BROWNIE DE CACAU
Boa tarde!!
Essa semana de feriado, desculpem, o feriado já foi não é? Mas ainda temos o restante da sexta, sábado e domingo para tentarmos essa receita e agradarmos aos pequenos e então, que tal levá-los para a cozinha, separar os ingredientes e ficar só supervisionando enquanto eles preparam essa delícia?
Porém, antes, algumas palavras sobre a origem dessa espetacular receita, pois acredito que assim como eu, muitos de nós temos curiosidade de saber a história e a origem do que estamos comendo.
O Brownie, assim como inúmeras receitas tradicionais, surgiu de um engano, ou seja, de um erro, pelo menos é o que consta em alguns sites confiáveis. Já imaginaram, como seria bom se todos nós quando errássemos uma receita tívessemos como resultado alguma coisa tão boa quanto um Brownie?
Porém aqui, narro uma lenda urbana que diz que um chefe confeiteiro teria, acidentalmente, esquecido de adicionar o chocolate derretido para seus biscoitos ou que um cozinheiro teria colocado pouca farinha em um bolo de chocolate, e outra, talvez a mais conhecida, conta que uma dona de casa de Bangor, estado do Maine nos Estados Unidos, teria se esquecido de colocar o fermento em pó em seu bolo e que ao invés de torná-lo mais apresentável na hora de servir, decidiu cortá-lo em pequenos quadrados. Porém, a maior parte dos livros sobre culinária nos direcionam a somente uma fonte: o Palmer House Hotel em Chicago, onde os chefes da alta gastronomia local, teriam criado essa delícia no contexto de uma Exposição Mundial Colombiana de 1893.
Os organizadores dessa exposição teriam pedido a Bertha Palmer, mulher do proprietário desse hotel para que criasse uma sobremesa para ser servida especialmente nessa Exposição. Bertha Palmer, foi até os confeiteiros de seu hotel e lhes pediu para criassem uma sobremesa que fosse mais fácil de comer do que um pedaço de torta e menor que um pedaço de floresta negra, e que pudesse ainda ser facilmente transportada. O resultado foi um brawnie de chocolate, com nozes e um glaçagem (cobertura) de abricot que ainda hoje encontramos nesse hotel. Porém, não há nenhuma prova contundente que essa sobremesa de PALMER HOUSE se chamava Brownies.
Com efeito, a primeira pessoa a publicar uma receita de brownie em um livro de cozinha foi Fanny Farmer. Ela adaptou essa receita de biscoitos para serem cozidos em uma assadeira retangular, na edição de The Boston Cooking School Cookbook. Essa receita não levava chocolate, ou seja, o que a Senhora Farmer tinha feito é o que hoje conhecemos como Blondie (que vocês encontrarão publicadas com o nome de Barras) e, que se não me engano já publiquei umas três receitas, que é igualmente sensacinal em sabor e textura.
Ainda, um último lembrete antes de irmos para a receita, literalmente. Na foto abaixo, referente aos ingredientes, vocês verão quantidade para duas receitas, pois ele é minúsculo, então dependendo de quantas pessoas irão comer e da "gana" em comer um delicioso e úmido brownie, recomendo sim, dobrarem a receita para não se frustrarem e se arrependerem depois de pronto.
BROWNIE DE CACAU
Ingredientes:
As imagens dos ingredientes são proporcionais à duas receitas.
Modo de fazer:
Pré aqueça o forno 175ºC.
Unte uma assadeira de 20x20 cm e em seguida forre com papel manteiga, tanto o fundo quanto as laterais. A assadeira abaixo é o tamanho para uma receita.
Em um bowl misture a manteiga derretida, o óleo de coco ou azeite e o açúcar e misture bem por aproximadamente um minuto. Eu usei o óleo de coco, pois basta ser coco para eu amar, mas vocês podem optar por um ou outro.
Adicione o extrato de baunilha, que também pode ser opcional, e os ovos, incorporando-os um a um, sempre misturando bem entre uma adição e outra.
Peneire sobre essa mistura a farinha, o cacau em pó e o sal. Mexa gentilmente o suficiente para integrá-los bem, isso vai garantir a textura do brownie. De novo, ressalto: é importante que seja misturado delicadamente, pois é primordial para que a textura final fique perfeita.
Aqui, eu usei cacau em pó africano, podem usar qualquer um, porém, cacau, não achocolatado OK?
Coloque a massa na assadeira previamente preparada e nivele-a umedecendo levemente a costa de uma colher. Cubra o topo com pedaços de chocolate ou chips ou drágeas de chocolate (opcional). Eu tinha em casa o restante de uma barra de chocolate, ou seja, quase nada, então usei o que tinha, mas não é primordial.
Leve ao forno por 20 a 25 minutos até que as laterais estejam secas porém o centro úmido, mas não tão úmido. Faça o teste do palito, que nesse caso deverá sair sujo de chocolate.
Remova do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente e corte-o em retângulos.
Eu optei por polvilhar cacau em pó no meu, é opcional, podem ou não fazer. Eu também desenformei, mas não é necessário, pois ele é todo quebradiço na superfície e nas laterais, então todo cuidado é pouco para quem vai desenformar.
BROWNIE DE CACAU
Ingredientes:
½ xícara de chá de manteiga derretida
1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco
1 1/8 de xícara de chá de açúcar refinado
2 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha (facultativo)
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de cacau em pó
¼ de colher de chá de sal
Modo de fazer:
Pré aqueça o forno 175ºC.
Unte uma assadeira de 20x20 cm e em seguida forre com papel manteiga, tanto o fundo quanto as laterais.
Em um bowl misture a manteiga derretida, o óleo de coco ou azeite e o açúcar e misture bem por aproximadamente um minuto.
Adicione o extrato de baunilha, que também pode ser opcional, e os ovos, incorporando-os um a um, sempre misturando bem entre uma adição e outra.
Peneire sobre essa mistura a farinha, o cacau em pó e o sal. Mexa gentilmente o suficiente para integrá-los bem, isso vai garantir a textura do brownie.
Coloque a massa na assadeira previamente preparada e nivele-a umedecendo levemente a costa de uma colher. Cubra o topo com pedaços de chocolate ou chips ou drágeas de chocolate (opcional).
Leve ao forno por 20 a 25 minutos até que as laterais estejam secas porém o centro úmido, mas não tão úmido. Faça o teste do palito, que nesse caso deverá sair sujo de chocolate.
Remova do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente e corte-o em retângulos.
Polvilhar cacau em pó (opcional).