top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

CURRY DE FRANGO COM PIMENTA DO REINO



Boa tarde!!

Hoje, vamos falar um pouquinho sobre o Curry, já que muitas pessoas, assim como eu, achavam que podíamos encontrar um delicioso prato de curry somente na Índia, Tailândia, Vietnã, etc.

Então, para desfazer esse equívoco, esses são alguns dos inúmeros países onde podemos degustar um maravilhoso prato de curry: Índia, Tailândia, África, Paquistão, Myanmar, Malásia, Singapura, Trinidad e Tobago, Vietnam, Japão, etc, cada país com sua particularidade, com suas especiarias locais, quer secas ou em pastas.

Hoje, vamos nos ater ao curry do Sri Lanka.

As especiarias, como vocês poderão ver na receita abaixo, tem um papel extremamente fundamental na culinária desse país. Essas misturas lembram um pouco as do sul da Índia, porém, elas ainda podem ser ressaltadas com o sabor dos ingredientes que lembram o Extremo Oriente, como a citronela, a folha de pandan e o peixe seco. Lá, os curries são divididos em três categorias: os vermelhos – muito picantes, os negros - muito aromáticos, e os brancos - doces e cremosos. Os caris negros, por exemplo, são feitos de especiarias que são grelhadas em uma panela quente até que elas adquiram uma coloração marrom e estejam bem grelhadas. São base para inúmeros pratos, entretanto, também podem ser usadas como o garam masala na Índia, para ressaltar uma receita nos minutos finais de seu cozimento.

Os caris brancos à base de leite de coco, são de um amarelo pálido porque eles contém cúrcuma. Esses curries levam somente o nome da especiaria principal que é o que os caracteriza, como por exemplo: curry de pimenta, curry de coentro e ainda de fenogrego.

Então, antes de ir à receita, peço para que não desistam pela quantidade de especiarias, o importante é tentar, ponham as que tiverem, e vejam que muitas delas são bem comuns. Eu tenho certeza que os sabores de cada uma delas e desse prato em especial, assim como inúmeros outros que postei, também com esses sabores mágicos, vão fascinar e conquistar seus paladares.

Vocês poderão ver na aba de temperos, que muitas das especiarias que vamos usar, já estão lá com suas propriedades e tudo que elas podem fazer pela nossa saúde.

O nosso planeta é imenso e, se muitos de nós, nesse momento, não podemos viajar no sentido literal, vamos ao menos através dos sabores e aromas expandir nosso conhecimento, nosso gosto e paladar pelos outros cantos desse imenso planeta azul.

SRI LANKA BLACK PEPPER CHICKEN CURRY

CURRY DE FRAGO COM PIMENTA DO REINO

Ingredientes:


Modo de fazer:

Aqueça o Ghee (pode substituir por azeite, óleo de coco) em uma panela de preferência antiaderente. Assim que estiver quente coloque a canela, sementes de cominho, mostarda, cravo, louro, cardamomo e folhas curry (opcional). Quando as sementes de mostarda começarem a estalar, acrescente a cebola e mexa até pegar cor. Como não usei o alho, coloquei o gengibre direto.


Adicione agora, o peito de frango e mexa rapidamente. Se você vai usar o alho e o gengibre, pode colocar essa mistura no molho de soja e depois no frango com um pouco de sal. (cuidado pois o molho de soja já tem sal)


Acrescente as especiarias em pó, e misture bem até que todos os pedaços de frango fiquem bem envolvidos.


Ponha o molho de soja e mexa novamente. Pule essa etapa se você já misturou anteriormente a pasta de alho, gengibre e o molho de soja no frango. Eu usei asafetida em pó no lugar do alho.


Coloque os tomates e misture. Obs.: Essa faixa branca que vocês veem na foto, é uma réstia de sol, ok?


Misture, tampe e deixe em fogo baixo mexendo de vez em quando até que os tomates se desmanchem.


Por último acrescente o leite de coco e deixe cozinhar até reduzir o molho e ficar grosso. Quem quiser o molho menos denso, não deixe reduzir muito. É uma questão de gosto. Corrijam o sal e acrescentem mais pimenta se gostarem.

Abaixo vou passar a receita na íntegra com alho, cebola etc...




 

SRI LANKA BLACK PEPPER CHICKEN CURRY

CURRY DE FRANGO COM PIMENTA DO REINO

Ingredientes:

1 Kg de peito de frango cortado em cubos

4 colheres de sopa de Ghee (pode substituir por óleo comum, de coco ou azeite)

1 pau de canela

5 bagas de cardamomo

1 colher de chá de sementes de mostarda

3 cravos da Índia

2 folhas de louro

20 folhas de curry (opcional)

1 colher de chá de sementes de cominho

2 cebolas finamente picadas (não usei)

2 colheres de sopa de pasta de gengibre e alho (pode ser separado ou com mais alho ou mais gengibre, eu usei somente gengibre e no lugar do alho usei asafetida)

2 tomates cortados em cubos pequenos

1 colher de chá de cúrcuma

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de coentro em pó

1 colher de chá de pimenta vermelha em pó

2 colheres de sopa de pimenta do Reino (de preferência moída na hora)

2 colheres de sopa de molho de soja

1 vidro de leite de coco

sal - a gosto

Modo de fazer:

Aqueça o Ghee em uma panela de preferência antiaderente. Assim que estiver quente coloque a canela, sementes de cominho, mostarda, cravo, louro, cardamomo e folhas de curry. Quando as sementes de mostarda começarem a estalar, acrescente as cebolas e em fogo baixo mexa até ficar marrom. Se ficar muito seco, acrescente uma ou duas colheres de sopa de água e vá repetindo o processo até que adquira essa coloração.

Misture o gengibre ralado com alho, sal e molho de soja e despeje sobre o peito do frango, mexa e em seguida coloque na WOK e deixe em fogo baixo mexendo de vez em quando até que a água que se soltou do peito do frango comece a evaporar.

Acrescente as especiarias em pó e misture bem até que todos os pedaços de frango fiquem bem envolvidos.

Coloque os tomates, mexa, tampe e deixe em fogo baixo mexendo de vez em quando até que se desmanchem.

Por último acrescente o leite de coco e deixe cozinhar até reduzir o molho e ficar grosso. Quem quiser o molho menos denso, não deixe reduzir muito. É uma questão de gosto. Corrijam o sal e acrescentem mais pimenta se gostarem.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page