CRUMBLE DE LEGUMES
Boa noite!!
Hoje, vamos dar uma sugestão para a ceia do Natal, e até mesmo pós Natal, quando bate aquele cansaço de todos os preparativos pelos quais passamos e não queremos saber de nada a não ser parar e tomar um fólego para esperar pelo Ano Novo, não é mesmo? Então, eu proponho essa receita, de origem Inglesa, cuja massa à base de manteiga e farinha, praticamente em partes iguais, e com a consistência de areia grossa (granulosa), recebe o nome de Crumble, que significa “cair em migalhas, esfarelar, desintegrar”, já que, mesmo depois de pronta, mantém a sua consistência granulosa, fazendo jus ao seu nome , isto é esfarelando e esmigalhando no prato.
O crumble pode ser tanto doce quanto salgado. Quando doce, pode ser preparado com maçãs, frutas vermelhas, banana, pêra, pêra com chocolate, enfim, inúmeras versões para nos deleitarmos, principalmente se acrescentarmos a essa delícia crocante e morna, uma concha de sorvete. Já, em uma receita salgada, os legumes ficam perfeitos e podemos optar por aqueles que mais gostamos, variados ou não.
É rápido, é fácil, é diferente e é uma delícia. Vamos tentar?
CRUMBLE DE LEGUMES
Em um bowl misture o sal e a farinha. Em seguida, acrescente a manteiga em cubos pequenos e com as pontas dos dedos agregue os ingredientes até obter uma massa granulosa. Saliento que a manteiga não deve nem ser em temperatura ambiente e nem excessivamente gelada, porém o bastante para cortá-la em cubos pequenos.
Em seguida acrescente o parmesão.
Recheio:
Tempere os legumes com um pouco de sal, ervas de sua preferência, pimenta do reino e disponha-os em uma refratária, regue com azeite e leve ao forno para que eles eliminem a água e peguem cor (aproximadamente 20 a 30 min). Se a quantidade de legumes for grande é bom mexer delicadamente no meio do cozimento para que fiquem assados por igual.
Quanto aos legumes, podem acrescentar os que mais gostarem.
Retire do forno e espere amornar. Enquanto isso, mantenha o forno pré aquecido a 150ºC.
Assim que estivere morno, espalhe o Crumble (farofa) e leve ao forno para que a massa fique dourada, aproximadamente 25 min.
Recomendo envolver o fundo da refratária com papel alumínio para que a massa possa ficar perfeitamente assada e crocante, impedindo também os legumes de se queimarem. A minha refratária tinha 30cm x 22cm, então se preferirem maior quantidade de massa, façam em uma assadeira menor, porém o ideal é que tenham mais legumes do que massa, uma vez que o Crumble leva uma quantidade generosa de manteiga.
O meu antes de ficar totalmente pronto, coloquei tomates finamente fatiados por cima, evidentemente, é totalmente desnecessário. Sirva morno, como entrada.
CRUMBLE DE LEGUMES
Massa:
150 gr de farinha de trigo
130 gr de manteiga gelada
150 gr de parmesão
Sal
Recheio:
1 berinjela descascada e cortada em fatias finas
1 abobrinha cortada em fatias finas
1 cenoura picada em fatias finas
1 pimentão vermelho ou amarelo cortado em fatias finas
Sal
Pimenta do reino
Ervas frescas (orégano, alecrim, tomilho, etc...)
Azeite
Modo de fazer:
Massa: Em um bowl misture o sal e a farinha. Em seguida acrescente a manteiga em cubos pequenos, e com as pontas dos dedos agregue os ingredientes até obter uma massa granulosa.
Em seguida acrescente o parmesão e misture bem. Reserve.
Recheio: Tempere os legumes com um pouco de sal, ervas de sua preferência, pimenta do reino e disponha-os em uma refratária (30 x 22) regue com azeite e leve ao forno para que eles eliminem a água e peguem cor (aproximadamente 20 a 30 min).
Retire do forno e espere amornar. Enquanto isso, mantenha o forno pré aquecido a 150ºC
Assim que estiver morno, espalhe o Crumble (farofa) e leve ao forno para que a massa fique dourada, aproximadamente 25 min.
Recomendo envolver o fundo da refratária com papel alumínio para que a massa possa ficar perfeitamente assada e crocante e impeça os legumes de queimarem.
Sirva como entrada.