ARMÊNIA - DAREHATS
Boa tarde!!
Estamos ainda na Armênia, e vocês não sabem o quão difícil é achar receitas armênias e matérias que não sejam sobre o Genocídio, mas como diz o ditado: "Quem persiste sempre alcança", então achei essa receita muito interessante e claro, gostosa e muito fácil de fazer e compartilho com vocês. Receitas na verdade existem, mas queria dar algo diferente do que comumente encontramos na Internet, e essa não foi uma tarefa fácil, principalmente por conta da língua, e falando nisso vamos começar com o nome ou seja o significado, mas antes vamos à pronúncia que é: dar-ee-hots
Esse nome: darehats, vem da palavra “dari” que significa ano e “hats” que significa pão, logo, Pão de Ano Novo. Na tradição armênia, esse bolo deve ser preparado no ano novo e colocado em seu interior uma fava antes de ser levado ao forno Uma vez o bolo pronto, deverá ser cortado em 12 partes que representam os meses do ano e a pessoa que pegar a fava terá um ano repleto de felicidade É mais ou menos como o Galette des Rois (Bolo de Reis) na França, porém esse, como o próprio nome diz é servido no dia de Reis.
A tradição dos Darehats comoçou séculos atrás. Na primavera, preparava-se o pão usando o último fruto seco e decorava-o com sementes. O pão era dedicado aos deuses na esperança de uma colheita fértil para o ano vindouro.
Em tempo: as frutas secas são muito comuns na Armênia e não faltam em nenhuma mesa e ninguém será acolhido no seio de uma família sem comer as frutas secas “tchir” e as castanhas chamadas de “engouzeren”.
Agora sim, podemos ir para a receita.
DAREHATS
Ingredientes:
Modo de fazer:
Misture a farinha, o açúcar e o bicarbonato. Faço uma ressalva aqui para informar que fiz meia receita. O certo é colocar em forma redonda para ser cortada em doze fatias conforme falei acima, porém, como estava experimentando e achei que ficaria grande demais, optei por meia receita, e coloquei em uma forma retangular.
Em seguida acrescente o óleo, a água fervendo e misture bem.
Acrescente as frutas secas, as castanhas e amasse bem para que fiquem igualmente distribuídas.
Unte uma forma retangular de ...... e coloque a massa, pressionando com a palma da mão levemente úmida para nivelar e assar por igual.
Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. Esperar esfriar para desenformar.
E pronto, vocês já podem degustar esse bolo: não, não é bolo, pão? também não, mas garanto, é uma delícia.
DAREHATS
Ingredientes:
5 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 xícara de chá de água fervendo
1 xícara de chá de óleo
½ xícara de chá de frutas secas picadas (uva passa damasco, figo, tâmara)
½ xícara de chá de castanhas picadas grosseiramente (amêndoa, castanha do Pará, pistache, avelãs)
Modo de fazer:
Pré aquela o forno a 180°C.
Misture a farinha, o açúcar e o bicarbonato.
Junte a água e o óleo aos ingredientes secos e amasse até obter uma massa homogênea que não cole nas mãos.
Acrescente as frutas secas e as castanhas, amassando bem para que fiquem distribuídas por igual.
Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e pressione com a palma da mão levemente úmida para que fique bem nivelada e asse por igual. Leve ao forno por 45 minutos. Ele deve ficar dourado e com o exterior duro. Sirva frio.