top of page
Foto do escritorvaleria rodrigues alves

CARDAMOMO



CARDAMOMO – Elettaria cardamomum

Trata-se de uma planta aromática, originária da Índia, região do Kerala Costa do Malabar, e hoje também cultivada na Guatemala, Tanzânia, Vietnã e Cambodja. É uma planta de flores brancas que produzem pequenas cápsulas ovais, repletas de grãos negros que possuem um perfume penetrante porém agradável ligeiramente canforado com um toque de pimenta e limão.

Um pouco de história: A utilização do cardamomo é muito antiga e na Índia é considerado a rainha das especiarias (o rei é a pimenta). Não somente utilizado como condimento mas também por suas propriedades medicinais, ele já era citado em textos védicos por volta de 1.000 A. C.

Encontramos referência a ele durante o reinado do imperador Assourbanipal, na cidade de Nínive, antiga Assíria, onde seu nome está gravado em tábuas de argila.

Podemos também confirmar sua presença em um papiro Egípcio datado de 1.500 A.C. onde era utilizado por suas propriedades medicinais. Além do perfume dos deuses, incenso do Egito antigo o Kyphi, feito à base de cardamomo, suas cápsulas também eram mastigadas com o intuito de clarear os dentes e refrescar o hálito, que segundo pesquisas elimina até mesmo o odor do alho (hummm... será?). Cleópatra perfumava seu palácio quando recebia a visita do Imperador romano Marco-Antonio.

Considerado “coringa” na medicina greco-romana o cardamomo foi citado por Hipócrates e Theophraste em “História das Plantas” e ainda pelo médico grego Dioscoride.

Pelo lado cristão, São Jerônimo a cita como perfume utilizado por Eclesiastes no século IV.

O cardamomo também é mencionado no compêndio dos contos “As mil e uma noites", onde fazia parte das especiarias que as mulheres dos haréns fumavam para se drogar. Ele chegou à Europa pelas trilhas das caravanas e foi uma das especiarias mais caras depois do açafrão e da baunilha.

Seus grãos são as “estrelas” da cozinha indiana e asiática, sendo também muito utilizados na cozinha africana em especial na Etiópia.

Abaixo, eu coloco um pequeno vídeo onde vocês verão o pé, suas cápsulas e poderão observar também o seu parentesco através das folhas, com o gengibre.


Na cozinha: No Oriente Médio é usado para aromatizar café, na Índia perfuma pratos à base de arroz e compõem também o Garam Masala e o chá indiano conhecido como Tchaï.


Na Europa encontramos em alguns pães, geleias e compotas. Em pó pode ser utilizado sobre legumes e carnes brancas. Vai bem com salada de frutas, maçãs ao forno, sorvetes, cremes e leite quente. No ocidente em pães de especiarias, muffins, biscoitos e crepes. Na Tailândia, as folhas também são utilizadas como especiarias para perfumar pratos de origem indiana.


Para liberar seu aroma é necessário retirar os grãos existentes dentro das cápsulas ou então rachá-las para que os grãos se desprendam durante o cozimento, dessa forma, as cápsulas devem ser retiradas antes de ser servido.


Sabor: O cardamomo preto possui sabor mais forte e defumado enquanto o branco e o verde possuem um sabor levemente apimentado e cítrico que lembra a seiva do pinheiro bravo.

Propriedades medicinais: O cardamomo é reconhecido pela sua eficácia no tratamento dos distúrbios digestivos, azia, constipação, infecções do fígado e da vesícula biliar.

Ele pode ser utilizado no tratamento de depressão e impotência tendo ainda a reputação de tonificar o corpo e o espírito.

Vejamos em separado alguns de seus inúmeros benefícios:


Para a pele: o óleo essencial do cardamomo além de refrescar a pele e deixá-la mais saudável, clareia as manchas deixando a tez mais uniforme.

Desintoxicação: ricos em minerais e vitaminas como A, B, C, niacina, riboflavina dentre outras, é um excelente purificador do sangue eliminando o excesso de uréia, cálcio e outras toxinas do rim.

Antioxidante: com um grande número de fito-nutrientes, vitaminas e óleos essenciais presentes nessa especiaria mágica, ajuda a limpar os radicais livres e tendem a resistir ao envelhecimento celular.

Depressão: a Ayurveda acredita fortemente que o chá de cardamomo é o meio ideal para combater a depressão. Ele possui um ingrediente natural que auxilia a desintoxicar o corpo e rejuvenescer as células que ajudam no combate à depressão.

Infecções: conhecido por prevenir infecções devido às suas propriedades terapêuticas, os diferentes óleos essenciais do cardamomo têm propriedades que inibem o crescimento de bactérias, vírus, mofos e fungos.

Mau hálito (via oral): excelente maneira de combater o mau hálito, o cardamomo é igualmente utilizado para tratar as úlceras e infecções bucais. Basta mastigar alguns grãos para curar qualquer um desses males.

Asma: considerado benéfico para os pacientes asmáticos, age igualmente como remédio natural na coqueluche e bronquite.

Hipertensão: para os que sofrem de hipertensão, basta inserí-los regularmente na dieta, pois ele tem a capacidade de melhorar o fluxo do sangue para os pulmões, auxiliando dessa maneira na redução da pressão arterial.

Bem, esses são somente alguns dos benefícios do cardamomo, que são ainda empregados em inúmeros cosméticos trazendo centenas de benefícios para a nossa saúde.

Uma maneira fácil de introduzí-lo no nosso dia a dia é colocar algumas cápsulas dentro do pó de café e voilá! Uma maneira diferente de degustar o já delicioso e tradicional café.

Chá para emagrecer: ferva durante 3 minutos 4 xícaras de água, 1 bastão de canela e uma colher de chá de grãos de cardamomo reduzidos a pó. Deixe em infusão durante 10 minutos.

Tome 1 xícara no café da manhã e depois às 10:00, 16:00 e a última às 18:00 hs.

Bebida feita com óleo de cardamomo: coloque 3 gotas de óleo essencial de cardamomo em 250 ml de água, leite ou vinho quente.

Creme anti-rugas: coloque 1 gota de óleo essencial em seu creme do dia e da noite.

Sugestão para combater o resfriado: leve ao fogo uma xícara de água com uma colher de café de grãos de cardamomo e deixe ferver. Desligue, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Utilize essa infusão para fazer gargarejos.

Restrições: não é recomendado à mulheres grávidas e crianças abaixo de 6 anos.

Atenção: as informações contidas nesse Post são frutos de pesquisas em diversos sites e países, qualquer utilização acima deverá ser acompanhada de seu fitoterapeuta ou médico especializado.

Conservação: Em vidro fechado ao abrigo da luz.

1.904 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page