top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

SOPA DE COGUMELOS



Boa noite!

O frio está chegando e é hora de tomar uma sopa bem gostosa, o que acham? Embora muitas pessoas tenham o hábito de tomar sopa independentemente da temperatura, parece que por aqui nós somos mais propensos a incluí-la em nossa alimentação no inverno, não é?

Então pensando nisso eu separei uma receita deliciosa à base de cogumelos e vocês poderão escolher um ou dois tipos, os que mais agradar, porém deverão optar por um que tenha um sabor mais acentuado, embora nessa receita também tenhamos incluído o funghi secchi exatamente por conta disso. Eu usei o Paris e o shimeji branco. Quanto ao desidratado sugiro o Shitake que intensificará o sabor dessa sopa, então seria uma boa idéia tê-lo como ingrediente desidratado.

Se vocês quiserem mais light poderão tirar o creme de leite, sendo assim fica a critério. Vale lembrar que essa também pode ser uma excelente sugestão de entrada para o dia dos namorados que está se aproximando. Temos um tempo relativamente bom para pensarmos no que vamos fazer para surpreender nosso amado com um belo jantar romântico à luz de velas, afinal segunda minhas pesquisas o shitake é afrodisíaco. Que tal?

 

SOPA DE COGUMELOS

Ingredientes:



2 xícaras de chá de cogumelos variados (eu usei o Paris e o Shimeji branco) - reserve alguns para a finalização

1/3 de xícara de chá de Funghi Secchi hidratados (veja abaixo)

1 colher de sopa de azeite

½ colher de chá de tomilho (opcional)

1 colher de sopa de molho de soja

2 xícaras de chá de caldo de vegetais

1 folha de louro

1 colher de sopa de farinha de trigo

½ colher de sopa de manteiga (12 gr)

1 xícara de chá de leite

250 ml de creme de leite fresco

Pimenta do reino moída na hora (opcional)

Modo de fazer:

Hidratando os funghis secchis: primeiro passe um pincel de cerdas macias em cada um deles para descartar eventual areinha.

Coloque-os em um bowl e despeje uma parte do caldo de legumes (fervente) o suficiente para cobri-los. Deixe-os hidratando por 40 minutos para que ele se expanda.


Após esse tempo passe o caldo no coador de pano (sim, para esse caso é a melhor coisa) e reserve. Esse caldo faz parte das 2 xícaras de chá acima.

Corte os funghis em tiras e depois repique-os bem miudinho.

Corte os cogumelos frescos, exceto os que você reservou para a finalização, em fatias e depois repique-os em pedaços bem pequenos ou então coloque-os em um processador e pulse-os.

Leve uma panela ao fogo com o azeite, deixe aquecer e coloque os cogumelos frescos, o tomilho, o molho de soja e cozinhe por 5 a 10 minutos ou até que a umidade dos cogumelos desapareça, aproximadamente 10 minutos.


Adicione agora o caldo de legumes, a folha de louro e os funghis hidratados. Assim que começar a ferver, reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos.


Enquanto isso, em outra panela derreta a manteiga em fogo baixo. Feito isso coloque a farinha de trigo e mexa bem com um fuê por 25 a 30 segundos, adicione aos poucos o leite mexendo sempre para que não fique com grumos. Assim que engrossar junte à panela dos cogumelos e misture bem até que essa mistura se dilua. Deixe em fogo baixo por 10 minutos.

Finalmente acrescente o creme de leite, corrija o sal e deixe por mais alguns minutos (5 a 7 min).

Coloque a sopa em bowls, decore com os cogumelos frescos reservados, que deverão apenas ser fatiados, moa pimenta do reino (opcional) e sirva com uma fatia de pão quentinho.

Aqui eu servi com ciabatta de alecrim e sal grosso.


Bom apetite, posso garantir que é uma delícia.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page