top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

SAAG ALOO (CURRY DE ESPINAFRE E BATATA)



Boa tarde

Essa não é somente uma receita para os vegetarianos ou para aqueles que amam espinafre, batata e especiarias. Na verdade, eu penso que é tão fácil se tornar vegetariano quando pensamos em comida indiana, uma vez que os ingredientes se tornam tão incrivelmente saborosos, que realmente quem é carnívoro, com certeza, nem pensaria mais em carne, tamanha a variedade de receitas que encontramos na culinária indiana.

E os vegetais não são somente salteados ou cozidos no vapor como vemos por aqui, não, absolutamente, diferem na maneira do cozimento, se é um curry seco, como essa receita, ou um curry cremoso, ou mais, ou menos amanteigado, se do norte, ou do sul da Índia e por aí vai. Vocês poderão fazer inúmeras receitas diferentes, uma por dia, e com sabores surpreendentes usando um único ingrediente, e quando virar o ano não conseguirão chegar à uma pequena parte dos sabores, texturas e aromas que encontramos por lá. Pois além de termos os vegetais, raízes e grãos que são extremamente saudáveis, ainda contamos com as especiarias que são primordiais na Medicina Ayurvédica, uma das medicinas mais antigas do mundo. Talvez, em algum momento, possamos dar umas pinceladas sôbre os benefícios das especiarias na medicina Ayurvédica.

Voltando agora para a receita, como sempre gosto de frisar, não uso alho e raramente, cebola, mas nada impede que vocês usem na quantidade que gostarem, porém é importante tê-las em casa, pois são a base não só da cozinha Indiana como de vários países asiáticos.

Lembrete aos veganos: nessa receita poderão substituir o Ghee pelo óleo de coco, azeite, óleo de girassol, canola, uva, etc.

Bom, o prato em si, é uma especialidade do norte da ìndia, onde Aloo significa batata e Saag são as folhas de mostarda, ou espinafre ou ainda feno grego.

SAAG ALOO (CURRY DE ESPINAFRE E BATATA)

Ingredientes:


Modo de Fazer:

Descasque as batatas, corte em cubos médios e leva-as em uma panela com água e sal para cozinhar, não deixando que fiquem moles demais, pois elas ainda serão fritas.


Retire as folhas do espinafre e despreze os talos. Evidentemente, vocês deverão guardá-los para usar ou em um arroz, omelete, recheio de panquecas, tortas, etc...


Em um bowl, adicione o coentro em pó, garam masala, cúrcuma, cominho em pó, asafetida, açúcar mascavo, suco de limão, água e reserve. Podem omitir a asafetida, eu usei, pois ela substitui o alho e a cebola, que conforme falei em post anterior, trata-se de uma resina.


Aqueça o ghee em uma panela de preferência anti aderente em fogo médio alto. Quando estiver bem quente adicione as batatas já cozidas e frite-as até ficarem douradas, aproximadamente 10 a 15 minutos. Não coloque tudo de uma só vez se não tiver espaço suficiente na panela. Remova do fogo, escorra e reserve.


Reduza o fogo para médio e adicione as sementes de mostarda e cominho, mexendo até que as sementes de mostarda comecem a estourar. Junte as pimentas e o gengibre e frite por mais um minutos, sempre mexendo.

Aqui, abro um parênteses para dizer que o correto é usar a mostarda preta e a pimenta dedo de moça, porém como não tinha nem um e nem outro, usei a mostarda branca e a pimenta calabresa.


Adicione as especiarias reservadas anteriormente no suco de limão e água, misture e deixe até que a maioria do líquido se evapore.



Adicione o tomate picadinho e mexa por aproximadamente 5 minutos


até que ele perca toda a água e esteja macio.


Adicione punhados de espinafre e espere até que ele comece a murchar para juntar outro punhado. Quando tiver adicionado tudo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos mexendo de vez em quando.

Reduza o fogo e adicione as batatas fritas mexendo cuidadosamente até que estejam completamente envolvidas pelo espinafre. Cozinhe por mais 5 minutos.


Retire a tampa, tempere com sal e cozinhe por mais alguns minutos até que todo o líquido do espinafre tenha secado.


Sirva como prato único, pois já temos a proteína do espinafre e o amido da batata.



 

SAAG ALOO (CURRY DE ESPINAFRE E BATATA)

600 gr batatas

½ colher de sopa de coentro em pó

1 colher de chá de garam masala

½ colher de chá de cúrcuma

1/2 colher de chá de cominho em pó

¼ de colher de chá de asafetida (opcional)

1 colher de chá de açúcar de coco ou mascavo

3 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de água

5 colheres de sopa de ghee ou óleo de canola, uva, coco (no caso dos veganos)

1 colher de chá de mostarda preta (caso não encontrem, usem a branca)

1 colher de chá de cominho em grãos

2 pimentas dedo de moça picadas (opcional, se quiserem menos apimentado, retirem as sementes) - eu não tinha, então usei calabresa

1 pedaço de gengibre descascado e ralado

1 tomate médio finamente picado

400 a 600 gr de espinafre grosseiramente picado sem os talos (1 maço)

1 ½ colher de chá de sal

Modo de Fazer:

Descasque as batatas, corte em cubos médios e leva-as em uma panela com água e sal para cozinhar, não deixando que fiquem moles demais, pois elas ainda serão fritas.

Retire as folhas do espinafre e despreze os talos.

Em um bowl adicione o coentro em pó, garam masala, cúrcuma, cominho em pó, asafetida (opcional), açúcar mascavo, suco de limão e água. Reserve.

Aqueça o ghee em uma panela, de preferência anti aderente, em fogo médio alto. Quando estiver bem quente adicione as batatas já cozidas e frite-as até ficarem douradas, aproximadamente 10 a 15 minutos. Não coloque tudo de uma só vez se não tiver espaço suficiente na panela. Remova do fogo, escorra e reserve.

Reduza o fogo para médio e adicione as sementes de mostarda e cominho, mexendo até que as sementes comecem a estourar. Junte as pimentas e o gengibre e frite por mais um minutos, sempre mexendo.

Adicione as mistura de especiarias reservada anteriormente, misture e deixe até que a maioria do líquido se evapore,

Adicione o tomate picadinho e mexa por aproximadamente 5 minutos até que ele perca toda a água e esteja macio.

Adicione punhados de espinafre e espere que ele comece a murchar para juntar outro punhado. Quando tiver adicionado tudo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos mexendo de vez em quando. Retire a tampa, tempere com sal e cozinhe por mais alguns minutos até que todo o líquido do espinafre tenha secado.

Reduza o fogo e adicione as batatas fritas mexendo cuidadosamente para que elas não fiquem esmagadas e estejam completamente envolvidas pelo espinafre. Cozinhe por mais 5 minutos.

Sirva quente e como prato único, pois já temos a proteína do espinafre e o amido da batata.

433 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page