DIA DE REIS
Boa noite!
Amanhã estaremos comemorando o "Dia de Reis". Para uma parte do mundo pode não ser um dia tão significativo e repleto de comemorações, porém muitos países festejam de diferentes maneiras, que vai desde ao Bolo de Reis até um banho em lagos congelados.
Festa da Epifania
A palavra “epifania”, de origem grega, significa “aparição”. A festa da Epifania corresponde ao dia em que os Reis Magos, guiados por uma estrela, chegaram até Jesus. Para celebrar essa chegada e em sinal de respeito, os Reis Magos ofereceram presentes a Jesus tais como, ouro, incenso e mirra. Esse dia foi denominado no Ocidente como o Dia de Adoração dos Magos e comemora-se igualmente, o batismo de Cristo e o milagre de Caná (cidade da Galileia) onde Jesus transformou a água em vinho.
Para os Cristãos do Oriente, essa festa é muito importante, e acontece no dia 19 de janeiro.
Na Igreja Ortodoxa, a festa lembra o batismo de Cristo no rio Jordão e a manifestação da Divina Trindade. Ela é comemorada com a benção das águas, símbolo de renovação. Na Igreja Apostólica Armênia, o dia 6 de janeiro é uma das festas mais importantes porque se celebra a Natividade, de acordo com o antigo uso cristão e o calendário Justiniano.
Sobre os Reis Magos
Eles eram três: Melchior, Gaspard e Balthazar. Esses são os nomes que foram dados a eles no século VI. O número 3 tido como simbólico, nesse caso, representa os três continentes conhecidos naquela época: Ásia, África e Europa, significa ainda a imagem dos três filhos de Noé: Sem, Cam e Jafet e também o número de presentes, que segundo o Evangelho eram três.
O primeiro deles Melchior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia e ofereceu o ouro;
O segundo, Gaspard, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio e ofereceu o incenso;
O terceiro e último, Balthazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico e ofereceu mirra.
No século XVI foi atribuído a cada um deles uma cor de pele distinta: branco, negro e amarelo.
AS TRADIÇÕES DA EPIFANIA EM DIFERENTES PAÍSES
BOLO DE REIS E A FAVA
Mas de onde vem essa tradição do Bolo de Reis?
Não se sabe ao certo como surgiu, talvez durante as Saturnalias, festa pré-cristã, que acontecia no solstício de inverno. Durante esse festival não havia diferença entre reis e súditos, todos compartilhavam a refeição na mesma mesa. Já os gregos elegiam seus magistrados com um feijão. A origem da fava no bolo era um grão que simbolizava o retorno da luz após longas noites de inverno, porém foi substituída por um menos digestível feito em porcelana, uma vez que o rei eleito tendo que oferecer bebida aos convidados, tinha o hábito de engolir a fava para evitar despesas. A primeira fava em porcelana data dos anos de 1870, no presente já são substituídas pelos heróis dos tempos modernos.
Na França esse dia é celebrado no primeiro domingo do mês de janeiro, entre os dias 2 e 8. A tradição é “eleger um rei” em volta de um bolo folhado (Galette du Roi) recheado de frangipane (creme de amêndoa) inventado no século XVI – ou de um brioche em formato de coroa, dentro do qual se esconde uma fava ou uma pequena figura em cerâmica ou porcelana.
O bolo que era dividido em tantas partes quantos fossem os convidados, mais uma parte extra, seguia um ritual particular: o filho mais jovem da família se esgueirava embaixo da mesa e a dona da casa perguntava então: “Phoebe Domine”: “para quem essa parte”? a criança se encaminhava para um convidado por vez. Quem tivesse a sorte de encontrar a fava era eleito rei e teria o direito de escolher a rainha. A parte extra que se chamava “Parte do Bom Deus” ou "Parte da Virgem" era dada ao primeiro pobre que batesse à porta.
A fava é símbolo de fecundidade e prometia àquele que a encontrasse sorte, riqueza, poder e virtude.
Existem várias maneira de se fazer essa distribuição, eu escolhi essa para compartilhar com vocês, então não se surpreendam se encontrarem um versão diferente dessa.
ALEMANHA - Crianças vestidas de reis magos, vão de porta em porta cantando e em seguida escrevem as iniciais dos nomes dos Reis Magos sobre as portas. Para elas são oferecidos dinheiro, doces ou pequenos presentes. O dinheiro arrecadado é usado para obras de caridade.
ESPANHA - Esse dia é tão importante que é feriado. São confeccionados pães em forma de coroa onde se esconde uma moeda de prata, uma imagem ou um feijão seco. Nesse dia também são oferecidos presentes às crianças que lembram as oferecidas pelos Reis Magos a Jesus.
Em Madri e Barcelona, na véspera da Epifania, há um desfile de carros alegóricos que passam pelas ruas com as representações de Gaspard, Balthazar e Melchior, que de cima dos carros jogam balas para as pessoas. Esses carros são seguidos por cavaleiros, sendo esse costume conhecido como a Cavalgada dos Reis Magos.
ITÁLIA - É a “Befana” que traz os brinquedos no Dia de Reis. Befana é uma velha bruxa, porém muito gentil que se locomove em uma vassoura e entra nas casas pelas chaminés para distribuir os presentes.
