top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

CURRY PICANTE DE COUVE RÁBANO - SPICY KOHLRABI KI SABZI



Bom dia!

Muitos de vocês, acredito, não conhecem esse legume, eu particularmente já tinha ouvido falar, porém não conhecia, então quando me deparei com ele pensei: "vou comprar". Em seguida continuei conjecturando: "Como fazer? Não importa, isso eu resolvo depois." conclui. E lá fui eu embora com um legume que nunca tinha visto e que nem sabia como fazer. Chegando em casa fiz algumas consultas e "bingo"!!, já sabia como fazer, para que servia e algumas outras coisas que agora passo para vocês.

Embora algumas pesquisas não tenham sido precisas quanto à sua origem, algumas delas apontam para a região do Baixo Mediterrâneo. Os Romanos a chamavam de Repolho de Pompeia, e por incrível que pareça, esse legume é negligenciado hoje em dia por ter sido um alimento de guerra (conhecido então pelo seu nome alemão: Kohlrabi).

Kohl significa repolho e rübe nabo.

De sabor ligeiramente adocicado e levemente picante, a couve rábano possui uma crocância incrível. Quando cru, podem ser utilizadas em saladas ou cozidas, em forma de purês, assadas, sopas, recheadas, enfim, vale a imaginação, além de que, auxilia o sistema digestivo, reduz a pressão arterial e riscos de doenças cardiovasculares bem como previne diferentes tipos de câncer e..... tem pouquíssimas calorias. Essas não são razões suficientes para começar a integrá-la no nosso dia a dia? Uma ressalva: pessoas que fazem tratamento anticoagulante devem evitá-la por conta do teor de Potássio.

Bom, agora vamos falar da receita, começando pelo nome: KOHLRABI, como vimos acima, é couve rábano e Sabzi é uma palavra persa usada na língua Urdu para ser referir a um vegetal cozido no molho, ou seja, o nosso conhecido curry ou caril e Spicy, palavra inglesa que significa condimentado ou picante.

Só mais uma coisinha antes de passar para a receita, muitos de vocês devem estar se perguntado onde achar a couve rábano. Bem, acredito não ser uma tarefa tão fácil. Quem estiver interessado, aqui em São Paulo, poderá comprar no Bairro da Liberdade, lembrando que esse produto só chega às mercearias da Liberdade aos domingos, e como a maioria já ouviu falar, esse dia é sempre lotado, então corre para comprar a sua e preparar essa delícia, resssaltando que, quem está com medo da pimenta, poderá omiti-lá, porém, usem ao menos as especiarias em pó que são bem comuns. Ah o preço? paguei $ 6,00 (seis reais) o maço com três, elas são grandes e bem pesadinhas.

SPICY KOHLRABI KI SABZI

CURRY PICANTE DE COUVE RÁBANO

Ingredientes:



Modo de fazer:

Corte a couve rábano em vários pedaços e só então retire a casca. Essa é o melhor maneira, por conta da casca que é bem grossa. Após, corte em cubos médios.

Em uma panela (usei uma WOK) de preferência com fundo antiaderente, aqueça em fogo alto 2 colheres de sopa de Ghee e coloque a couve rábano e vá mexendo de vez em quando até que ela fique bem dourada. Reserve.

Na mesma panela, adicione mais 1 colher de ghee e acrescente o louro, o cardamomo negro, a canela e o cominho em grão.

Quando os grãos de cominho começarem a estalar, adicione a cebola e a cúrcuma e frite até ficar marrom escuro.

Abro um parênteses aqui: vocês podem usar o cardamomo verde, pois não sei se encontrarão o negro por aqui. Quanto à cor da cebola que vocês veem na foto, eu vou pingando água até quase ela se desmanchar. Sabe como é né, tem gente que não gosta de sentir nem o gosto e nem a textura da cebola, então essa é uma excelente maneira de disfarçar.


Adicione a pasta de alho e gengibre e salteie rapidamente acrescentando em seguida os tomates picados. Misture, tampe a panela e deixe em fogo baixo até que os tomates fiquem macios. Mexa-os de vez em quando para evitar que grudem no fundo da panela.

Como não uso alho, coloquei no lugar assafétida (uma resina que substitue o alho e a cebola), porém não mencionei aqui por não ser tão fácil de encontrar, no entanto no final do post vou citar um lugar onde poderão adquirir. Para quem usa alho é totalmente desnecessário, reduza à pasta um pedaço de gengibre com um dente de alho, ou ainda, rale o gengibre e esprema o alho.

O gengibre, como veem na foto, esqueci de comprar rsrsrs, então peguei o desidratado e ralei.


Adicione o restante das especiarias em pó, o sal, a couve rábano e misture.

Quando o perfume da Garam Masala tiver se dissipado, tampe, acrescente ¼ xícara de chá de água, mais uma colher de sopa de Ghee e deixe até que os vegetais fiquem macios e a água tenha se evaporado.

Garam Masala já é bem mais fácil de encontrar, e é imprescindível.

Guarneça com coentro.

Sirva com arroz branco ou pão indiano,e saboreiem, é uma delícia.


 

SPICY KOHLRABI KI SABZI

CURRY PICANTE DE COUVE RÁBANO

Ingredientes:

3 couves rábanos (aproximadamente 500 gr)

2 dentes de cravo

2 cebolas

3 tomates picados

1 colher de sopa de pasta de gengibre e alho ou um pedaço de gengibre ralado e um dente de alho amassado

1 pimenta Dedo de Moça picada sem as sementes (opcional)

1 colher de chá de cúrcuma (açafrão da terra)

1 colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de coentro em pó

1 colher de chá de Pimenta do Reino (moída na hora) opcional

1 colher de chá de Garam Masala

4 colheres de sopa de Ghee ou óleo

1 folha de louro

1 cardamomo negro

1 bastão de canela

1 colher de chá de cominho em grão

Sal a gosto

Coentro picado

Modo de fazer:

Corte a couve rábano em vários pedaços e só então retire a casca. Após, corte em cubos médios.

Em uma panela (usei uma WOK) de preferência com fundo antiaderente, aqueça em fogo alto 2 colheres de sopa de Ghee, coloque a couve rábano e vá mexendo de vez em quando até que ela fique bem dourada. Reserve.

Na mesma panela, adicione mais 1 colher de ghee e acrescente o louro, o cardamomo negro, a canela e o cominho em grão.

Quando os grãos de cominho começarem a estalar, adicione a cebola e a cúrcuma e frite até ficar marrom escuro.

Adicione a pasta de alho e o gengibre e salteie rapidamente acrescentando em seguida os tomates picados. Misture, tampe a panela e deixe em fogo baixo até que os tomates fiquem macios. Mexa-os de vez em quando para evitar que grudem no fundo da panela.

Adicione o restante das especiarias em pó, o sal, a couve rábano e misture.

Quando o perfume da Garam Masala tiver se dissipado, tampe, acrescente ¼ de xícara de chá de água, mais uma colher de sopa de Ghee e deixe até que os vegetais fiquem macios e a água tenha se evaporado.

Sirva com arroz branco ou pão indiano.

A assafétida e outras especiarias vocês poderão encontrar na Bombay, acessem o link: https://www.bombayherbsspices.com.br/

ou então a granel nas lojas da Zona Cerealista.

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page