top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

ARMÊNIA - SUA ARTE



Boa tarde!!

Continuando com nossa viagem pela Armênia, e como sempre digo, conhecer um país, é conhecer também sua arte, sua comida, seu povo, seus hábitos e costumes, hoje, trago para vocês um pouco da arte, que com certeza, acalentará suas almas, pois arte é o que não falta por lá.

Nesse vídeo vocês poderão dar um giro rápido por vários lugares e quem sabe, a partir disso se animem e resolvam programar as próximas férias nesse país, aliás, cujo nome correto é: República da Armênia. E aí, vamos?


 

Agora, um pouco da Sétima Arte: cinema. Vou sugerir um filme bem recente: A PROMESSA.

“A PROMESSA”, é um filme americano sobre o genocídio armênio, que antes mesmo de ter sido distribuído, acumulou cerca de 90.000 comentários no site de referência cinematográfica IMDB, sendo a maioria deles negativos, um recorde para uma obra que até então tinha sido mostrada apenas em três festivais.

O filme aborda a questão do genocídio dos Armênios de 1915, contado através de uma história de amor entre os personagens interpretados por Christian Bale, Oscar Isaac e a francesa Charlotte Le Bon. Um tema sensível na Turquia, uma vez que Ankara se recusa até hoje a aceitar o termo genocídio e disparou sua cólera a qualquer país que contestasse sua versão oficial.

O filme do irlandês Terry George, o mesmo do “Hotel Ruanda”, se viu na mira de um exército de internautas que apoiavam as autoridades turcas e que alegavam que tudo não passava de “vergonhosas mentiras históricas”, em um filme de longa metragem “financiado” com dinheiro armênio para prejudicar a Turquia.

O filme foi financiado com um orçamento de mais de 100 milhôes de dólares por um homem de negócios de origem armênia, Kirk Kerkorian, antigo proprietário do estúdio da Metro-Goldwyn-Mayer, que queria levar às telas o genocídio Armeniano. "A Promessa", tornou-se um dos filmes independentes mais caros da história de Hollywood.

Espero que, quem ainda não viu, consiga de alguma maneira assisti-lo, pois ele ficou pouquíssimo tempo em cartaz.

Bom mas vamos dar uma volta pelos personagens do filme.

Assim que a guerra ameaça eclodir, o império otomano encontra-se em declínio. Sua capital, Constantinopla, outrora vibrante e multicultural está ameaçada pelo caos. Michael Boghosian (Oscar Isaac), filho de uma família de boticários armenianos em um pequena cidade, fica noivo afim de utilizar o dote de sua futura esposa para estudar medicina em Constantinopla. Uma vez lá, ele reencontra Ana (Charlotte Le Bon), amiga de Chris Myers (Christian Bale), jornalista americano, e começa a partir daí uma rivalidade entre os dois homens, embora Michael esteja ligado à uma promessa do passado. Assim que a Turquia entra em guerra ao lado dos Alemães, o império otomano se volta contra as minorias étnicas. Apesar dos conflitos, todos tentam encontrar uma maneira de sobreviver.


 

Não poderíamos deixar a música para trás e para vocês conhecerem um pouquinho dos artistas que podem encontrar por lá, vejam o vídeo do cantor Jor Dilbaryan. A tradução, ao menos do tema, é "Você é meu sol". Quanto ao resto..... o coração se encarregará da tradução.


 

Para finalizar: danças variadas, que posso garantir, é imperdível, pois são realmente muito ricas tanto nos movimentos como nas histórias.

Ela é um dos patrimônios da Armênia e um dos elementos da cultura nacional. Muitos dos territórios têm suas próprias danças ou variantes locais mais difundidas. A tradição das danças dos curdos, turcos, gregos, georgianos, azerbaijanos e outros, compartilham grande parte do patrimônio cultural regional.

Elas abordam temas que vão desde a agricultura, como o ato semear e colher, as lamentações ou festas, atividades militares ou caça.

Confiram...


Espero que tenham gostado desse nosso rápido Tour através da cultura da República da Armênia, e que a partir disso, possam navegar livremente agregando um pouco mais dessa rica cultura.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page