top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

YOUVETSI - Orzo com Frango


Boa tarde!

Vou começar meu post, respondendo algumas perguntas que me têm sido feitas. Por que eu estou postando somente receitas de outros países e não do nosso?

A primeira delas, é que a proposta do meu blog não é ressaltar única e exclusivamente a nossa cozinha e depois, acredito, todos hão de convir, que receitas típicas brasileiras temos uma porção de sites incríveis e com uma variedade imensa de sugestões de todos os estados. Se bem que, todos também concordarão, que às vezes achar algum ingrediente que se usa no norte do Brasil não é uma tarefa fácil, é mais simples, de repente, encontrarmos produtos do outro lado do mundo do que ingredientes do Amazonas, por exemplo.

Minha proposta não é sómente nos atermos ao Brasil e à nossa culinária. Meu objetivo é ir além da barreira da língua e da distância, é conhecer os povos, suas culturas, seus hábitos e suas tradições. É ir além da minha casa, da sua casa, enfim, do meu, do seu, do nosso país. É saber que em alguma região remota se come alguma coisa que para nós é desprezado, ou não tão valorizado, transformando esse ingrediente em iguarias incríveis, essa é a minha idéia, formarmos um mosaico com esses conhecimentos. Vivemos em um Planeta chamado Terra, e não estamos sozinhos no nosso dia a dia, na nossa rotina, com nossas dificuldades, alegrias e tristezas, por essa razão, podemos partilhar e compartilhar um pouco das experiências de cada um de nós. A riqueza cultural da humanidade não tem fronteiras e nem limites e é nesse final, que não existe, que pretendo sempre viajar e buscar.

E resolvi retornar à Grécia e trazer para vocês esse prato único, consistente e ótimo para esse dias de inverno. Observem, que coloquei no topo da página o nome grego, pois a intenção desse blog é realmente conhecer um pouco daquilo que o mundo nos apresenta, e nesse caso o nome e a origem do prato, faz parte disso.

Youvetsi significa o recipiente de barro onde tradicionalmente esse prato é preparado, e a receita original, é feita com carne de carneiro, ou seja, um ragu de carne que depois de bem cozido é adicionado o orzo. Como o recipiente, o Youvetsi, é feito de barro, então todo o prato é preparado no forno e com carne de carneiro. Eu optei por fazer no fogão e com frango, é bem mais rápido e não menos saboroso.

O macarrão utilizado na Grécia recebe o nome de kritharaki. Essa massa, além de ser bastante consumida na Grécia também é bastante consumida nas regiões dos Bálcãs, Mediterrâneo e Oriente Médio. Na Turquia ela recebe o nome de Sehriye, na Alemanha Reiskornpasta, na Suiça Risoni e aqui no Brasil Risoni.


Para entender um pouco a diversidade e que a distância às vezes aproxima os povos, e compreender melhor as palavras com as quais iniciei esse post, vou unir a Grécia às nossas comitivas de gado. Estranho? Sim, isso prova que, de repente, o que se come do outro lado do mundo, às vezes também comemos aqui, em algum lugar desse nosso imenso país. Evidentemente não idênticos, porém, são em sua essência. Há algum tempo, estava assistindo um programa da TV, não me lembro o canal e nem o nome do programa, onde foi mostrada praticamente a mesma receita feita pelos cozinheiros das comitivas de gado que passavam dias viajando conduzindo suas boiadas em longas jornadas.

Deixo o endereço do site para àqueles que quiserem fazer essa receita, que nesse caso específico, claro, devido às circunstâncias é feito com carne seca.

http://cozinhaparaamigos.blogspot.com.br/2012/12/macarrao-carreteiro-muiiiito-bom.html

 

YOUVETSI

Ingredientes principais:

Modo de fazer:

Tempere o frango com a páprica, sal e 1 colher de chá de especiarias diversas (ao seu gosto). Se tiver tempo, deixe por umas 2 horas na geladeira para pegar os temperos.


Aqueça 2 colheres de sopa de azeite, e coloque o peito de frango, selando de todos os lados, abaixe o fogo, tampe a panela, e deixe soltar toda a água. Assim que secar, deixe fritar por alguns segundos, retire do fogo e reserve.

Na mesma Wok, adicione a cebola e o pimentão e mexa até murchar. Adicione o alho e frite por alguns minutos. Coloque o orégano, a canela em pau, o restante das especiarias e o orzo. Mexa por alguns minutos para que o macarrão fique impregnado com as especiarias. (Para os que estão acessando o blog pela primeira vez: não uso alho e cebola, raramente)

Coloque o caldo de frango, misture e em seguida acrescente o purê de tomate, tempere com sal e pimenta.


Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 15 minutos. Passado esse tempo, fatie o peito de frango e encaixe no meio do macarrão e continue a cozinhar por mais 15 minutos ou até que ele esteja no ponto (deve estar bem úmido). Se secar e ainda não estiver cozido, acrescente um pouco mais de água quente, movimente a panela para que a água possa penetrar e terminar de cozinhar.

Decore com azeitonas e coentro fresco ou salsinha.

Pode ainda colocar por cima, aliás, pode não, deve colocar queijo feta esfarelado. Como resolvi fazer de última hora, eu não tinha, mas é um dos ingredientes que também garantem a autenticidade desse prato.

Sirva com iogurte grego se gostarem.



 

YOUVETSI

Orzo com Frango

Ingredientes:

4 colheres de sopa de azeite

500 gr de peito de frango

1 cebola picada

2 dentes de alho finamente picados

1 colher de chá de orégano desidratado

1 pau de canela

1 xícara de chá de orzo

1 colher de chá de sobremesa de páprica defumada

1 1/2 colher de chá de especiarias diversas

Sal/pimenta do reino a gosto

1e 1/2 xícara de chá de purê de tomate

1 xícara de chá de caldo de frango

Azeitona Kalamata (de preferência)

Coentro ou salsinha

queijo feta (opcional)

Iogurte grego (opcional)

Modo de fazer:

Tempere o frango com a páprica, sal e 1 colher de chá de especiarias. Se tiver tempo, deixe por umas 2 horas na geladeira para pegar os temperos.

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite, e coloque o peito de frango, selando de todos os lados, abaixe o fogo, tampe a panela, e deixe soltar toda a água. Assim que secar, deixe fritar por alguns segundos, retire do fogo e reserve (mantenha aquecido)

Na mesma Wok, adicione a cebola e mexa até murchar. Adicione o alho e frite por alguns minutos. Coloque o orégano, a canela em pau, o restante das especiarias e o orzo. Mexa por alguns minutos para que o macarrão fique impregnado com as especiarias.

Coloque o caldo de frango, misture e em seguida acrescente o purê de tomate, tempere com sal e pimenta e misture bem. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 15 minutos. Passado esse tempo, fatie o peito de frango e encaixe no meio do macarrão e continue a cozinhar por mais 15 minutos ou até que ele esteja no ponto (deve estar bem úmido). Se secar e ainda não estiver cozido, acrescente um pouco mais de água quente, movimente a panela para que a água possa penetrar e terminar de cozinhar.

Decore com azeitonas e coentro fresco ou salsinha.

Pode ainda colocar por cima, aliás, pode não, deve colocar queijo feta esfarelado. Como resolvi fazer de última hora, eu não tinha, mas é um dos ingredientes que também garantem a autenticidade desse prato.

Sirva com iogurte grego se gostarem.



198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page