AFRICAN CHICKEN PEANUT SOUP - Sopa Africana de Frango e Amendoim
Boa tarde!!
Hoje, vamos de sopa da África Ocidental, e claro, como sempre, temos inúmeras versões, todas elas afirmando serem originais, porém, independente de ser ou não, são bem parecidas e com os mesmos ingredientes básicos que fazem o sabor espetacular dessa sopa. As diversidades de receitas inclui ingredientes diferentes, já que ela é consumida em inúmeros países da África Ocidental como Gana, Libéria, Serra Leoa, Guiné, Nigéria, etc. Alguns lugares acrescentam mais especiarias como: cominho em pó, cúrcuma, canela, louro, curry, e outros, ingredientes como: quiabo, folha de batata doce, de mandioca e por aí vai. As sopas africanas costumam ser mais densas do que as que normalmente conhecemos por aqui, porém, isso não quer dizer que também não encontremos por lá sopas menos densas. O interessante é que, no caso dessa, pode ser servida com outros alimentos básicos como o arroz, couscous ou o fufu que são pequenas bolas feitas com algum tipo de carboidrato como mandioca, cará, banana, semolina, arroz, etc, portanto, se quiserem dar ainda mais consistência, não hesitem, coloquem arroz no bowl juntamente com a sopa na hora de servir.
Bem, eu resolvi arriscar a fazer novamente essa sopa na versão vegetariana e fiz o fufu, receita feita "a olho", uma vez que não tinha tempo hábil para deixar o arroz de molho, conforme as receitas orientavam. Então, o meu é feito com arroz integral, farinha de arroz, amendoim, coco, currry e pimenta, ficou sensacional, porém, esqueci de anotar as proporções dos ingredientes, mas prometo que na próxima vez que fizer eu posto a receita nessa versão vegetariana incluindo o fufu (as fotos estão lá embaixo).
Quanto aos ingredientes da sopa, além da batata doce, coloquei milho verde e espinafre e outras variedades de especiarias conforme falei acima.
Vegetariana ou não, porém, para ser realmente uma sopa daquelas paragens é imprescindível a pasta de amendoim, o leite de coco e a batata doce. Pessoal, por favor, pasta de amendoim, 100% amendoim, sem adição de açúcar ou óleo vegetal e de preferência integral, já que hoje em dia podemos encontrá-la com facilidade e os preços são bem accessíveis, além do que, eu já postei uma outra receita, também de sopa, que leva esse ingrediente, então corre lá e compra a sua.
A pasta de amendoim é rica em proteína e possui aquilo que chamamos de gordura boa, além de vitaminas e sais minerais, imprescindíveis para a nossa saúde.
Ela auxilia na construção e reparação da musculatura e na saúde cardiovascular, então, praticantes de academia: dá-lhe pasta de amendoim.
Engorda? Claro que sim, existe alguma coisa que não engorda? Mas se comermos com moderação não vai engordar, ao contrário, seu consumo moderado só nos trará benefícios.
Então, vamos aproveitar para tomar essa sopa agora que está esse frio intenso, uma vez que com o frio gastamos mais calorias por conta de tentarmos aquecer nosso corpo. Bora lá, comprar esses ingredientes fáceis e baratos para essa sopa, que eu posso garantir, é surpreendentemente boa, tanto uma versão quanto outra.
AFRICAN CHICKEN PEANUT SOUP
Ingredientes:
Leve uma frigideira ao fogo e toste as sementes de coentro. Mexa sempre até que ele começa a saltar. Desligue e continue mexendo, pois enquanto a frigideira está quente ele continua torrando. Processe ou moa em um almofariz e reserve.
Leve uma panela ao fogo com o óleo de coco e assim que estiver quente coloque a cebola e frite até que fique translúcida. Vocês não veem esse passo porque raramente uso cebola. Então adicione o alho (que também não uso) e o gengibre e deixe até que o aroma comece a se desprender.
Coloque agora, os pedaços de frango cortados em cubos e refogue até que eles comecem a pegar cor.
Acrescente o caldo de frango ou legume, a pasta de amendoim, a polpa de tomate, a pimenta caiena, o coentro moído e misture bem até que a pasta tenha se dissolvido nos líquidos (eu acrescentei ainda um pouco de pimenta calabresa). Tampe e deixe em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos.
Após esse tempo, retire o frango e com o auxílio de 2 garfos, desfie e volte para a panela, corrija o sal e a pimenta. Acrescente a batata doce e o leite de coco e deixe mais 15 minutos, ainda em fogo baixo ou, até que a batata doce esteja macia.
Sirva em bowls e decore com amendoim torrado, coentro fresco e se quiser regue com um fio de leite de coco para dar um contraste.
AFRICAN CHICKEN PEANUT SOUP
Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite
1 cebola pequena picada
3 cm de gengibre, sem casca e ralado
2 dentes de alho espremidos
2 batatas doces descascadas e cortadas em cubos
400 gramas de polpa de tomate
4 xícaras de caldo de frango ou legumes
1/2 xícara de chá de pasta de amendoim (100% amendoim, sem adição de açúcar ou óleo vegetal) podem optar por usar a pasta granulada
1 colher de sopa de grãos de coentro
1 colher de chá de pimenta caiena
1 vidro de leite de coco
1/2 Kg de peito de frango ou coxas sem pele fatiados
Sal e pimenta do reino moída na hora
1/2 xícara de amendoim torrado (decoração)
Coentro fresco (decoração)
Modo de fazer:
Aqueça o óleo de coco ou azeite em fogo médio.
Adicione a cebola, e frite 3-4 minutos até que fique translúcida (eu não usei).
Adicione gengibre e o alho, cozinhe por 30 segundos até que comece a desprender o aroma (usei somente gengibre).
Coloque agora, os pedaços de frango e deixe até que comecem a pegar cor e em seguida, acrescente o caldo de frango ou legumes, a polpa de tomate, a pasta de amendoim, a pimenta caiena e o coentro reduzido a pó.
Misture bem até que a pasta esteja bem incorporada aos líquidos.
Tampe e deixa em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos.
Após esse tempo, retire o frango da panela e com o auxílio de dois garfos, desfie e volte para a panela.
Corrija o sal e a pimenta. Acrescente as batatas doces, o leite de coco e deixe por mais 15 minutos ou até que esteja macia.
Sirva em bowls e decore com amendoim torrado, coentro fresco e se desejar, acrescente um fio de leite de coco.
Minha versão vegetariana com fufu.