Em Veneza, os gondoleiros desfilam fantasiados de bruxas.
ARGENTINA – Nesse país, as famílias compram um bolo, em forma de coroa, dentro do qual escondem pequenas miniaturas.
MÉXICO – A tradição é a mesma, porém a fava é sempre representada por uma criança do sexo masculino. A pessoa que a encontrar deve em seguida convidar todos os hóspedes para compartilhar uma refeição no dia 2 de fevereiro, data em que se comemora o Dia da Candelária.
PERU – A tradição gira em torno de um brioche, em forma de coroa, que é compartilhado entre a família e dentro do qual é inserida uma pequena imagem.
Nos Países Ortodoxos, esse dia também conhecido como “Teofania” - (conceito de cunho religioso que significa manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa) é precedido de um jejum que começa na véspera da celebração.
GRÉCIA, RÚSSIA, SÉRVIA, BULGÁRIA E ROMÊNIA, países de tradição bizantina, uma cruz que evoca o batismo de Cristo no Rio Jordão, é abençoada por um sacerdote e lançada em um lago, rio ou mar.
Os jovens então mergulham para recuperá-la, e o mais rápido entre eles além de ser admirado também terá sorte o ano todo.
GUIANAS FRANCESAS - A epifania é o início do Carnaval de Caiena, um dos mais longos festivais do mundo, uma vez que termina na quarta-feira de cinzas (primeiro dia da Quaresma para os cristãos).
ILHAS MAURÍCIO - A festividade ocorre na mesma data que a nossa, ou seja, dia 6 de janeiro, porém a tradição são os bolos cobertos com goiabada, maçã ou pera e chocolate sendo finalizados com frutas cristalizadas.
BRASIL - No interior, temos os Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas com influências de origens europeia.
Essa é uma das festas mais ricas do nosso folclore, e acontece entre primeiro e 6 de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar versos acompanhados de vários instrumentos. Alguns vestem fardas e máscaras.
Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deverá ter em seu interior uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio. Os que recebem a visita do Reisado devem oferecer comida aos seus integrantes, que agradecem a hospedagem e seguem para o próximo destino. No Dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.
Simpatias:
Material necessário: lápis
Para trazer amor, dinheiro, ter paz no seu lar e alívio de qualquer sofrimento.
Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de sua casa, os nomes dos Reis Magos: Balthazar, Melchior e Gaspard, um ao lado do outro. Mentalize:
"Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam boas energias para casa, protegendo todos os meus familiares. Amém"
Material necessário: romã e um saquinho de pano vermelho
Para ter dinheiro o ano todo.
Coloque uma romã dentro de um saquinho de pano de cor vermelha e ofereça aos 3 Reis Magos. Em seguida coloque-o atrás da porta da sala.
Material necessário: romã
Para não faltar dinheiro, amor e paz
Retire 9 sementes de uma romã pedindo aos 3 Reis Magos: Balthazar, Belchior e Gaspard, que nesse ano que se inicia eu tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro. Em seguida pegue 3 das nove sementes e guarde na carteira para que nunca lhe falte dinheiro. As outras 3 você engole. E as últimas três que sobraram você joga para trás fazendo o pedido que desejar.
Material necessário: espumante, papel celofane ou papel dourado e romã
Para atrair dinheiro e boas energias
Abra uma garrafa de espumante e encha a sua taça. Pegue um papel celofane ou um papel dourado e corte em um quadrado pequeno (5cm por 5cm) e deixe em cima da mesa perto de você.
Corte uma romã ao meio, pegue a sua taça de espumante e erga-a fazendo uma saudação ao Mago Balthazar dizendo por exemplo: "Salve São Balthazar". Em seguida beba um gole de espumante. Coloque uma sementinha de romã na boca e deixe-a totalmente sem polpa até ficar bem branquinha. Coloque a semente em papel dourado.
Erga a taça novamente e faça a saudação ao Mago Melchior e repita todo o processo. Faça o mesmo para o Rei Mago Gaspard. Ao colocar todas as 3 sementinhas no papel, dobre-o para que ele fique bem dobrado e fechado. Coloque-o em sua carteira em um lugar que fique o ano todo e intocado.
No ano seguinte quando for refazer a simpatia, enterre o papel antigo no jardim.
Material necessário: 1 romã, 21 cravos da Índia, uma folha de papel em branco e lápis.
Abra uma romã ao meio, coma a polpa de nove grãos. Em seguida deixe a romã, os nove grãos e os 21 cravos-da-índia na natureza, próximos a uma árvore frondosa, sem espinhos e ofereça aos três Reis Magos: Balthazar, Gaspard e Belchior. Escreva a lápis em um papel branco seus pedidos para esse ano e deixe-o também junto da romã.
Material necessário: 1 romã
Atrair dinheiro
Separe 3 sementes da romã e dê 3 pulinhos num só pé falando:
"Belchior, Gaspard e Balthazar, passem seu dinheiro para cá para a minha vida melhorar".
Repita o mesmo com as três sementes, uma de cada vez, tirando o caroço da boca e separando-o ao lado. No final, enrole as 3 sementes num papel e guarde-as na carteira. No ano seguinte enterre-as num jardim no DIA DE REIS.