agora é só colocar em um prato e deixar que cada um abra o seu pacote surpreendentemente perfumado e saboroso.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FENO-GREGO

bottom of page