FRICASSÉ DE LEGUMES
Hoje vou dar uma versão do fricassé tradicionalmente feito com frango, porém nesse post usaremos legumes. Esse prato é consumido em vários países como Grécia, Tunísia, França, etc. cada um deles com sua própria versão sendo que em alguns países como a Tunísia, já é bem diferente da que conhecemos. Nesse país, fricassé é um tipo de pão frito recheado com atum, batatas, ovos cozidos e azeitonas podendo ser comido quente ou frio.
Eu, particularmente fiquei bem curiosa a respeito da receita desse país e vou fazer para postar em breve para vocês, porém hoje vamos à nossa versão bem peculiar: com vegetais.
FRICASSÉ VEGETARIANO
Ingredientes:
1 caixinha de creme de leite light
1 lata de milho verde
1 copo de requeijão cremoso light
100 g de azeitona sem caroço
2 berinjelas grelhadas ou abobrinhas ou ambos
200 g de mussarela fatiada
100 g de batata palha
1/2 xícara de chá de água
1 pitada de sal
2 colheres de chá de noz moscada ralada
pimenta do reino (opcional)
Modo de Preparo:
Corte as berinjelas ou abrobrinhas no sentido longitudinal e grelhe-as em uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite, em seguida corte-as em tiras finas e reserve.
Bata no liquidificador o requeijão, o creme de leite e a água. Em seguida crescente o milho e coloque no botão pulsar para que ele não fique totalmente moído.
Em um bowl coloque os legumes refogados e acrescente a mistura do liquidificador acrescentando em seguida o sal, a noz moscada, a azeitona e por último a pimenta moída na hora.
Coloque essa mistura na assadeira, cubra com mussarela e espalhe a batata palha por cima. Leve ao forno 180ºC até que o creme comece a borbulhar
Sirva com arroz branco.
Obs.: Nessa receita vocês também podem optar por comprar aqueles pacotinhos de legumes já cortados em pequenos cubos encontrados nos supermercados, darem uma leve refogada no azeite e misturar ao creme. Mas atenção, os legumes precisam ficar bem ao dente, pois se ficarem muito moles somado ao tempo que ficarão no forno, eles acabarão se desmanchando e se integrando ao creme, porém nada impede, se gostarem mais moles. Afinal gosto é gosto não é?