ARAQ
Para quem pegou esse post, ele está atrelado à receita de Frango assado com tangerina e Arak, uma receita com sabores inusitados, com um resultado fantástico, passa lá e veja a receita.
Arak ou Araq é uma bebida alcoólica muito difundida no Oriente Médio e sua história está fortemente ligada ao procedimento da destilação do vinho que remonta a Idade Média. A técnica de destilação do vinho e as propriedades do álcool são conhecidas dos alquimistas árabes desde o século VIII. A palavra arak foi usada no século XI para designar um vinho destilado e, em árabe, Arak significa “suor’ e faz referência ao processo de condensação que ocorre durante a destilação do vinho, cujos vapores condensando-se em gotículas se assemelham ao suor.
Na literatura árabe, faz-se menção ao arak como "Água da Vida", entretanto foi somente a partir do século XIV que a utilização da uva se tornou um elemento importante no processo da destilação.
FABRICAÇÃO DO ARAK
O Arak é uma água da vida que se obtém destilando-se suco de uva dentro de alambiques e cujos grãos de anis são adicionados no decorrer da destilação com a finalidade de concentrar os aromas. Em seguida, dá-se o processo de envelhecimento que é tradicionalmente feito em recipientes de argila. Ele é incolor, podendo ter um teor alcoólico entre 40° e 50° .
O arak é consumido em Israel, Cisjordânia, Líbano, partes da Jordânia, Síria, Iraque e sudeste da Turquia. Por razões religiosas, a destilação e a consumação do araq acontece no Líbano e na Síria, além disso, no Líbano ele é um produto cultural, parte tradicional, por excelência, da gastronomia.
Encontramos o arak na Indonésia com o nome de arak-madu, feito à base de arroz, na Grécia com o nome de Ouzo, na Turquia com o nome de Raki, na Espanha de Ojen, entre outros.
O nome arak é também amplamente usado de diferentes formas: arak, araka, araki, ariki, arack, raki, raque, racque variando segundo regiões.
Como preparar o arak
Uma medida de arak
Duas ou três medidas de água.
Coloque o arak em uma jarra, depois coloque a água e por útimo as pedras de gelo.
Ao contacto com a água, o arak se torna leitoso ou ainda em função da gradação alcoólica. É uma bebida muito refrescante com sabor levemente adocicado e pode ser tomado durante as refeições ou como aperitivo.
No Líbano, o arak é bebido em um pequeno copo cilíndrico acompanhado dos tradicionais “mezzés”.
E então, deu vontade?