MACARRÃO COM MOLHO DE MUSSARELA, FRANGO E TOMATE SECO
Boa tarde!!
Hoje vamos trazer a Itália à nossa mesa com essa deliciosa, fácil e rápida massa. Tenho certeza que vai amar, afinal não tem como não gostar. Quem duvida, anota aí a receita, mão na massa e depois me conta.
Ela é bem versátil como quase tudo que faço, pois quem me conhece sabe que comer na minha casa ou na de minha mãe é um problema. Um é vegetariano, o outro não come carne vermelha, cebola e alho nem pensar, um gosta de salsinha, coentro, manjericão, etc, o outro nada, só de manjericão, minha mãe só de salsinha e por aí vai. Vou contar, não é tarefa fácil quando nos reunimos, mas no final dá tudo certo, porém, não sem um certo trabalho para poder contentar a todos.
No caso dessa massa, quando repeti e fiz para todos, só tive que separar um pouco do molho e colocar bastante gorgonzola em uma das partes, e suprimir as azeitonas de ambas as partes, pois meus pais não gostam da azeitona preta na massa Também suprimi o frango e fica tão bom quanto, mas se quiser fique à vontade, inclusive, pode fazer com filé mignon, quem gostar, claro.
Bom, todo esse discurso para falar que além da mussarela, pode usar outros tipos de queijo, como Brie, Emmental, Gruyère, enfim, o que gostar e encontrar ou que seja viável, uma vez que alguns queijos costumam ser bem caros por aqui. Mas recomendo fazer da forma que fiz: fácil de encontrar e super acessível.
Quanto às ervas, pode usar à vontade, tanto na quantidade quanto na variedade, é uma questão de gosto, então, personalize sua receita.
Então, vamos para esse giro e Buon Appetito!!!
MACARRÃO COM MOLHO DE MUSSARELA, FRANGO E TOMATE SECO
Ingredientes:
Modo de fazer:
Escorra o óleo do tomate seco.
Em uma WOK, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e coloque o alho. Em seguida adicione os tomates secos cortados ao meio, ou em quatro, dependendo do tamanho. Deixe até que o perfume do alho se desprenda e os tomates fiquem envolvidos pelo seu aroma (rsrs não usei alho 😕), aproximadamente 2 minutos. Retire da wok e reserve.
Coloque mais 2 colheres de sopa de azeite e adicione os filés de frango temperados com páprica e sal, e deixe dourar de ambos os lados.
Abaixe o fogo, tampe e deixe que toda a água seja absorvida. Em seguida, destampe para que ele fique bem sequinho, macio e volte a ficar dourado (se deixar somente dourar e retirar, ficará seco), pois aqui, após dar a primeira dourada, tampamos a panela para que ele cozinhe no próprio suco, assim ficará bem macio. Retire do fogo e reserve.
Cozinhe a massa de acordo com a embalagem, porém deixe-a um pouco mais dura, pois ela terminará o cozimento no molho. Reserve uma xícara de chá da água do cozimento do macarrão, pois a usaremos no molho se ele ficar muito espesso. Essa água, caso a utilizamos, conservará a cremosidade do molho.
Enquanto cozinha o macarrão, volte na Wok o tomate seco, o frango, seguido do creme de leite e o leite. Assim que começar a ferver acrescente os queijos.
Reduza o fogo e continue mexendo até que os queijos estejam derretidos e totalmente incorporados ao molho. Se ficar muito grosso, agora sim, adicione um pouco mais de água do cozimento do macarrão, aos poucos.
Agregue agora a massa e mexa até que fique totalmente envolvida pelo molho, acrescente as azeitonas, o manjericão fresco, a pimenta calabresa e ajuste o sal. Sirva com mais parmesão e folhas frescas de manjericão se desejar um sabor mais intenso e fresco.
Dica: como disse pode omitir o frango ou ainda trocar pelo filé mignon, ou ainda cortá-los em tiras antes de agregar à massa.
Pode usar também requeijão cremoso ou creme de queijo fresco.
Quanto as ervas, todas elas podem ser frescas.
MACARRÃO COM MOLHO DE MUSSARELA, FRANGO E TOMATE SECO
Ingredientes:
3 dentes de alho espremidos
115 gr de tomates secos em conserva
450 gr de filé de peito frango
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de páprica (doce ou picante)
1 xícara de chá de creme de leite fresco
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá mussarela ralada (bem compacta)
200 gr Fusilli ou outro macarrão de preferência
1 colher sopa manjericão desidratado
1 colher de sobremesa de orégano desidratado
¼ colher chá pimenta calabresa (opcional)
½ xícara de chá água cozimento do macarrão
½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas
Manjericão fresco
Sal
Modo de fazer:
Escorra o óleo do tomate seco.
Em uma WOK, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e coloque o alho. Em seguida os tomates secos cortados ao meio, ou em quatro dependendo do tamanho. Deixe até que o perfume do alho se desprenda e os tomates fiquem envolvidos pelo seu aroma (rsrs não usei alho), aproximadamente 2 minutos. Retire da wok e reserve.
Coloque mais 2 colheres de sopa de azeite e adicione os filés de frango temperados com páprica e sal, e deixe até ficar dourado de ambos os lados.
Em seguida abaixe o fogo, tampe e deixe que toda a água seja absorvida, destampe a panela novamente para que ele fique bem sequinho e volte a ficar dourado (se retirar assim que dourar, ele ficará seco). Remova do fogo e reserve.
Cozinhe a massa de acordo com a embalagem, porém deixe-a um pouco mais dura, pois ela terminará o cozimento no molho. Reserve uma xícara de chá da água do cozimento do macarrão, pois a usaremos no molho se ele ficar muito espesso. Essa água, caso nós utilizemos, conservará a cremosidade do molho.
Enquanto cozinha o macarrão, volte o tomate seco na panela, o frango, seguido do creme de leite e o leite e assim que começar a ferver acrescente os queijos.
Reduza o fogo e mexa sempre até que os queijos estejam derretidos e totalmente incorporados ao molho. Se ficar muito grosso, agora sim, adicione um pouco mais de água do cozimento do macarrão (vá adicionando algumas colheres por vez). Agregue agora a massa e mexa até que fique totalmente envolvida pelo molho, acrescente as azeitonas, o manjericão fresco, a pimenta calabresa e ajuste o sal. Sirva com mais parmesão e folhas frescas de manjericão se desejar um sabor mais intenso.