RAJMA MASALA - FEIJÃO VERMELHO
Bom dia!!
Essa é mais uma receita indiana da região do Punjabi cujo ingrediente principal é o feijão vermelho ou Rajma como é conhecido lá ou ainda Red Kidney beans devido a semelhança de seu grão com o rim.
O prato que vamos fazer com esse feijão leva o nome de Rajma Masala e algumas informações importantes antes de prepará-lo devem ser seguidas, então vamos começar ressaltando que eles devem ser muito bem cozidos antes de consumi-los. Esse tipo de feijão contêm algumas toxinas enquanto cru, como phytohaemagglutinin, que podem causar danos no fígado e outros desconfortos. Por essa razão é imprescindível deixá-los sempre de molho e descartar essa água antes de cozinhá-lo, portanto não pulem esse passo cozinhando-o por mais tempo.
Esses feijões são extremamente populares em várias cozinhas do mundo devido ao seu alto índice de proteína juntamente com a presença de alguns antioxidantes, minerais e polifenóis e para vocês se animarem mais ainda, vou citar somente algumas de suas muitas propriedades, pois voltaremos a eles em um post mais detalhado.
Esse “feijão maravilha” auxilia no controle do diabete, impede que o corpo absorva carboidrato em excesso, auxiliando assim na perda de peso, reduz a recorrência do câncer no cólon além de prevenir doenças cardiovasculares, sendo assim não há motivos para não consumi-lo pois além do mais ele é delicioso, cremoso e ainda absorve todos os sabores quisermos dar a ele.
Embarquem comigo nessa viagem e despertem todos os seus sentidos nessa receita extremamente fácil, deliciosa e nutritiva.
Principais Ingredientes:
A proporção de água para cozinhar esse feijão é de um para quatro, então nessa receita é uma xícara de feijão para quatro de água.
Cozinhe por aproximadamente 30 minutos e reserve.
Você deverá reduzir o gengibre e o alho em uma pasta, eu não uso alho então somente ralei o gengibre.
Aqueça a manteiga em uma panela e tempere com o cominho em grão, a folha de louro e deixe até que os grãos de cominho comecem a pipocar. Se tiver optado pelo cravo e cardamomo adicione juntamente com esses dois primeiros ingredientes.
Adicione a cebola e salteie até ficar translúcida. (eu também não usei a cebola nessa receita)
Em seguida junte a pasta de gengibre com alho e mais pimenta vermelha a gosto e misture até que os aromas comecem a se desprender.
Junte os tomates cortados ou polpa e misture bem. Cozinhe por alguns minutos.
Adicione as especiarias em pó: pimenta vermelha, coentro, cúrcuma, cominho e a garam masala. Salteie e cozinhe até que os tomates tenham se desmanchado completamente.
Garam Masala: nessa aba vocês encontrarão algumas receitas de Garam Masala e essa que eu sugiro é bem básica.
Adicione o feijão escorrido, misture bem e em seguida junte o caldo em que cozinhou os feijões (se necessário coloque mais água) e deixe em fogo baixo por 7 a 10 minutos. Corrija o sal.
Quando o molho estiver bem grosso adicione creme de leite fresco e deixe mais 1 ou 2 minutos no fogo (eu optei por não colocar).
Depois de pronto coloque coentro e sirva acompanhado de arroz branco ou pão indiano.
RAJMA MASALA
Ingredientes:
1 xícara de chá de feijão vermelho
4 xícaras de chá de água
1 cebola
4 tomates picados ou 1 xícara de chá de polpa de tomate
1 pedaço de gengibre de 2,5 cm aproximadamente
2 dentes de alho
½ colher de chá de coentro em pó
½ colher de chá de cominho em pó
½ colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)
¼ de colher de chá de cúrcuma (açafrão da terra)
½ colher de chá de garam masala
½ colher de chá de cominho em grão
1 folha de louro
2 dentes de cravo (opcional)
Pimenta Dedo de Moça (opcional)
2 bagas de cardamomo amasse-as com o cabo da faca (opcional)
4 colheres de sopa de manteiga de preferência clarificada (ghee)
Sal
Coentro (opcional)
Modo de fazer:
Deixe o feijão de molho por no mínimo 12 horas.
Escorra a água, lave em água abundante e coloque na panela de pressão juntamente com as 4 xícaras de água e cozinhe por 30 minutos aproximadamente (contando o tempo a partir do momento em que pegar pressão) . Reserve.
Reduza o gengibre e o alho em uma pasta.
Leve uma panela ao fogo com a manteiga e assim que estiver quente coloque o cominho em grão, a folha de louro e deixe até que os grãos de cominho comecem a saltar. Se optou por colocar o cravo e o cardamomo acrescente aos dois ingredientes acima.
Adicione a cebola (não usei) e salteie até ficar translúcida e em seguida coloque a pasta de gengibre com alho (não usei alho), a pimenta Dedo de Moça e mexa até que os aromas comecem a se desprender.
Adicione os tomates cortados ou polpa de tomate, misture e acrescente as especiarias em pó: pimenta vermelha, cúrcuma, garam masala, coentro e cominho. Cozinhe até que os tomates ou a polpa tenham se desmanchado completamente e o molho esteja consistente.
Adicione o feijão escorrido, misture e coloque a água do cozimento do feijão (se necessário, adicione mais água) e cozinhe em fogo baixo por 7 a 10 minutos ou até que ele esteja bem grosso e cremoso. Corrija o sal.
Junte creme de leite fresco, mexa bem e deixe mais 1 ou 2 minutos no fogo.
Coloque coentro e sirva acompanhado de arroz branco ou pão indiano.
Obs.: Se o caldo não estiver bem grosso e cremoso, amassem alguns grãos de feiijão contra a panela com uma concha.